Motor On Line
Notícias-

Stock Car: FRAS-LE & FREMAX informam etapas de Cascavel PR
Reportagem: Cleber Bernuci / Roberta Duarte
Foto: Vanderley Soares
P1 Media Relations
Autódromo Zilmar Beux recebe a quinta e sexta etapas da temporada 2020: fim de semana terá uma corrida no sábado (3) e duas no domingo (4).

Cascavel, no oeste do Paraná, recebe neste final de semana duas etapas da Stock Car. Em calendário remodelado em virtude da pandemia do novo coronavírus, a principal categoria do automobilismo brasileiro fará três corridas em um único encontro, que valerá pela quinta e sexta etapas de 2020. A programação terá atividades de pista apenas no sábado (3) e domingo (4), começando com treinos livres, classificação e uma corrida da quinta etapa, e no dia seguinte, a classificação e duas corridas válidas pela sexta etapa. O evento terá o suporte da Copa Truck, que fará a quinta etapa da temporada e terá toda a programação da sexta-feira (2) para seus treinos livres.

As características do traçado de 3.058 metros agradam à grande maioria dos pilotos. Curvas de raio longo e de alta velocidade, subidas e descidas, fazem do Autódromo Zilmar Beux um dos mais apreciados do país. A pole position registrada em 2019, por Gabriel Casagrande com 1min01s861, teve uma média de velocidade de 177,8 km/h. E justamente por ter mais curvas rápidas, o nível de exigência dos freios não é tão alto como em outras pistas do calendário.

Tanto as classificações de sábado e domingo, como as corridas, terão transmissão ao vivo pelo canal SporTV2. O segundo treino livre da Stock Car, no sábado, será transmitido pelo YouTube oficial da categoria. A corrida de sábado, válida pela quinta etapa, terá 40 minutos mais uma volta de duração; as de domingo, da sexta etapa, terão, cada uma, 30 minutos mais uma volta - após a primeira disputa, invertem-se os dez primeiros colocados para o grid da segunda prova.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Fala, piloto!

"Em Cascavel temos só uma curva com freada bastante forte, que é a última do traçado. No restante, usamos o freio de uma forma bem suave, na entrada do Bacião, no meio do S na freada para a curva 3. Acho que agora os novos carros já estão mais adaptados, as equipes entenderam melhor. Em Londrina não tivemos nenhum problema de freio mesmo com as altas temperaturas que tivemos lá. Como em todas as pistas que estamos indo neste ano, a tendência é recolher o ponto de freada em uns 50 metros na comparação com o ano passado, justamente por causa da baixa pressão aerodinâmica que temos nos carros novos. Assim, talvez no Bacião vamos ter de frear um pouquinho mais; e na curva dois, onde não costumávamos usar os freios, talvez tenhamos de usar um pouco agora. Então, vamos usar os freios um pouco mais, mas não será nenhum problema".

(Gabriel Casagrande, RMattheis, Chevrolet Cruze #83)

A pista de Cascavel na ótica da FRAS-LE & FREMAX

"É uma pista de alta velocidade com curvas desafiadoras e rápidas, na qual o freio tem o papel de manter o controle dos carros nas curvas de alta. É um traçado que não exige altas solicitações dos freios e, consequentemente, não temos altas temperaturas nestes componentes. Destaque para trechos como a curva do Bacião, a primeira do circuito, onde os carros entram nela próximos dos 200 km/h".

(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)

5ª e 6ª Etapas – Stock Car 2020
Cascavel (PR)
Autódromo Internacional Zilmar Beux
Extensão: 3.058 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 7 (2 à direita e 5 à esquerda)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):

Abrasividade do asfalto: 3
Força lateral: 5
Nível de exigência dos freios: 2

Inauguração: 7 de agosto de 1970
Previsão climática: Tempo ensolarado, com máxima de 31 graus
Pole position em 2019: Gabriel Casagrande, 1min01s861
Vencedores em 2019: Felipe Fraga e Átila Abreu

Programação das etapas:

Sexta-feira, 2 de outubro
13h00 – 13h30: 1º Treino Livre – Copa Truck
14h30 – 15h00: 2º Treino Livre – Copa Truck
16h00 – 16h30: 3º Treino Livre – Copa Truck

Sábado, 3 de outubro
08h00 – 08h15: Shakedown – Stock Car
08h30 – 09h00: 1º Treino Livre (Grupo 1) – Stock Car
09h10 – 09h40: 1º Treino Livre (Grupo 2) – Stock Car
10h40 – 11h10: 2º Treino Livre (Grupo 1) – Stock Car (ao vivo YouTube)
11h20 – 11h50: 2º Treino Livre (Grupo 2) – Stock Car (ao vivo YouTube)
13h20 – 13h52: Qualifying – 5ª Etapa – Stock Car (ao vivo SporTV2)
16h00: Corrida da 5ª Etapa – Stock Car (ao vivo SporTV2)
17h00 – 17h30: Qualifying – Copa Truck
17h35 – 17h45: Top Qualifying – Copa Truck

Domingo, 4 de outubro
09h00 – 09h32: Qualifying – 6ª Etapa – Stock Car (ao vivo SporTV2)
11h15: Corrida 1 – 6ª Etapa – Stock Car (ao vivo SporTV2)
12h10: Corrida 2 – 6ª Etapa – Stock Car (ao vivo SporTV2)
13h35: Corrida 1 – Copa Truck (ao vivo SporTV2)
14h15: Corrida 2 – Copa Truck (ao vivo SporTV2)

Vencedores até o momento na temporada:

Goiânia: Ricardo Zonta e Rubens Barrichello
São Paulo: Nelsinho Piquet e Ricardo Zonta
Londrina: Rafael Suzuki e Ricardo Maurício

Classificação do campeonato, após quatro etapas (Top-10):

1. Rubens Barrichello (Full Time Sports/Toyota Corolla), 105
2. Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 100
3. Ricardo Maurício (Eurofarma-RC/Chevrolet Cruze), 99
4. Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 97
5. Nelson Piquet Jr (Full Time Bassani/Toyota Corolla), 83
6. Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 78
7. Atila Abreu (Shell V-Power/Chevrolet Cruze), 75
8. Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Toyota Corolla), 72
9. Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 68
10. Gabriel Casagrande (RMattheis/Chevrolet Cruze), 60

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

Notícias

Página inicial