Motor On Line
Notícias-

Caio Collet acelera pela primeira vez um carro da FIA Fórmula 3
Reportagem: Imprensa Renault do Brasil

O circuito de Barcelona, em Montmeló, na Espanha é a próxima etapa da Fórmula Renault Eurocup nos dias 9, 10 e 11 de outubro. É o início da metade final da temporada 2020 com uma disputa acirrada.

Com três vitórias e mais quatro pódios na temporada 2020, o brasileiro Caio Collet segue motivado para o início das atividades no traçado de 4,655 km e 16 curvas. O piloto, que faz parte do programa Renault Sport Academy e corre pela equipe R-ace GP, destaca que cada detalhe será importante. Ele está na vice-liderança, dois pontos apenas atrás do francês Victor Martins, seu principal rival até aqui.

Os treinos pela Fórmula Renault Eurocup começam amanhã, mas Collet já acelerou no traçado espanhol ontem, quando pilotou pela primeira vez um carro da FIA Fórmula 3, durante os testes de pré-temporada da categoria.

Com 30 pilotos na pista, Collet acelerou um dos carros da equipe MP Motorsport. O brasileiro, de 18 anos, foi o 14º pela manhã e finalizou a sessão da tarde com o décimo melhor tempo.

“Foi um dia bem positivo. Foi minha primeira vez num carro da FIA Fórmula 3 e é bem diferente do Fórmula Renault. Pra dizer a verdade, é tudo diferente mesmo. É um carro com mais potência, mais downforce, além do fato dos pneus serem muito importantes na categoria. Nas corridas, é preciso ‘salvar’ os pneus e, na tomada, saber aproveitá-los bem, porque você só tem uma volta. Acredito que seja a maior diferença entre as duas categorias”, destaca Collet.

“Metade do campeonato já foi e agora mais do que nunca todo detalhe importa. Vamos trabalhar para continuar evoluindo e, como nas últimas etapas, a tomada será essencial. Principalmente, porque em Barcelona é difícil ultrapassar. Vamos tentar extrair o máximo do potencial do carro nas tomadas”, completa o brasileiro.

Após os testes coletivos na quinta-feira, os pilotos terão mais duas sessões de treinos livres na sexta-feira. No sábado, acontecerá o classificatório e a corrida 1, a partir das 8h40 (de Brasília). No domingo, serão realizadas mais uma tomada e a corrida 2, com largada às 9h55 (de Brasília).

Os treinos classificatórios e as provas em Barcelona estão programados para serem exibidos ao vivo pelo Youtube e Facebook da Renault Sport.

Sobre a Fórmula Renault Eurocup

Um dos principais campeonatos na formação de jovens pilotos, a Fórmula Renault realiza em 2020 sua 50ª edição. A categoria europeia conta com 18 pilotos inscritos na etapa inicial. Mesmo com os adiamentos em virtude do coronavírus, a F-Renault Eurocup manterá suas 10 etapas em rodada dupla, com poucas mudanças nos circuitos sedes.

Entre as principais novidades para 2020 na categoria, está o aumento da pontuação de 15 para 18 pontos ao campeão na sua superlicença. Além disso, o motor Renault passou de 270 para 300 cavalos de potência. O carro da F-Renault Eurocup é o F3 R homologado pela FIA, com chassis Tatuus F.3 T-318, monocoque de carbono FIA F.3 2018 e com Halo.

Notícias

Página inicial