Motor On Line
Notícias-

Pedro Sousa é finalista do Capacete de Ouro
Reportagem: Fernanda Gonçalves
Foto: Cris Reis
FGCom

O mineiro Pedro Sousa, de apenas 15 anos, tem motivos de sobra para celebrar a temporada 2019. Líder da Copa São Paulo de Kart e vice-campeão Brasileiro da Rotax Júnior Max, ele está entre os finalistas do Capacete de Ouro na categoria Revelação.

Principal premiação do automobilismo nacional, o Capacete de Ouro é promovido pela revista Racing desde 1997 e premia os pilotos que se destacaram ao longo da temporada em diversas categorias. A edição de 2019 será realizada na segunda-feira que vem, dia 18, no São Paulo Expo, dentro do São Duas Rodas.

Sousa disputa a premiação pela primeira vez. Considerado o “Oscar do automobilismo nacional”, o prêmio será concedido por meio da votação de jornalistas da área.

“É a primeira vez que concorro ao Capacete de Ouro. Estou muito feliz e, sem dúvida, será um momento especial na minha carreira”, comentou o piloto, que estará no evento ao lado de nomes importantes do esporte, como Rubens Barrichello, Lucas Di Grassi, Felipe Massa, Tony Kanaan, Felipe Nasr, entre outros.

Além do Capacete de Ouro, Sousa também foi escolhido para participar de uma seletiva da Toyota e da Stock Car para integrar a “Academia de Jovens Pilotos Toyota Gazoo Racing – Brasil”. O piloto e outros cinco kartistas entre 15 e 17 anos estarão na briga pela vaga, participando de ações que serão realizadas nas duas últimas etapas da Stock Car (Goiânia no dia 24 de novembro e Interlagos em 15 de dezembro).

“Estive na última etapa da Stock Car, no Velo Città, onde ficamos sabendo como funcionará a seletiva. Eles irão avaliar vários aspectos, como conhecimento técnico, condicionamento físico e mental, relacionamento com a imprensa, entre outros pontos que são muito importantes para o futuro da carreira de um piloto. Fiquei muito feliz por ser um dos selecionados e tenho certeza de que será um aprendizado muito grande”, completou o piloto.

Natural de Belo Horizonte, Sousa mostrou sua paixão pelo esporte desde pequeno, quando pedia para o pai leva-lo para o kart indoor e os resultados do menino começaram a surpreender.

Em 2014, começou a correr pra valer e de cara venceu o projeto “Piloto Futuro”, realizado no kartódromo de Vespasiano (MG). No mesmo ano, conquistou o título do Campeonato Mineiro de Kart na categoria Cadete.

Entre as principais conquistas, Sousa também foi Campeão Mineiro em 2017 na Júnior Menor. No ano passado, o piloto passou a correr na equipe do “mestre” Waltinho Travaglini, um ícone da modalidade no Brasil e que participou das primeiras corridas de kart no país na década de 60.

Em 2018, Sousa foi o quarto colocado na Copa São Paulo e também no Brasileiro de Kart, já na categoria Júnior. Em 2019, o piloto foi vice-campeão Brasileiro de Rotax Junior e já venceu oito das 10 etapas da Copa São Paulo disputadas até aqui.

Notícias

Página inicial