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Stock Car: FRAS-LE & FREMAX e o resultado treino livre em Londrina
Reportagem: Cleber Bernuci / Roberta Duarte
Foto: Vanderley Soares
P1 Media Relations
Previsão de calor se confirma no norte do Paraná, com a sexta-feira (11) registrando 34 graus, desafiando pilotos e equipamentos. Gabriel Casagrande foi o mais rápido do dia.

Muito calor nesta sexta-feira (11) de treino livre em Londrina (PR), palco da quarta etapa da temporada 2020 da Stock Car. Com 34 graus de temperatura ambiente e 45ºC no asfalto no horário da sessão (das 13 horas às 14h10). Um cenário completamente diferente do de três semanas atrás, quando na etapa dupla de Interlagos, em São Paulo, que compreendeu a Corrida do Milhão Solidário no dia 23 de agosto, o clima era chuvoso e com temperaturas variando entre 11 e 18 graus.

Mas o quente cenário londrinense pode ter ajudado a colocar um paranaense na frente: Gabriel Casagrande, da equipe RMattheis, foi o mais rápido do dia com o tempo de 1min12s325 com seu Chevrolet Cruze, 0,256 segundo mais rápido que Cesar Ramos, segundo no treino e na classificação do campeonato. Julio Campos, Thiago Camilo e Galid Osman fecharam os cinco mais velozes do dia.

Líderes do campeonato, Ricardo Zonta, Cesar Ramos e Rubens Barrichello são os que carregam mais peso em seus carros, o chamado lastro de sucesso. Novidade no regulamento da Stock Car para este ano, os cinco primeiros colocados da classificação geral do campeonato são obrigados a levar peso extra como forma de aumentar a competitividade. O primeiro colocado carrega 30 quilos; o segundo, 25; o terceiro, 20; o quarto, 15 e o quinto 10 quilos.

O sábado (12) traz mais uma sessão de treinos livres pela manhã, das 8 às 9h10 – com transmissão no YouTube oficial da Stock Car -, e a classificação para definição do grid de largada às 11h15, que será transmitida ao vivo no canal SporTV2.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da principal categoria do automobilismo brasileiro desde 2016 e 2004, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade.

Fala, piloto!

"Eu senti uma evolução com o novo pacote técnico para o nosso carro (Cruze), ainda acho que ele perde um pouco na reta para os Toyota, mas tive um desempenho bom. Amanhã deve ser um dia bom para nós também, tendo em vista que fizemos o treino hoje no mesmo horário que será o classificatório amanhã, isso me deixa bastante confiante. Ainda teremos um treino pela manhã (no sábado), mas acho que não terá muito parâmetro por conta da temperatura mais baixa".

(Gabriel Casagrande, RMattheis, Chevrolet Cruze #83)

O que dizem os líderes do campeonato:

"Carregamos um lastro de 30 quilos e, nesse primeiro treino, não sabemos por que as freadas estão tão difíceis. É preciso trabalhar e analisar os dados para ver o que está acontecendo, perdemos muita aderência. A temperatura pode estar atrapalhando bastante, mas é para todos. Precisamos trabalhar para ver onde evoluir, nesse perfil no qual o lastro acaba interferindo bastante na pista para nós. Pode ser que o lastro esteja atrapalhando, pois não estávamos andando com ele e agora estamos. Mas perdi a aderência do carro, não sei se pelo lastro ou pela temperatura".

(Ricardo Zonta, Shell RCM, Toyota Corolla #10) 30 kg de lastro

"O peso atrapalha um pouco nas frenagens. Tenho que frear um pouco mais cedo e o lastro faz o carro demorar um pouco mais para parar. É física, uma reação natural. Não tem jeito. Quanto às temperaturas, isso pode ser que na corrida faça a gente sofrer um pouco mais, mas não acredito que vá fazer grande diferença na preservação das pastilhas, por exemplo. É tudo questão de performance".

(Cesar Ramos, Ipiranga Racing, Toyota Corolla #30) 25 kg de lastro

"Nós temos um regulamento em que o peso dos carros já cresceu. Isso já traz uma dificuldade maior no uso dos freios. Natural. Carregar 30 quilos a mais, 20, 10, é carregar um lastro que nunca fez bem para os joelhos, então imagine isso para um carro. No fim das contas, o carro já é mais pesado"

(Rubens Barrichello, Mobil Full Time, Toyota Corolla #111) 20 kg de lastro

Os treinos de sexta de Londrina na ótica da FRAS-LE & FREMAX

"Quanto maior o peso que o carro carrega, maior vai ser a dificuldade na desaceleração. Pelo que vimos nos treinos também, as temperaturas altas interferem bastante na aderência. Então, se o contato dos pneus com o solo é dificultado por estes fatores, a frenagem se torna mais desafiadora e as equipes trabalham nos ajustes dos carros justamente para dar as melhores condições possíveis a seus pilotos trazendo configurações que possibilitem o uso pleno, eficiente e seguro dos freios, que suportaram muito bem, como esperado, as altas temperaturas deste dia de treinos em Londrina".

(André Brezolin, engenheiro de projeto, FRAS-LE & FREMAX)

Resultado do treino livre desta sexta-feira (11) em Londrina (PR):

1. #83 Gabriel Casagrande (Cruze), 1:12.325
2. #30 Cesar Ramos (Corolla), 1:12.581 - a 0.256
3. #4 Julio Campos (Cruze), 1:12.657 - a 0.332
4. #21 Thiago Camilo (Corolla), 1:12.851 - a 0.526
5. #28 Galid Osman (Cruze), 1:12.953 - a 0.628
6. #29 Daniel Serra (Cruze), 1:12.957 - a 0.632
7. #12 Lucas Foresti (Cruze), 1:13.020 - a 0.695
8. #85 Guilherme Salas (Cruze), 1:13.046 - a 0.721
9. #51 Átila Abreu (Cruze), 1:13.064 - a 0.739
10. #33 Nelson Piquet Jr (Corolla), 1:13.172 - a 0.847
11. #5 Denis Navarro (Cruze), 1:13.195 - a 0.870
12. #44 Bruno Baptista (Corolla), 1:13.239 - a 0.914
13. #0 Cacá Bueno (Cruze), 1:13.297 - a 0.972
14. #18 Allam Khodair (Cruze), 1:13.305 - a 0.980
15. #11 Gaetano di Mauro (Cruze), 1:13.457 - a 1.132
16. #70 Diego Nunes (Cruze), 1:13.471 - a 1.146
17. #117 Matias Rossi (Corolla), 1:13.496 - a 1.171
18. #43 Pedro Cardoso (Cruze), 1:13.511 - a 1.186
19. #80 Marcos Gomes (Cruze), 1:13.522 - a 1.197
20. #8 Rafael Suzuki (Corolla), 1:13.550 - a 1.225
21. #90 Ricardo Mauricio (Cruze), 1:13.765 - a 1.440
22. #111 Rubens Barrichello (Corolla), 1:13.979 - a 1.654
23. #10 Ricardo Zonta (Corolla), 1:14.075 - a 1.750
24. #54 Tuca Antoniazi (Cruze), 1:15.147 – a 2.822

Programação da etapa:

Sábado, 12 de setembro
08h00 – 08h30: 2º Treino Livre (Grupo 1) Stock Car (YouTube da Stock Car)
08h40 – 09h10: 2º Treino Livre (Grupo 2) Stock Car
11h15 – 11h50: Classificação Stock Car (Transmissão ao vivo SporTV2)

Domingo, 13 de setembro
12h30: Corrida 1 – STOCK CAR (Transmissão ao vivo SporTV2)
13h25: Corrida 2 – STOCK CAR (Transmissão ao vivo SporTV2)

Vencedores até o momento na temporada:

Goiânia: Ricardo Zonta e Rubens Barrichello
São Paulo: Nelsinho Piquet e Ricardo Zonta

Classificação do campeonato, após três etapas (Top-10):

1. Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 82
2. Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 78
3. Rubens Barrichello (Full Time Sports/Toyota Corolla), 71
4. Ricardo Maurício (Eurofarma-RC/Chevrolet Cruze), 64
5. Nelson Piquet Jr (Full Time Bassani/Toyota Corolla), 50
6. Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 50
7. Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 46
8. Atila Abreu (Shell V-Power/Chevrolet Cruze), 44
9. Daniel Serra (Eurofarma-RC/Chevrolet Cruze), 42
10. Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Toyota Corolla), 41

Sobre a FRAS-LE:

Uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a FRAS-LE completou seis décadas como uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos composta por pastilhas e lonas para freios, revestimento de embreagens, produtos industriais e especiais para aplicação em caminhões, semirreboques, ônibus, automóveis, motocicletas, tratores, metrôs, trens, elevadores, aviões, máquinas industriais, sondas petrolíferas, entre outros, estando presente em todas as atividades que exigem materiais de fricção da mais alta qualidade.

Desde 2012, com a aquisição da Controil, também produz componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda. Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

Foi o primeiro fabricante de materiais de fricção do Brasil a obter certificação pela norma ISO 9001 e possui também a ISO 14001, OHSAS 18001e a IATF 16949, que confirma a preocupação constante da empresa com a qualidade, tecnologia e meio ambiente.

No avançado Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, a FRAS-LE conta com laboratórios químico, físico e piloto, que possibilita a geração de produtos com alta performance com a qualidade exigida pelas principais montadoras de veículos do mundo e pelo mercado de reposição.

Desde 2016, é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge.

Sobre a FREMAX:

Com atuação global e sedes no Brasil, Holanda e Argentina, e um portfólio de mais de 2.500 referências que atendem a mais de 100.000 aplicações, a FREMAX é reconhecida pela produção e comercialização de discos e tambores de freio e cubos de roda.

Sua estrutura de produção flexível e eficiente conta com as certificações internacionais necessárias para atender com precisão e rapidez, as demandas de clientes do mercado de equipamento original e reposição. Mundialmente reconhecida, a qualidade de seus produtos é aprovada como premium em função da segurança, durabilidade, performance e acabamento em todos os detalhes.

Todos estes atributos fazem da FREMAX a fornecedora oficial, e a escolha segura para garantir a segurança, das principais categorias de automobilismo sul-americano.

Além da Stock Car, A FREMAX também é a fornecedora oficial de discos de freio da Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock.

Empresas Randon:

Com mais de 70 anos de história, as Empresas Randon alcançaram presença global e liderança nos setores de reboques e semirreboques, veículos fora-de-estrada, autopeças e serviços. A organização tem sede na cidade de Caxias do Sul (RS) e está presente em mais de 100 países, sempre priorizando a proximidade e a confiança com seus públicos, a valorização das pessoas e o lucro com sustentabilidade. A companhia tem como propósito conectar pessoas e riquezas para gerar prosperidade e faz isso por meio das empresas Randon Implementos, Randon Veículos, Fras-le, Jost Brasil, Master, Suspensys, Castertech, Randon Ventures, Randon Consórcios, Banco Randon e suas controladas.

As Empresas Randon contam com o maior centro tecnológico do setor automotivo da América Latina, o CTR, e atuam no ecossistema de inovação com o Instituto Hercílio Randon e com a Randon Ventures, além de trabalhar na transformação social com iniciativas realizadas pelo Instituto Elisabetha Randon. A empresa faz parte do Nível 1 de Governança Corporativa da B3, figurando entre as maiores empresas privadas brasileiras.

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