Motor On Line
Notícias-

Tarumã chega aos 49 anos de alma renovada
Reportagem: Erlon Radl
Digitare Comunicação
Nova diretoria traz novos ares e iniciativas.

E na semana que comemora-se os 49 anos do primeiro autódromo de asfalto do Rio Grande do Sul e um dos mais tradicionais e desafiadores do país, o clima, além de festa é de renovação.

O Automóvel Clube do Rio Grande do Sul, proprietário do traçado, entra em uma nova fase com a nova diretoria formada pelo trio Rodrigo Machado na presidência, Paulo Hoerlle na vice presidência patrimonial e Arthur Caleffi na vice presidência financeira. A competência e currículo dos três pilotos traz uma expertise necessária para um momento em que o automobilismo passa por profundas mudanças no país e tenta se reinventar para continuar sobrevivendo.

Mas, a semana é de festa! E que festa! Na sexta-feira a casa de qualquer apaixonado por velocidade no Brasil está de aniversário. O mais desafiador, rápido e carismático circuito completa seus 49 anos e a festa neste final de ano vai ser longa servindo de aquece para a festa de 2020 que marcará o cinquentenário de nossa casa!

Tarumã é único. São 9 curvas feitas praticamente de pé embaixo. Qual piloto não apenas gaúcho, mas brasileiro, não sonhou em fazer a Curva 1 flat out? In doubt flat out, o brilhante Colin McRae forjou esta frase anos atrás e que se aplica como uma perfeita analogia à Curva 1 de Tarumã. Depois temos a dois, três, todas de pé na lata, chegando ao ponto mais "lento" (entre aspas mesmo) do circuito, a curva do Laço. Se o piloto amarelar e não aproximar corretamente dela e não a contornar com maestria, a volta estará arrruinada! Tobogã até o tala, que também é outro desafio, como frear e onde voltar a acelerar. Oito e Nove quase se juntam em uma só e chegam a deixar confusos os não iniciados. Vem a reta e novamente a temida um. Rápido e direto, sem tempo de dúvidas ou vacilos assim é esse nosso irmão mais velho, nossa casa, o lugar onde todos gostamos de estar.

E nesta sexta, estaremos todos lá iniciando a festa de 49 anos. Primeiro vem a Confraria dos Jurássicos que vai se encontrar e relembrar de histórias dos primeiros anos de vida de Tarumã. A noite, a turma das ruas invade para fazer mais um Racha Tarumã. E sábado, tudo continua, primeiro com o Track Day de aniversário, depois, a noite, tem o aquece das 12 Horas de Tarumã com treino noturno até a meia noite. Na próxima semana, dias 15 e 16 tem a etapa de decisão do Campeonato Gaúcho de Marcas & Pilotos, Protótipos RS e Superturismo. E a festa só termina nos dias 14 e 15 de dezembro com as 12 Horas de Tarumã Salva Craft Beerr! Será mais de um mês de festa como nosso Tarumã merece!

Ah, e antes de entrar em Tarumã, não esqueça, In doubt, flat out!

Notícias

Página inicial