Motor On Line
Notícias-

Rally: TM fecha sociedade Rica Suspensão e preparará amortecedores
Reportagem: Mércia Suzuki
Foto: Divulgação
MSuzuki Comunicação
Parceria com a equipe multicampeã vai atender UTVs, motos, quadriciclos, carros e caminhões de ralis e também de outros segmentos.

Com uma trajetória de 21 anos no off-road, a Território Motorsport anuncia sociedade com a Rica Suspensão na preparação de amortecedores para UTVs, motos, quadriciclos, carros, caminhões de rali e outros segmentos. Essa nova sociedade irá atender o mercado nacional e também o da América do Sul.

Tudo começou quando Edu Piano, diretor da Território Motorsport e piloto oito vezes Campeão do Sertões (caminhões, carros e UTVs) preparou alguns amortecedores com a empresa e daí surgiu a ideia de desenvolverem juntos esse componente para competições, inclusive utilizando o laboratório de amortecedores e dinamômetro da equipe em Tatuí (SP).

"Gostei do trabalho da Rica Suspensão mas vi que ali havia potencial para evoluirmos muito mais e propus uma sociedade. Então unimos a expertise de preparação da Território Motorsport, por meio de nosso laboratório de amortecedores, com a experiência do Ricardo em suspensões. Agora todos os amortecedores preparados, tanto pela Território como pela Rica Suspensão serão feitos nessa nova parceria", explica Piano que também é preparador de veículos de competições.

Ricardo Tomaz Ferreira comanda a Rica Suspensão desde 1998. Começou com as equipes da Honda, Suzuki e Yamaha e há oito anos vem se dedicando exclusivamente aos ralis. Nos últimos cinco anos trabalhou como chefe de mecânicos em uma equipe campeã e também tem passagem pelo Dakar. "É uma parceria inédita e muito boa que o Edu propôs e estou bem feliz. As suspensões sairão prontas para uso e o piloto não vai precisar fazer mais nada", afirma Ferreira.

"Além de atender os UTVs da equipe, neste ano, vamos oferecer esse serviço para os pilotos que precisarem destes reparos durante o Sertões e já estamos trabalhando em algumas encomendas", avisa Piano, que foi o primeiro piloto com origem nos jipes a ser campeão na geral dos carros, em 2015, e segue para a sua 25ª participação consecutiva no Sertões. A 28ª edição será de 30/10 a 7/11 e terá um roteiro de aproximadamente 5 mil quilômetros, entre os estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins e mais o Distrito Federal.

"Estarei indo para o Sertões com a Território Motorsport. E, pela primeira vez, como preparador de suspensão e amortecedores e vamos trabalhar para fazer as melhores do rali para todas as equipes que contratarem nossos serviços", finaliza Ferreira.

Todos os amortecedores receberão um selo de qualidade exclusivo Território Motorsport / Rica Suspensão. Paralelamente estão sendo desenvolvidos outros componentes exclusivos também, como molas.

Sobre a equipe

Com 21 anos, a Território Motorsport, com sede em Tatuí/SP, é uma das equipes mais tradicionais no Rally Cross Country brasileiro. Chefiada pelo piloto Edu Piano (oito vezes campeão do Rally dos Sertões: um na geral dos carros, seis nos caminhões e um nos UTVs), durante 12 temporadas (2002 a 2014) a equipe representou a Ford Racing Trucks / Território Motorsport e conquistou oito títulos no Caminhões no Sertões. Entre 2011 e 2014, a equipe foi a oficial da Troller na competição. Com a Troller Racing/Território Motorsport, o time sagrou-se bicampeão da prova na Production T2. Movido a desafios, a partir de 2016, Piano passou a desenvolver UTVs (Can-Am Maverick X3) para competição e, desde então, a equipe disputa os Campeonatos Brasileiros de Rally Baja e Rally Cross Country, além do Sertões. Em 2018, Edu Piano / Solon Mendes foram Campeões do Sertões nos UTVs (Over 45), o que lhes garantiu o primeiro título na categoria e o sétimo da dupla recordista da competição. No Sertões 2019 o resultado da equipe foi: Piano  / Mendes (vice-campeões na UTV Over Pró), Lélio Junior / Weberth Moreira (vice-campeões UTV Super Production) e Rodrigo Luppi / Flavio Bisi (4º na UTV Over Pró). Piano, ao lado de Fausto Dallape, foi Campeão da Mitsubishi Cup 2019, na L200 Triton Sport R e conquistou seu tetracampeonato. Rodrigo Luppi encerrou 2019 como vice-campeão do Campeonato Sertões Series, na UTV Pró, enquanto Lélio Júnior e Moreira foram Campeões do Sertões Series e Vice-Campeões Brasileiros de Rally Cross Country (UTV Super Production).

Notícias

Página inicial