Motor On Line
Notícias-

Zonta e F. Baptista nas poles do Endurance da Porsche Cup
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: Telmo Gil
Piloto paranaense que divide o carro com Werner Neugebauer larga na pole na classe 4.0. no Estoril.

O sábado trouxe boas notícias para a equipe Shell. Ricardo Zonta e Felipe Baptista largarão na posição de honra nas classes 4.0 e 3.8, respectivamente, na abertura da Porsche Endurance no circuito do Estoril, em Portugal. Dennis Dirani mostrou estar completamente recuperado do acidente de sexta-feira e larga em nono lugar.

Atual campeão da Endurance, Ricardo Zonta mostrou estar pronto para defender seu título. O piloto paranaense, que forma dupla com Werner Neugebauer, fez um ótimo classificatório e garantiu a pole position para a dupla do carro #1. Sempre entre os quatro primeiros durante todo o treino do grupo B, na classe 4.0, Zonta fechou sua participação com o tempo de 1m40s730. A média das voltas mais rápidas de Zonta e Werner garantiu a pole position para a dupla.

Detentor do recorde de mais jovem vencedor de uma prova de Gran Turismo em todos os tempos, Felipe Baptista, 16, também largará do primeiro posto. O piloto da Academia Shell, que disputa sua primeira prova de Endurance na carreira, na categoria 3.8, foi melhorando durante todo o treino e fechou a sua participação no segundo lugar do seu grupo, com o tempo de 1m41s.080. Seu companheiro na etapa portuguesa, Marcelo Tomasoni, havia feito a terceira melhor marca e os tempos combinados garantiram a pole para dupla.

Dennis Dirani mostrou realmente estar 100% após o susto da última sexta. Competindo na classe 4.0, o mais experiente piloto da Academia Shell, foi evoluindo durante o quali e cravou a quinta melhor marca do seu grupo. A combinação da sua melhor marca com a de seu companheiro, Carlos Ambrosio, coloca o carro #18 na nona posição do grid de largada dos 300 km de Portugal. Já Átila Abreu, que compete em dupla com Leonardo Sanchez, larga em sexto na categoria 3.8.

A largada está programada para este domingo (4), às 8h40 (horário de Brasilia) e terá transmissão ao vivo do SporTV 3.

O que eles disseram:

"Largar na frente é muito bom, facilita bastante a estratégia. Temos uma corrida longa, está fácil cometer erros, então a estratégia é andar mais limpo possível sem pegar trânsito ou nada na frente para fazer uma boa corrida. A classificação foi ótima para nós, mesmo com o Werner tendo problemas com um pneu chapado, deu para fazer um bom tempo na média."

Ricardo Zonta

"Estou tendo essa oportunidade boa, nunca corri de Endurance, então está sendo legal essa experiência de dividir com o outro piloto e evoluirmos os dois. Vai ser legal largar no meio do bolo nos carros mais rápidos e tentaremos a vitória".

Felipe Baptista

"Depois de tudo o que aconteceu, estou ainda mais feliz de estar guiando bem e tranquilo. Na minha volta faltou um pouquinho, tive de desviar de um piloto que deu uma escapada, então abri minha volta um pouco lento. Mas os 40s0 do Nelsinho eu não conseguiria pegar, foi um bom tempo de volta e na corrida vamos tentar ficar ali na Gt3 e disputar a vitória, dá para arrumarmos um troféu, quem sabe um Top3."

Dennis Dirani

"O entendimento com o Zonta foi muito bom. Andando sem o ABS errei a freada na primeira volta, e o Zonta, que é um baita piloto, salvou essa classificação. Amanhã vamos para cima e tentar ganhar esse campeonato."

Werner Neugebauer

"Foi bacana, fazer uma pole é muito legal, ainda mais no Estoril. Estamos com uma dupla bem bacana, com os dois correndo na Carrera. Vamos ver o que vai acontecer amanhã, é uma corrida longa, vamos com calma. Mas sair na pole já é uma grande oportunidade para as coisas darem certo."

Marcelo Tomasoni

Sobre a Raízen:

A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, 4,2 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

Notícias

Página inicial