Motor On Line
Notícias-

Stock Car: Shell une novamente na Corrida de Duplas
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: José Mário Dias
Curitibano e belga formam tripulação de campeões mundiais de GT.

Um dos pontos altos do esporte a motor no Brasil, a Corrida de Duplas da Stock Car está de volta em 2020. E, mais uma vez, a Shell promove um encontro de campeões do mundo de Gran Turismo no carro #10. Ricardo Zonta terá como convidado o belga Laurens Vanthoor.

Piloto oficial de fábrica da Porsche, competidor de 28 anos de idade vem de pódio nas 24 Horas de Daytona no último fim de semana. Vanthoor é um dos estrangeiro com mais quilometragem acumulada no carro da principal categoria brasileira. Além de três participações nas corridas de duplas, ele correu uma etapa regular da Stock Car em 2015.

Desde 2012 100% dedicado aos eventos de Gran Turismo, Vanthoor tem impressionantes 131 pódios em 301 corridas disputadas. Ele ostenta no currículo vitórias nas principais provas de GT do planeta, como a Copa do Mundo em Macau (2016), 12 Horas de Sepang (2016 e 2015), 24 Horas de Nurburgring (2015), 12 Horas de Bathurst (2015) e 24 Horas de Zolder (2012). Correndo pela Porsche, ele é o atual campeão do IMSA (o maior evento de corridas de longa duração nos EUA). Antes fez trajetória impressionante pela Audi, conquistando o título do Intercontinental GT Challenge em 2016, o Campeonato Mundial de GT da FIA em 2013 e seu sucessor, o Blancpain GT Series em 2014.

Zonta também é campeão mundial do FIA GT, um de seus três títulos mundiais, conquistado em 1998 -antes de seus anos na F1.

Depois de competirem dois anos em parceria, Zonta e Vanthoor têm 100% de top5: fizeram quinto lugar em 2016 e quarto em 2018. Em 2015, ao lado de Valdeno Brito, o belga terminou em oitavo lugar.

A corrida está marcada para 29 de março em Goiânia e será a estreia do paranaense pela equipe RCM, um dos times da organização de Rosinei Campos, o “Meinha”. Ele conquistou os últimos três campeonatos da Stock Car, tanto entre os pilotos quanto entre as equipes.

Antes dos ensaios para a Corrida de Duplas, Zonta deve ter seu primeiro contato com o novo carro Toyota da Stock Car. A categoria planeja a realização de pré-temporada no início de março e a pista de Goiânia é cogitada como palco do encontro.

O que eles disseram:

“Chegou a hora de anunciar a minha dupla! Mais uma vez dividirei o carro #10 da Shell com o Vanthoor. Sempre fomos muito competitivos quando dividimos o carro e a ideia é repetirmos o bom desempenho e lutarmos pela vitória. Estou muito contente em fazer minha estreia pela Toyota, montadora que faz parte da minha história na F1, pela nova equipe e com um parceiro talentoso como ele”

Ricardo Zonta

“Estou muito feliz e orgulhoso em correr novamente na Stock Car com a Shell. Será minha quarta vez com a equipe e novamente em dupla com o Ricardo Zonta. Espero que disputemos a vitória. Vejo vocês no Brasil logo”

Laurens Vanthoor

“Planejamento, dedicação e entrosamento são palavras que estão em linha com nossos objetivos para 2020. É uma temporada de grandes mudanças, mas todas planejadas para atingir os resultados esperados. Com isso confirmamos o convite para o Vanthoor representar a marca Shell pela quarta vez neste evento especial, a terceira em dupla com Zonta. Isso mostra um belo entrosamento entre os dois: são pilotos muito rápidos e com ampla bagagem internacional. Vanthoor é um piloto de muita experiência e extremamente rápido e com postura de quem está habituado a ostentar marcas globais como a Shell. Ter um vencedor das principais provas do mundo em nosso carro é motivo de muito orgulho, especialmente vindo de performances brilhantes como o segundo lugar nas 24 Horas de Daytona. Claro que neste momento de mudança de time e novo carro ter uma dupla que já se conhece e mostrou performance é uma questão a menos para ser administrada na estreia. Acredito que é o primeiro carro a anunciar seu convidado e espero que sejamos também o primeiro a cruzar a linha de chegada em 29 de março.”

Vicente Sfeir, gerente de motorsport e patrocínios da Raízen

Sobre a Raízen:

A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, 4,2 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

Notícias

Página inicial