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Stock Car: Ricardo Zonta coloca a Shell na 1ª pole position de 2020
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: José Mário Dias
Paranaense domina classificação em Goiânia e sai na frente domingo; Galid é o nono, Gaetano larga em 12º, e Átila é o 16º no grid da corrida 1.

Ricardo Zonta levou a equipe Shell RCM à pole position na primeira corrida da temporada de 2020 da Stock Car, em Goiânia. O paranaense dominou o treino livre e as duas etapas da classificação deste sábado. No Q2 que definiu as primeiras posições, Zonta fez o tempo de 1m26s014 na sua volta mais rápida.

Três carros da organização liderada por Rosinei Campos ficaram com as três primeiras posições. Além disso, Zonta deu à Toyota a primeira pole na Stock Car logo na estreia do modelo Corolla. Com a montadora, o paranaense ficou quatro anos na Fórmula 1 como piloto titular e de teste e foi vice-campeão do Brasileiro de Marcas.

Galid Osman, em sua estreia na Shell V-Power com carro preparado pela Crown Racing, foi o nono colocado, enquanto Gaetano di Mauro, da Shell Vogel Motorsport, terminou o quali em 12º, e Átila Abreu, companheiro de Galid, ficou em 16º.

Dos pilotos da Shell, Átila foi o primeiro a entrar na pista, no primeiro grupo. O sorocabano cravou 1m26s843 na sua melhor volta e foi o oitavo do grupo. Mas, com o segundo grupo pegando a pista mais fria devido ao horário no fim da tarde, Átila caiu para 16ª, a apenas 0s026 de avançar ao Q2.

Os outros três representantes da Shell entraram na pista no segundo grupo e conseguiram avançar ao Q2. Ricardo Zonta foi o mais veloz do grupo e foi o primeiro a baixar da casa de 1m26 ao cravar 1m25s927. Galid avançou em quinto, com 1m26s471, e Gaetano passou em 11º, em 1m26s726.

No Q2, Zonta manteve o domínio da parte inicial e conquistou a pole position com um tempo muito próximo do alcançado no Q1 (1m26s014), mas o suficiente para garantir a pole. Galid conseguiu um lugar entre os dez primeiros, em nono, a 0s466 de Zonta. Já Gaetano alcançou um lugar na sexta fila, com o tempo de 1m26s558.

Os quatro representantes da Shell participam do Fan Push, um disparo adicional do botão de ultrapassagem na segunda prova. A votação segue no site oficial (www.stockcar.com.br) até o começo da rodada dupla.

A primeira prova terá sua largada às 11h30, enquanto a segunda, com grid invertido entre os dez primeiros da corrida 1, será iniciada às 12h23. As duas provas terão 30 minutos de duração, mais uma volta.

O que eles disseram:

“Muito feliz com essa pole, estávamos há muito tempo sem correr por conta da pandemia. Conseguir uma pole na Stock Car é muito difícil, então é um momento de comemorar aqui com os mecânicos e com o pessoal da equipe esse resultado. O carro é diferente do ano passado e foi muito bem. A estratégia de hoje foi muito boa, amanhã é outra história e outra estratégia. Mas, essa pole aqui em Goiânia, que é uma pista que eu gosto muito, é muito importante.”

Ricardo Zonta, piloto do carro #10 da equipe Shell RCM

“Foi um bom início. Sempre andei bem em Goiânia e já venci aqui. Eu me preparei bem para essa etapa e estava realmente esperançoso por um bom final de semana. Sair de p9 amanhã pode me proporcionar duas boas corridas amanhã, eu e a equipe sentimos que o carro ainda pode melhorar e tirar resultados melhores.”

Galid Osman, piloto do carro #28 da equipe Shell V-Power Crown Racing

“Foi um quali bem apertado aqui. Ainda estamos conhecendo o carro, há muita coisa a fazer, tentando acertos diferentes a cada saída, até fizemos um bom trabalho. Entre o Q1 e o Q2, ainda demos uma evoluída, melhoramos um pouquinho o carro. Mas era o máximo que dava para chegar. Agora é batalhar para conseguir um bom acerto de corrida e tentar virar isso.”

Gaetano di Mauro, piloto do carro #11 da equipe Shell Vogel Motorsports

“A classificação não foi boa, andamos sempre entre os últimos nos treinos. Faltou equilíbrio no carro, sofremos um pouquinho com o motor em relação aos outros carros, e a telemetria não estava funcionando. Não conseguimos analisar com perfeição todas as informações. Foi uma pena a classificação, o carro falta grip e balanço. Não conseguia aproximar bem das curvas e frear e, com isso, ter uma frente boa. Quando não se tem uma frente boa, fica muito difícil de frear. Até agora não achamos o equilíbrio ideal do carro e sofremos muito com velocidade final de reta, um dos piores carros do grid. Tem bastante coisa para acertar para amanhã, conhecendo o carro. Mas amanhã já é dia de corrida, valendo pontos para o campeonato. Temos de focar em entender como fazer uma melhor estratégia, numa corrida mais curta, e fazer bons pontos.”

Átila Abreu, piloto do carro #51 da equipe Shell V-Power Crown Racing

Grid de largada:

1º R.Zonta - 1m26s014
2º R.Maurício - 1m26s151
3º D.Serra - 1m26s173
4º R.Suzuki - 1m26s366
5º A.Khodair - 1m26s432
6º C.Bueno - 1m26s454
7º R.Barrichello - 1m26s459
8º M.Rossi - 1m26s476
9º G.Osman - 1m26s480
10º N.Piquet - 1m26s487
12º G.di Mauro - 1m26s558
16º Á.Abreu - 1m26s843

Sobre a Raízen:

A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, 4,2 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

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