Motor On Line
Notícias-

Stock Car: Camilo vence em Cascavel
Reportagem: Alexandre Kacelnik
Foto: Carsten Horst
Sábado quente para Thiago Camilo em Cascavel.

Cascavel não foi diferente de várias cidades do Brasil, que registraram recordes de calor nos últimos dias. Nesse sábado, o tempo esquentou ainda mais para a Stock Car, que realizou sua quinta etapa com treinos livres, classificação e corrida no mesmo dia. Thiago Camilo começou o dia morno, com um 12º lugar no primeiro treino livre. Melhorou para um quinto lugar no segundo e botou fogo na pista – cuja temperatura do asfalto estava próxima dos 50ºC – na classificação, conquistando com uma volta de 1min04s124 a única pole position que faltava entre todas as pistas do calendário. “Nossa equipe começou bem atrás no primeiro treino livre, e nesse formato de treinos, classificação e corrida no mesmo dia, temos que pensar e agir muito rapidamente. Foi um belíssimo trabalho em equipe que me levou a conquistar essa pole position que faltava no meu currículo. Agora já comemorei durante trinta segundos e vemos focar na corrida, que é daqui a pouco. Estou em sexto no campeonato e quero dar um passo na direção do objetivo final, que é o título”, disse Camilo momentos depois de sair do carro.

De volta ao Toyota número 21, cerca de 60ºC graus a bordo, Thiago Camilo manteve a liderança na largada e só a perdeu na volta dos pit stops para Denis Navarro, que acabou punido com drive through por ter acionado o botão de ultrapassagem numa relargada, o que é proibido. Engano pensar que cruzar a linha de chegada 2,245 segundos à frente de Daniel Serra representa uma vitória tranquila para Camilo, que saiu do carro totalmente exausto.

Camilo foi um intruso num sábado dominado pelos Chevrolet Cruze, que, com dois pacotes de melhorias, dominaram os treinos e ficaram com as posições do segundo ao oitavo lugares no grid. No pódio, Camilo teve ao seu lado – figurativamente, porque na pandemia os pilotos sobem um de cada vez – os Chevrolet de Daniel Serra e Allam Khodair.

“A gente estava desejando e merecendo muito essa vitória. A equipe vinha de três pole positions consecutivas – duas de César Ramos em Interlagos e uma de Thiago Camilo em Londrina – e não havia vencido. O melhor é saber que temos um carro bom para a rodada dupla de amanhã, quando vamos brigar por mais um degrau rumo a ponta da tabela”, concluiu Camilo, que conquistou sua 23ª pole position e 30ª vitória na Stock Car.

Um dia de sobrevivência para César Ramos

O carro de Cesar Ramos nunca foi tão rápido quanto o de Thiago Camilo em Cascavel. Mesmo levando um lastro de 15kg por ter chegado ao oeste do Paraná em quarto no campeonato, Cesinha não esperava ficar em 22º e 16º nos treinos livres. Na classificação, contudo, o carro melhorou bastante, foi o terceiro do Q1 e só não foi mais para frente que um 12º lugar no Q2 porque cometeu um erro. Na corrida, Cesar escapou de um acidente que tirou vários pilotos da corrida e provocou a entrada do carro de segurança por óleo na pista, mas não escapou ileso: com muito óleo e o terra vermelha de Cascavel no para-brisa, fez praticamente a corrida toda com pouquíssima visibilidade, chegando num excelente quinto lugar. “No fim das contas cheguei mais ou menos onde eu estaria no grid se não tivesse errado na classificação, mas só consegui essa posição porque fiz uma largada e as duas primeiras voltas muito boas, escapei dos acidentes e me mantive na pista. Daí pra frente não deu pra fazer muito, porque a carro tinha levado alguns toques e a visibilidade era crítica. Foi uma corrida de sobrevivência com um bom saldo no final”. Com os resultados do sábado, a Ipiranga Racing se manteve à frente no campeonato de equipes, César Ramos subiu de quarto para terceiro e Thiago Camilo de sexto para quinto no campeonato de pilotos. Rubens Barrichello manteve a liderança.

Os dez primeiros do campeonato após cinco etapas:

1º - Rubens Barrichello - 119 pontos
2º - Ricardo Maurício - 118
3º - Cesar Ramos - 114
4º - Ricardo Zonta - 112
5º - Thiago Camilo - 108
6º - Átila Abreu - 90
7º - Allam Khodair - 90
8º - Rafael Suzuki - 85
9º - Daniel Serra - 84
10º - Nelsinho Piquet - 83

Notícias

Página inicial