Motor On Line
Notícias-

Pirelli expande sua gama de pneus de competição para motos e scooters
Reportagem: R. Justi / C. Tupy / R. Assis
Néctar Comunicação
Diablo™ Superbike e Diablo™ Supercorsa SC em novos tamanhos e compostos, Phantom™ Sportscomp RS para competições clássicas.

A Pirelli anuncia inúmeras inovações em sua gama de pneus de competição para 2020, enriquecendo-a com novos produtos e expandindo a escolha de tamanhos e compostos. A Pirelli sempre esteve na vanguarda da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico no ambiente de corridas, graças às décadas de comprometimento no Campeonato Mundial de Superbike da FIM. As principais notícias para o próximo ano no segmento de pneus de corrida para motocicletas de produção, em todas as classes do campeonato, são o uso de pneus slicks DIABLO™ SUPERBIKE.

Para a categoria principal, em 2020, a marca italiana propõe este produto em novos e maiores tamanhos que permitem melhorias em termos de dirigibilidade, com um desempenho superior, contribuindo para a redução contínua dos tempos de volta. Novos compostos, em uma ampla gama, também respondem melhor, em termos de versatilidade e condições de uso, às necessidades dos profissionais e dos entusiastas de track days.

Novidades também para a linha DIABLO™ SUPERCORSA SC, permitida para as ruas, agora disponível em um novo composto SC3, que permite um melhor desempenho em várias sessões e em um espectro extraordinariamente amplo de características de pista e de temperaturas operacionais, em linha com a nova versão do DIABLO™ SUPERBIKE SC3.

A Pirelli está expandindo sua gama de produtos racing de 2020 também com o PHANTOM™ SPORTSCOMP RS, um novo pneu dedicado à competição de motocicletas clássicas com rodas de 18” que combina a apreciada banda de rodagem vintage do PHANTOM™ SPORTSCOMP com a mais recente tecnologia desenvolvida para pneus de pista.

As inovações que chegam em 2020 também dizem respeito ao mundo das scooters de corrida, para as quais a Pirelli desenvolveu o DIABLO ROSSO™ SCOOTER SC, agora disponível em dois tamanhos de 12”.

Produtos 2020 em destaque

DIABLO™ SUPERBIKE

Novos tamanhos 125/70 R17 e 200/65 R17 desenvolvidos para aclasse SBK e um novo tamanho 190/60 R17 desenvolvido para a classe SSP600;
Novos tamanhos 110/70 R17 e 140/70 R17 desenvolvidos para a lasse SSP300;
Novo composto SCX, disponível no tamanho traseiro 200/65 R17; Novo composto SC3, disponível em uma ampla seleção de tamanhos dianteiro e traseiro;

DIABLO™ SUPERCORSA

Novo composto SC3, disponível em uma ampla seleção de tamanhos dianteiro e traseiro;

PHANTOM™ SPORTSCOMP RS

Dedicado às corridas clássicas, oferecendo desempenho superior em um design vintage;

DIABLO ROSSO™ SCOOTER SC

Dedicado ao mundo das competições de scooters, pitbikes, minimotards e miniGP com rodas de 12”.

DIABLO™ SUPERBIKE

As novas medidas de competição 125/70 R17 e 200/65 R17, dedicados à classe Superbike, e a nova traseira 190/60 R17, para a classe Supersport 600, estarão presentes em 2020 e são o resultado do constante compromisso da Pirelli com a pesquisa e o desenvolvimento no mundo das corridas.

Caracterizados por ter perfil esportivo, projetado com raio duplo, os tamanhos maiores garantem ao piloto um novo nível de dirigibilidade e uma sensação inovadora de controle nas curvas, graças à maior área de contato entre o pneu e o asfalto.

As estruturas de última geração do DIABLO™ SUPERBIKE foram desenvolvidas pelos engenheiros da Pirelli para o Campeonato Mundial de Superbike da FIM e garantem uma excelente distribuição das pressões de contato, permitindo assim ter um desgaste uniforme e uma consistência no desempenho.

Durante a temporada de 2019, a Pirelli também aperfeiçoou - para disponibilizá-lo a todos os pilotos em todo o mundo - o novo DIABLO™ SUPERBIKE SCX, uma solução extramacia que fica no meio do caminho entre um composto de classificação e a mais recente evolução do renomado pneu macio SC0. Ele foi concebido para múltiplas utilizações: é ideal para preparar o piloto para uma sessão de classificação especial anterior à Superpole®. Também é dedicado à Superpole®, mas é versátil o suficiente para ser usado em corridas e sessões de treinos livres com altas temperaturas de operação e em superfícies pouco abrasivas.

Em 2020, a Pirelli também apresenta uma versão inovadora do novo composto SC3, que é proposto como o mais versátil em termos de faixa de condições operacionais e que é capaz de oferecer um excelente desempenho. Este composto é a escolha ideal para motociclistas que competem em categorias onde a consistência e versatilidade são necessárias para as condições de operação - pistas com asfalto misto, longos circuitos que causam longos ciclos térmicos - e para aqueles que participam de track days. Graças ao trabalho constante realizado pelos engenheiros da Pirelli no campo da competição, e notando a importância das configurações corretas de pressão para obter desempenho e durabilidade ideais, o DIABLO™ SUPERBIKE SC3 foi projetado para uso em pista, mesmo sem aquecedores de pneus.

Além disso, a linha DIABLO™ SUPERCORSA, permitida nas ruas, incluirá na linha 2020 o composto SC3 nos tamanhos dianteiro e traseiro.

PHANTOM™ SPORTSCOMP RS

O PHANTOM™ SPORTSCOMP RS é um novo pneu de competição também aprovado para uso nas ruas, projetado para motocicletas com rodas de 18” e destinado a corridas clássicas de sprint e resistência.

O PHANTOM™ SPORTSCOMP RS combina o design histórico e icônico da banda de rodagem PHANTOM™ SPORTSCOMP com a mais recente tecnologia para pneus de corrida de alto desempenho e foi projetado para aplicações em corrida clássicas contemporâneas.

As principais vantagens oferecidas ao motociclista são o aquecimento rápido e a ampla gama de temperaturas operacionais que permitem a entrada na pista mesmo sem aquecedores de pneus. O PHANTOM™ SPORTSCOMP RS oferece uma ótima consistência no momento em que a motocicleta deita, graças ao perfil de raio-duplo otimizado para uso em chassi retrô. Uma vez na pista de corrida em plena inclinação, a grande área de pegada da banda de rodagem comunica o controle à dianteira e aderência à traseira.

O PHANTOM™ SPORTSCOMP RS foi projetado para enfrentar diferentes situações, incluindo condições intermediárias de umidade: os processos de mistura aprimorados suportam um alto e uniforme conteúdo de negro de fumo extrafino e garantem o pico de desempenho constante mesmo em várias sessões. Em combinação com uma banda de rodagem de alta drenagem, permite-se que o PHANTOM™ SPORTSCOMP RS garanta aderência e drenagem, mesmo em asfalto molhado.

Em 2020, o PHANTOM™ SPORTSCOMP RS estará disponível nos tamanhos 110/80 R18 M/C 85V TL dianteiro e 130/70 R18 M/C 63V TL e 150/70 R18 M/C 70V TL traseiros.

DIABLO ROSSO™ SCOOTER SC

O novo DIABLO ROSSO™ SCOOTER SC traz a experiência completa de corrida da Pirelli para o mundo das scooters. Com perfis especiais, compostos inovadores e um projeto de banda de rodagem derivado do DIABLO ROSSO™ SCOOTER, a Pirelli criou um novo pneu permitido nas ruas otimizado para aplicações em pistas.

Entre as principais vantagens do DIABLO ROSSO™ SCOOTER SC, destaca-se a alta aderência garantida pelo composto de alto teor de negro de fumo, projetado para garantir aquecimento rápido e ter excelente resistência a rasgos. Graças ao know-how derivado dos desenvolvimentos da linha DIABLO SUPERCORSA™ SC, o DIABLO ROSSO™ SCOOTER SC é adequado para uso em todas as classes de competições de scooter.

A dirigibilidade em pista é uma das principais características deste produto, que será apreciado por sua agilidade na mudança de direção, sua precisão na tomada de curvas e sua manutenção das linhas de corrida mais desafiadoras. A consistência do desempenho também é um fator extremamente importante para vencer as corridas: graças à combinação de materiais e da banda de rodagem, o DIABLO ROSSO™ SCOOTER SC garante o desempenho máximo para toda a corrida e não apenas em superfícies secas, onde a Pirelli já é a referência para todos os competidores, mas também em condições úmidas intermediárias.

O novo DIABLO ROSSO™ SCOOTER SC está disponível nos tamanhos 100/90 - 12 M/C 64P TL dianteiro e 120/80 - 12 M/C 55P TL traseiro.

Notícias

Página inicial