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Stock Car: FRAS-LE & FREMAX informam etapa de Mogi Guaçu SP
Reportagem: Cleber Bernuci / Roberta Duarte
Foto: Duda Bairros
P1 Media Relations
Um dos autódromos mais novos do país, o Velocitta, no interior de São Paulo, recebe a sétima etapa da temporada em um dos traçados mais técnicos e exigentes do calendário.

A Stock Car faz, neste final de semana em Mogi Guaçu, a 175 quilômetros de São Paulo, a sétima etapa da temporada 2020. O autódromo do Velocitta, com seu seletivo traçado de 3.438 metros, é um dos mais exigentes com os freios da categoria. São duas retas curtas, o que minimiza o tempo de refrigeração do sistema. A FRAS-LE e a FREMAX, fornecedores oficiais de pastilhas e discos de freio, classificam o traçado como nível 4 em termos de exigência com o sistema, levando-se em conta uma classificação de 1 para a menos exigente e 5 para a mais exigente.

Apesar da possibilidade de chuva, a previsão do tempo aponta temperaturas máximas de até 35 graus no Velocitta, aumentando o desafio de pilotos e equipes na gestão do sistema de freios. As pastilhas FRAS-LE e os discos FREMAX são projetados dentro do maior rigor de segurança, durabilidade e eficiência, suportando temperaturas de até 850 e 720 graus, respectivamente.

O campeonato chega agitado depois da etapa dupla de Cascavel (PR), realizada há duas semanas. Na ocasião, Rubens Barrichello chegou como líder e saiu na quinta colocação, e César Ramos, que chegara ao oeste paranaense em quarto na tabela, subiu à liderança com 14 pontos de vantagem para Ricardo Zonta, vice-líder e o único piloto a ter vencido mais de uma prova na temporada, que mostra um equilíbrio há muito não visto na principal categoria do automobilismo brasileiro: das nove largadas realizadas até agora, oito pilotos diferentes venceram corrida – Ricardo Zonta, Rubens Barrichello, Nelsinho Piquet, Rafael Suzuki, Ricardo Maurício, Thiago Camilo, Bruno Baptista e Daniel Serra.

A pista recebe já na sexta-feira (16) o primeiro treino livre, a partir das 13h35. No sábado (17), a segunda sessão acontece às 8h40 e terá transmissão ao vivo pelo YouTube oficial da categoria. A classificação para definição do grid de largada começa às 12h15 e será mostrada ao vivo no canal SporTV2. No domingo (18), as luzes vermelhas se apagam para a sétima etapa da Stock Car às 11 horas – a segunda corrida tem largada às 11h55 -, também com transmissão ao vivo pelo SporTV2.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Fala, piloto!


"Com certeza é uma das pistas que mais exigem do freio. Quando corremos lá, geralmente o clima é bem quente, o que já exige bastante do sistema, ainda mais por ser uma pista estreita e de retas curtas, que trazem pouca refrigeração aos freios. Quando se está no meio do pelotão é difícil de 'achar' vento para refrigerar. Temos freadas fortes em descida, como na curva do Saca-Rolha, que a gente reduz de quinta para segunda marcha".
(Julio Campos, Crown Racing, Chevrolet Cruze #4)

A pista do Velocitta na ótica da FRAS-LE & FREMAX


"O Velocitta tem uma belíssima estrutura e asfalto excelente. Seu traçado com 14 curvas e um bom mix de subidas e descidas. As freadas tornam-se mais técnicas e fortes nas descidas para que o piloto mantenha a trajetória correta e não perca tempo nas curvas. E devido ao fato de ser um traçado com retas curtas, os freios são ainda mais exigidos por haver menos tempo para refrigeração durante a volta, a qual se passa quase ¼ do tempo freando".
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)

7ª Etapa – Stock Car 2020

Mogi Guaçu (SP)
Autódromo Velocitta
Extensão: 3.438 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 14 (5 à direita e 9 à esquerda)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):

Abrasividade do asfalto: 3
Força lateral: 2
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro direito

Inauguração: 16 de junho de 2012
Previsão climática: Tempo ensolarado, mas também com previsão de pancadas de chuva, com máxima de 35 graus
Pole positions em 2019*: Thiago Camilo, 1min27s926 e 1min28s501
Vencedores em 2019*: Thiago Camilo, Ricardo Zonta e Bruno Baptista
*O Velocitta recebeu duas etapas em datas distintas em 2019

Programação da 7ª etapa

Sexta-feira, 16 de outubro
10h00 – 10h10 – Shakedown Stock Light
11h05 – 11h35 – 1º treino Stock Light – Grupo 01
11h45 – 12h15 – 1º treino Stock Light – Grupo 02
12h30 – 12h40 – Shakedown Stock Car
13h35 – 14h05 – 1º treino Stock Car – Grupo 01
14h15 – 14h45 – 1º treino Stock Car – Grupo 02
15h40 – 16h10 – 2º treino Stock Light – Todos os carros

Sábado, 17 de outubro
08h40 – 09h10 – 2º treino Stock Car – 1º Grupo
09h20 – 09h50 – 2º treino Stock Car – 2º Grupo
10h05 – 10h35 – 3º treino Stock Light – 1º Grupo
10h45 – 11h15 – 3º treino Stock Light – 2º Grupo
12h15 – 12h50 – Classificação Stock Car
13h05 – 13h20 – Classificação Stock Light
16h00 – Largada 4ª etapa Stock Light – Corrida 01, 30 minutos + 1 volta

Domingo, 18 de outubro
11h00 – Largada 7ª etapa Stock Car, Corrida 01 – 30 minutos + 1 volta
11h55 – Largada 7ª etapa Stock Car, Corrida 02 – 30 minutos + 1 volta
13h20 – Largada 4ª etapa Stock Light, Corrida 02 – 30 minutos + 1 volta
*Transmissão do segundo treino livre pelo YouTube oficial da Stock Car e transmissão da classificação e corridas ao vivo pelo SporTV2

Calendário 2020

7ª etapa – Velocitta, 18 de outubro
8ª e 9ª etapas – Curitiba, 07 e 08 de novembro
10ª e 11ª etapas – Goiânia, 21 e 22 de novembro
12ª etapa – São Paulo, 13 de dezembro

Vencedores até o momento na temporada:

Goiânia: Ricardo Zonta e Rubens Barrichello
São Paulo: Nelsinho Piquet e Ricardo Zonta
Londrina: Rafael Suzuki e Ricardo Maurício
Cascavel: Thiago Camilo, Bruno Baptista e Daniel Serra

Classificação do campeonato, após seis etapas (Top-10):

1º - Cesar Ramos - 146 pontos
2º - Ricardo Zonta - 132
3º - Thiago Camilo - 130
4º - Ricardo Maurício - 130
5º - Rubens Barrichello - 126
6º - Daniel Serra - 119
7º - Átila Abreu - 116
8º - Rafael Suzuki - 104
9º - Allam Khodair - 103
10º - Nelsinho Piquet - 99

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

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