Motor On Line
Notícias-

No Gaścho de Marcas & Pilotos a novidade de 2020 é a classe I
Reportagem: Erlon Radl
Foto: Dudu Leal
ACRGS
Modernizar o grid, esta é a tōnica da temporada.

Aos poucos a nova temporada do automobilismo no Rio Grande do Sul vai tomando forma e as novidades vão pipocando entre os grupos de whatsapp e as timelines das redes sociais.

A principal até o momento é a adoção da Classe I no campeonato gaúcho de Marcas, destinada para veículos produzidos após 2017 a exemplo do que ocorre na Turismo Nacional. Diferentemente da categoria nacional, no gaúcho, os carros continuarão utilizando todos a motorização padronizada Chevrolet 1.4, injeção eletrônica Hardware e conjunto de molas / amortecedores padronizados.

"Nossa idéia é facilitar o acesso de novos modelos e modernizar nosso grid. Até então quem apostava em um modelo mais moderno era prejudicado, devido ao maior peso que os carros atuais possuem em relação aos carros da geração passada, por isso a nossa classe I terá algumas diferenças em relação aos modelos que são utilizados atualmente, visando equilibrar o desempenho nesta fase de transição" - observou Urbano da Silva, responsável pela categoria em 2020.

A modernização dos grids aumenta a visibilidade da categoria junto ao público e os patrocinadores, uma das maiores atrações dentro da pista na última edição das 12 Horas de Tarumã realizada no último mês de dezembro foi justamente a participação de três unidades do Chevrolet Onix, onde inclusive, o #8 de Choka Sirtuli / Marcos Silveira / Jonas Simon e Juliano Fantin venceram a prova. Outro Onix, o #54 de Tiago Takagi / Alex Citron e Leonardo Flores também foram ao pódio com a 4a posição enquanto que o terceiro carro, o #27 de Rodrigo Machado / Roger Sandoval / Christian Castro e Matheus Castro acabou abandonando enquanto ocupava o top 10 da prova após um acidente.

A movimentação das equipes para a adição dos carros Classe I já é intensa. Já estão em construção, ou praticamente prontos além dos 3 Chevrolet Onix, mais unidades do Onix, além de Fiat Mobi, Toyota Etios, Hyundai HB20, VW Voyage e Ford New Ka, todos visando já a estréia na primeira etapa da temporada em data a ser divulgada em breve.

O regulamento também já está em fase final de acerto, baseando-se em dados colhidos nas 12 Horas de Tarumã e novos testes realizados em dinamômetro e na pista. O Campeonato Gaúcho de Marcas & Pilotos é mantido pela Federação Gaúcha de Automobilismo e promovido pelo Automóvel Clube do Rio Grande do Sul, Associação Guaporense de Automobilismo, Velopark e Associação de Pilotos e Preparadores de Automobilismo do Rio Grande do Sul.

Notícias

Página inicial