Motor On Line
Notícias-

F-4 Européia: Gabriel Bortoleto irá disputar na categoria
Reportagem: Flávio Quick
Foto: Divulgação
Quick Comunicação
Brasileiro competirá pela premiada equipe italiana PREMA.

No apagar das luzes de 2019 vários anúncios estão acontecendo para a temporada 2020 do automobilismo. Vindo de uma carreira de títulos no kartismo do Brasil e exterior o piloto paulista Gabriel Bortoleto (Americanet) divulgou nesta segunda-feira que, no próximo ano, irá disputar as provas da Fórmula 4 nos Campeonato Italiano e Alemão.

Gabriel começou a competir em 2011, ainda pela categoria de kart Mirim. Sempre muito veloz e sobretudo interessado o piloto logo começou a se destacar nas competições regionais no estado de São Paulo e, não demorou, para se tornar um dos ícones de sua classe também nas competições nacionais.

Em 2017, a convite da equipe italiana CRG, Bortoleto passou a integrar o time oficial da marca disputando as principais competições do kartismo no velho continente como o WSK, Campeonato Europeu e Campeonato Mundial. Em 2018, pela categoria Júnior, chegou ao vice-campeonato do WSK, terceiro no Europeu e, também, o terceiro lugar no Campeonato Mundial, disputado na Suécia.

Radicado na cidade de Desenzano Del Garda, no norte da Itália, o jovem brasileiro se tornou uma das principais referências tanto na categoria OK Júnior como, à partir de 2019, na categoria OK. Nesta classe, competindo contra as principais feras do kartismo mundial, Bortoleto mostrou toda a sua técnica e velocidade sendo um dos principais destaques do Campeonato Mundial.

Experiência com fórmula já é de impressionar

Passado o Mundial de Kart Gabriel deu início ao seu processo de transição para os monopostos. Pela completa ausência de uma categoria de fórmula competitiva no Brasil o caminho natural de Gabriel foi o de se manter na Itália e começou a treinar em um carro da F-4 Italiana.

Com o suporte de renomados profissionais o jovem de 15 anos passou pelos autódromos de Misano, Vallelunga, Monza, Ímola, Mugello, Cremona e Red Bull Ring quando completou mais de 5.000 km de testes.

De forma animadora o piloto conseguiu ser bastante rápido, constante e, com excelente comunicação com os engenheiros, chamou a atenção das principais equipes. Assim, nesta segunda-feira (9), Bortoleto anunciou que fechou o seu acordo com a equipe PREMA e irá disputar as provas do Campeonato Italiano e Alemão da F-4 em 2020.

“Estou muito feliz pela oportunidade de fechar com uma das melhores equipes do automobilismo mundial, mais ainda pela possibilidade de continuar com eles até a F-2. Eles sempre tiverem excelentes resultados na F4, na F-3 e na F-2 o que me deixa bastante motivado para seguir nas competições. Eu percebi nesses dias de testes que os engenheiros poderão me ajudar muito, eles têm paciência para explicar e no decorrer dos próximos meses estou certo que irei melhorar muito a minha forma de pilotar. Agradeço a oportunidade à Deus, a minha família, meu coach e a minha patrocinadora Americanet”, comentou o jovem de apenas 15 anos que será um dos mais jovens do grid de 2020.

Notícias

Página inicial