Motor On Line
Notícias-

Stock Car: Átila na 6ª posição no campeonato com 6º lugar em Cascavel
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: José Mário Dias
Sorocabano escala o pelotão vindo de 17º no grid; Ricardo Zonta está em quarto na tabela, a apenas sete pontos do líder.

A Shell completou a quinta etapa da temporada de 2020 da Stock Car com dois pilotos entre os dez primeiros colocados. Átila Abreu escalou o pelotão e ganhou 11 posições para terminar em sexto, três posições à frente de Ricardo Zonta, este com 25kg de lastro de performance, com Galid Osman também pontuando, em 11º. Na tabela, Zonta está a apenas sete pontos do líder, em quarto, enquanto Átila é o sétimo.

O sábado começou com apenas um treino livre e a classificação. Sob um calor fortíssimo, Zonta ficou com o 13º lugar no grid de largada, com Átila em 17º, Gaetano em 18º, e Galid em 21º. Na hora da corrida, a temperatura do asfalto baixou um pouco com a chegada de nuvens ameaçadoras.

Dada a largada, um incidente envolvendo três carros permitiu a Gaetano ganhar posições e subir para 13º, com Átila em 15º, Zonta em 17º e Galid em 19º. Na segunda volta, outro incidente com vários carros levou a direção de prova a acionar o safety car, e os pilotos da Shell ganharam duas posições cada.

Na relargada, Di Mauro foi muito bem e rapidamente subiu para décimo - Átila e Zonta eram 13º e 14º. Gaetano seguiu progredindo e, com 15 minutos de corrida, já era o nono. Com a janela obrigatória de pit stops aberta, Di Mauro, Zonta e Osman entraram logo nos boxes, e Átila estendeu o stint.

O sorocabano assumiu a liderança e, pouco antes de ele entrar nos boxes, começou a chover. Mas a água caiu por pouco tempo não foi suficiente para molhar o asfalto, que estava muito quente, então Átila colocou pneus slicks no pit stop. Com todos tendo feito a parada, Gaetano era o sétimo, logo à frente de Átila, com Zonta em décimo e Galid em 15º.

Faltando 11 minutos para o fim, o piloto do carro #11 teve um furo no pneu traseiro direito e abandonou, o que levou Abreu à sétima posição e Zonta para nono. Nos minutos finais, um drive through ao líder Denis Navarro permitiu a Átila completar a prova em sexto, enquanto Zonta cruzou em nono, e Galid ainda evoluiu para 11º.

Neste domingo, a partir das 9h, será disputada a classificação da sexta etapa (com duas provas). As corridas começam respectivamente às 11h18 e 12h13. Na segunda prova, haverá a regra do grid invertido em relação aos dez primeiros da corrida anterior. O canal por assinatura SporTV2 transmite as duas provas ao vivo.

O que eles disseram:

"Foi uma corrida melhor do que esperávamos, até porque em nenhum momento do treino tínhamos mostrado velocidade. Largar em 17º e chegar em sexto foi um bom resultado para o campeonato. É óbvio que precisamos melhorar, em corrida estamos um pouquinho melhor do que na classificação, mas temos um desgaste excessivo de pneus. A corrida foi um pouco difícil porque na largada o carro do Nelsinho Piquet estourou o radiador e lambuzou de óleo, porque estamos com um parabrisa sem água. Então vieram terra, óleo, a visibilidade estava bem ruim, mas tiinha de tocar assim. A estratégia de box foi boa, a parada foi boa e ajudou a me colocar na frente. Consegui trazer o carro para casa, escapando dos acidentes e fazendo um bom ritmo de voltas na janela, ganhei algumas posições durante o pit. Um bom resultado, mas nosso carro tem algum problema. Desde o treino, no qual dei uma escapada na terra, o carro começou a ter um comportamento estranho. Não sabemos, checamos e não vimos nada. Vamos trabalhar para ver se é amortecedor e é algo mais para amanhã. Amanhã é um novo dia, nova tomada. O que é hoje já foi, vamos focar. Mesmo em momentos difíceis, a equipe não desanima, arregaça as mangas, e estamos crescendo no campeonato, entre os primeiros. Sem ter a performance que gostaríamos, estamos fazendo um bom campeonato. É continuar trabalhando, que quando tivermos performance, vamos crescer. "

Átila Abreu, piloto do carro #51 da equipe Shell V-Power Crown Racing

"Foi difícil. Trabalhamos bastante na corrida tentando ganhar algumas posições, porque a largada foi muito ruim. Eu me posicionei com reflexo no carro da frente. Ele acelerou e freou, tive de frear, e apagou a luz. Todo mundo de trás me ultrapassou, devo ter ficado em 20º, por aí. Também teve muita batida, tentei me posicionar onde não batesse. O carro estava bem até a décima volta depois do pit, estava chegando e me programando em que volta eu iria passar usando o push. Depois, o carro começou a perder muito a traseira, perder totalmente o balanço da traseira, quase saí na curva 1 do nada. Aí só trouxe para terminar. É um nono lugar, difícil falar sobre o campeonato, porque esse peso está arruinando muito a corrida dos líderes, e em pistas como Londrina e Cascavel, se sente muito esse peso a mais. Mesmo de 25kg para 15kg, não vai ser aquela melhora que esperávamos para brigar pela vitória. Vamos trabalhar para isso, tem mais uma etapa amanhã, vamos para lá.”

Ricardo Zonta, piloto do carro #10 da equipe Shell RCM

“Conseguimos fazer alguns pontinhos. Nosso carro ainda precisa melhorar em classificação, ainda precisamos entender por que estamos largando tão atrás depois de um início de ano no qual largávamos bem. Vamos trabalhar para a corrida de amanhã, e vamos nos preparar para uma boa classificação, o que vem sendo o principal problema nos fins de semana.”

Galid Osman, piloto do carro #28 da equipe Shell V-Power Crown Racing

“Com certeza, o top5 era uma realidade. Eu me posicionei muito bem na largada, estava com muita dificuldade para enxergar porque meu parabrisa ficou cheio de óleo. Quando começou a pingar, espalhou todo o óleo no meu vidro. Toda vez que passava onde estava sol, o vidro brilhava e eu não sabia onde estava. Eu me guiava pelos outros pilotos. Tínhamos um ritmo muito forte, uma pena ter furado o pneu. Temos de entender se foi um furo por algum acerto ou um furo de alguma peça que pegou. Mas vamos trabalhar mais para buscar melhorar para a próxima corrida,”

Gaetano di Mauro, piloto do carro #11 da equipe Shell Vogel Motorsports

Resultado da prova:

1º T.Camilo - 41m50s811
2º D.Serra - a 2s245
3º A.Khodair - a 3s085
4º R.Maurício - a 11s621
5º C.Ramos - a 14s191
6º Á.Abreu - a 17s443
7º R.Barrichello - a 19s267
8º R.Suzuki - a 20s606
9º R.Zonta - a 21s386
10º M.Rossi - a 23s385
11º G.Osman - a 32s101

Campeonato:

1º R.Barrichello - 119 pontos
2º R.Maurício - 118
3º C.Ramos - 114
4º R.Zonta - 112
5º T.Camilo - 108
6º A.Khodair - 90
Á.Abreu - 90
8º R.Suzuki - 85
9º D.Serra - 84
10º N.Piquet - 83

Sobre a Raízen:

A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, 4,2 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

Notícias

Página inicial