Em um dia de prova rápida que permitiu uma pilotagem mais arrojada, mas teve também alguns imprevistos como com a dupla Edu Piano / Fausto Dallape #105 que terminou na 2ª posição da UTV Over Pro (UOV), com 3h44m10s. "Na primeira Especial tive uma correia estourada e, na segunda, tive de tirar o pé porque o CVT não estava muito bom e não quis arriscar, mas completamos e o bom é que teremos mais dois dias para andar e também testar as alterações que desenvolvemos para nossos UTVs", relata o multicampeão dos ralis Edu Piano (Tatuí / SP).
"Foi uma prova bem legal e estávamos nos divertindo até que no Km 60 estourou o coletor mas completamos. Já na segunda volta estouraram duas correias e perdemos cerca de 10 minutos, mas terminamos o dia, que era nosso foco. A expectativa é boa e amanhã vamos acelerar", afirma Rodrigo Luppi #106 que conta com a navegação de Maykel Justo. A dupla fechou em sexto na Elite (UT1).
Já a dupla goiana Lélio Júnior / Weberth Moreira #118, não teve problemas, mas optou por fazer uma prova mais regular dentro de seu ritmo de prova. "Estava quase nove meses sem competir, então mesmo a prova sendo rápida não acelerei tudo o que podia. Somente o intervalo de quase 3 horas entre uma volta e outra quebrou um pouco o ritmo. Mas amanhã teremos a maior Especial da prova que nos favorece", explica o piloto Lélio Júnior.
Aos 16 anos, o jovem de Vinhedo / SP, Bruno Conti, está em sua segunda participação no Rally Jalapão e, desta vez, conta com a navegação de Filipe Bianchini. A dupla do UTV #155 se deu bem e finalizou o dia em 2º na UTE com 3h42m06s. Conti é filho de Rodrigo Luppi e pertence a nova geração de pilotos da equipe. Em 2019, no ano de estreia, já foi vice-campeão brasileiro de Rally Baja, na categoria UTV Start.
Nesta sexta-feira, o percurso terá de 424 quilômetros, sendo 255 de uma única Especial. O 6º Rally Jalapão termina no sábado, 29, quando completar os 1.200 quilômetros de roteiro, dos quais aproximadamente 700 de trechos cronometrados. Este ano, devido a pandemia, todo o percurso será realizado em fazendas particulares no interior da Bahia e com parque de apoio isolado, sem a presença do público. Dos 115 veículos inscritos na prova, 52 são da categorias UTVs. Participam ainda carros, motos e quadriciclos.
Sobre a equipe
Com 21 anos, a Território Motorsport com sede em Tatuí (SP) é uma das equipes mais tradicionais no Rally Cross Country brasileiro. Chefiada pelo piloto Edu Piano (oito vezes campeão do Rally dos Sertões: um na geral dos carros, seis nos caminhões e um nos UTVs), durante 12 temporadas (2002 a 2014) a equipe representou a Ford Racing Trucks / Território Motorsport e conquistou oito títulos no Caminhões no Sertões. Entre 2011 e 2014, a equipe foi a oficial da Troller na competição. Com a Troller Racing / Território Motorsport, o time sagrou-se bicampeão da prova na Production T2. Movido a desafios, a partir de 2016, Piano passou a desenvolver UTVs (Can-Am Maverick X3) para competição e, desde então, a equipe disputa os Campeonatos Brasileiros de Rally Baja e Rally Cross Country, além do Sertões. Em 2018, Edu Piano / Solon Mendes foram Campeões do Sertões nos UTVs (Over 45), o que lhes garantiu o primeiro título na categoria e o sétimo da dupla recordista da competição. No Sertões 2019 o resultado da equipe foi: Piano / Mendes (vice-campeões na UTV Over Pró), Lélio Junior / Weberth Moreira (vice-campeões UTV Super Production) e Rodrigo Luppi / Flavio Bisi (4º na UTV Over Pró). Piano, ao lado de Fausto Dallape, foi Campeão da Mitsubishi Cup 2019, na L200 Triton Sport R e conquistou seu tetracampeonato. Rodrigo Luppi encerrou 2019 como vice-campeão do Campeonato Sertões Series, na UTV Pró, enquanto Lélio Júnior e Moreira foram Campeões do Sertões Series e Vice-Campeões Brasileiros de Rally Cross Country (UTV Super Production).
Programação 6º Rally Jalapão – 27, 28, 29/8
Sexta-feira (28/8) – 2º dia
6h - Largada 1ª moto no parque de apoio
20h – Briefing
Deslocamento inicial – 87 km
Trecho especial (cronometrado) – 255 km
Deslocamento final - 82 km
Total do dia - 424 km
Sábado (29/8) – 3º dia
6h - Largada 1ª moto no parque de apoio
17h - Premiação
Deslocamento inicial - 82 km
Trecho especial (cronometrado) - 163 km
Deslocamento final - 88 km
Total do dia – 333 km
Total do percurso - 1.231 km
Total dos trechos cronometrados - 718 km
* A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações.