Motor On Line
Notícias-

Jaguar anuncia encerramento série Jaguar I-PACE eTROPHY após 19 / 20
Reportagem: Rodrigo França / Luiz Felipe Chaguri
Foto: José Mário Dias
RF1
A Jaguar Racing confirmou que o Jaguar I-PACE eTROPHY terminará após a corrida final desta temporada.

A equipe Jaguar Racing confirmou hoje que o Jaguar I-PACE eTROPHY, categoria de turismo de apoio à Fórmula E, será encerrado após o final da temporada 2019 / 2020. As últimas corridas da segunda temporada devem acontecer ao longo do segundo semestre de 2020, caso a situação da pandemia de COVID-19 permita, seguindo as diretrizes da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Em 2018, a Jaguar criou a série eTROPHY – a primeira categoria de corrida internacional no mundo baseada em um modelo de produção 100% elétrico, reforçando o compromisso e a visão da marca em busca do Destination Zero – futuro com zero emissão de poluentes –, desenvolvendo tecnologia para veículos elétricos por meio das corridas.

A criação do eTROPHY marcou o retorno da Jaguar as corridas e a entrada no campeonato ABB FIA Fórmula E em 2016. Hoje, em sua quarta temporada, a equipe da marca, a Panasonic Jaguar Racing, continuará competindo e aumentando suas conquistas.

“Durante as duas últimas temporadas, o Jaguar I-PACE eTROPHY realizou corridas incríveis por todo o mundo, e foi uma adição valiosa para o calendário da Fórmula E. Ao lado de nossos pilotos e parceiros, estamos orgulhosos de termos criado um campeonato único como o eTROPHY. Juntos, fomos pioneiros no automobilismo com carros elétricos. Nós gostaríamos de agradecer a todos que se juntaram a nós durante essa jornada e transformaram nossa visão em realidade, ajudando a mostrar para toda a indústria as possibilidades da eletrificação no motorsport”, diz James Barclay, diretor do time da Jaguar Racing.

A equipe ZEG iCarros Jaguar Brazil, formada por Sérgio Jimenez e Cacá Bueno, foi destaque na primeira temporada da competição. Jimenez, vencedor de cinco das nove corridas do circuito, levou, em Nova Iorque, o troféu para casa, consagrando-se o primeiro campeão da categoria, além de receber um Jaguar I-PACE zero-quilômetro. Bueno não deixou barato e acompanhou o campeão durante todo o campeonato, terminando com apenas 20 pontos de diferença.

A missão da Jaguar de “Race to Innovate” permitiu que a marca pudesse usar o aprendizado e a experiência na Fórmula E e transformar o premiado Jaguar I-PACE no primeiro carro de corrida a bateria, baseado em um carro de produção. Dando continuidade à filosofia de longa data da Jaguar de levar a corrida para as estradas, a série eTROPHY colocou o 100% elétrico I-PACE em condições extremas de pilotagem, e as duas primeiras temporadas trouxeram números valiosos e aprendizado importante para os carros de produção.

“Nós nos mantemos totalmente comprometidos com as corridas eletrificadas e nosso programa da Jaguar Racing Fórmula E continua como parte importante da nossa transição de mobilidade elétrica e do Destination Zero. Estamos ansiosos para o resumo das temporadas da Fórmula E e do eTROPHY quando o mundo estiver seguro para nosso time, nossos parceiros e fãs”, completa Barclay.

Um aspecto-chave deixado pelo eTROPHY foi uma atualização de software de graça para todos os donos de I-PACE que entregou até 20 km a mais de autonomia numa carga completa. Essa mudança, disponível desde dezembro de 2019 e já instalada nas unidades mais recentes, utiliza melhoras derivadas das corridas para otimizar o gerenciamento da bateria, dos sistemas térmicos e da entrega de torque do sistema de tração integral.

Jamie Reigle, CEO da Fórmula E, comenta: “A Jaguar é um parceiro fantástico dentro e fora das pistas. O sucesso do eTROPHY de levar a tecnologia pioneira da marca desenvolvida a partir da Fórmula E e aplicá-la em seus veículos de alta performance é o atestado da sua capacidade como marca e de engenharia. Na Fórmula E, nós ficamos realizados de ter um suporte como esse para o projeto, que mostra como damos a nossos parceiros a liberdade de alavancar nossa plataforma para acelerar a adoção de carros elétricos. Estamos ansiosos para continuar o trabalho com a Jaguar Racing em seu programa com a Fórmula E”.

“Infelizmente, essa pandemia pegou todos de surpresa e alguns planos tiveram que ser revistos pela maioria das empresas. É uma pena que um campeonato histórico, como o eTROPHY, que foi o primeiro campeonato mundial de carros de turismo elétrico não vá continuar. Independentemente de qualquer coisa, nossa postura não vai mudar. Fui campeão na primeira temporada e estou na liderança da atual. A meta é fechar o campeonato com mais um título para o Brasil”, diz Sergio Jimenez, piloto da equipe ZEG iCarros Jaguar Brazil.

“Me deixa triste, como apaixonado pelo esporte, principalmente o automobilismo, que um campeonato tão inovador, como o Jaguar I-PACE eTROPHY deixe de acontecer. Não era apenas automobilismo, é muito mais. Em 2018, todos nós escrevemos um pedaço da história. Claro que queria ter conquistado o título, mas fizemos um trabalho fantástico como equipe, com o Sérgio Jimenez sendo campeão e eu terminando com o vice-campeonato”, diz Cacá Bueno, que é pentacampeão da Stock Car.

"Quando largamos para a primeira corrida do primeiro campeonato mundial de carros de turismo 100% elétrico na Arábia Saudita, em 2018, todos nós escrevemos um pedaço da história. Ser o primeiro brasileiro a ganhar (na China), conseguir vencer em Mônaco, como é especial vencer em Mônaco e isso ficará para sempre. Esta temporada, as coisas estão complicadas, não pude participar das duas primeiras corridas, por conflito de agenda com a Stock Car e tive um quarto lugar no México devido ao furo de um pneu; mas a equipe tem feito um trabalho excelente e confio que vamos trazer os dois títulos do Jaguar I-PACE eTROPHY para o Brasil”, completa Cacá.

Sobre a Jaguar Land Rover

A Jaguar Land Rover é a maior fabricante de automóveis do Reino Unido, construída em torno de duas marcas icônicas de carros britânicos: a Land Rover, líder mundial de veículos premium com tração nas quatro rodas, e a Jaguar, uma das principais marcas de sedãs e esportivos de luxo do mundo. Na Jaguar Land Rover, somos movidos pelo desejo de entregar veículos líderes de segmento, que proporcionarão experiências que nossos clientes vão amar por toda a vida. Em 2018, a Jaguar Land Rover vendeu 592.708 veículos em 128 países.

Apoiamos cerca de 260 mil pessoas por meio de nossa rede de concessionários, fornecedores e empresas locais.

Somos uma empresa essencialmente britânica, com dois grandes centros de design e engenharia, três fábricas de veículos e um centro de fabricação de motores no Reino Unido. Também temos fábricas na China, Brasil, Índia, Áustria e Eslováquia.

A partir de 2020, todos os novos veículos Jaguar Land Rover terão ao menos uma versão eletrificada, oferecendo ainda mais opções aos nossos clientes. Introduziremos um portfólio de produtos eletrificados em toda a nossa gama de modelos, englobando veículos elétricos, híbridos plug-in e híbridos leves, além de continuar oferecendo os mais recentes motores a diesel e a gasolina.

Notícias

Página inicial