Motor On Line
Notícias-

Rally: Regularidade by SFI CHIPS / desafio para quem tem nervos aço
Reportagem: M. Cotrim / A. Ben / A. Salvador
Foto: Angelo Savastano
Comunicação Sertões Regularidade
A categoria de precisão do Sertões vai exigir coragem, raciocínio rápido e equilíbrio emocional para entregar o título das categorias Master, Graduado e Turismo.

Os competidores do Regularidade by SFI CHIPS chegam para mais um Sertões. Uma prova de rally para aqueles que têm nervos de aço e precisão correndo no sangue. Cada vez mais o nível dos competidores e da prova vem crescendo. Dividido nas categorias Master, Graduado e Turismo, a modalidade reúne os melhores e mais aventureiros pilotos e navegadores do país. No total, serão mais de três mil quilômetros de prova, com largada dia 2/11 de Brasília (DF) e chegada em Barreirinhas (MA). O percurso é organizado em cinco dias de provas e um dia livre de deslocamento.

O Regularidade tem seu trajeto descrito milimetricamente em planilhas feitas pelo diretor de prova Rogério Almeida, mas segue a mesma direção do Cross Country e pernoita nas mesmas bolhas organizadas este ano para garantir a segurança de todos com interação zero com o público local. Almeida promete uma experiência inesquecível, mas avisa que vai exigir coragem, raciocínio rápido, precisão, equilíbrio e espírito aventureiro para entregar o título do maior rally das Américas aos seus campeões.

Em 2020 serão 20 duplas em busca do título nas três categorias e a disputa é acirrada. Quem acompanha as competições do Regularidade reconhece na lista de inscritos do Sertões nomes de peso na modalidade. Na Master, o atual campeão Gustavo Schmidt vai defender o título ao lado do navegador Tiago Poisl. Schmidt é o único campeão dos carros a vencer o Sertões como piloto e também como navegador.

A dupla atual vice-campeã, José Carlos da Silva e o navegador Enedir da Silva Júnior promete ser ainda mais precisa e constante para fazer frente aos atuais campeões. Já a piloto Sandra Dias e o navegador Igor Quirrenbach, dupla terceira colocada no ano passado e que brigou até a última referência da prova pelo vice, também está presente entre os favoritos. Ainda na Master, o piloto Fernando Lage, vencedor do Rally do Cerrado em 2020, chega afiado para competir ao lado do navegador Roberto Spessatto, campeão do Sertões em 2018. A categoria também conta com os campeões do ano passado pela Graduado, o piloto Aurélio Bilhalva e o navegador Rafael Pinto. A dupla sobe de nível após vencer o maior rally das Américas.

Na Turismo o destaque fica por conta das duplas novatas que se prepararam o ano todo para o desafio. Entre as duplas está a estreante, Rodrigo Tolezano e o navegador Renan Toguchi, que além de competir assumiram a tarefa de montar a estrutura de toda uma equipe para o Sertões.

O que eles disseram

ROGÉRIO ALMEIDA, diretor de prova

"A ideia era começar a prova de forma marcante e terminar de forma marcante. Temos uma prova boa, bem completa e desafiadora, que tem de andar para frente, mas com alto nível técnico e brincadeiras. Será um desafio diferente, a gente não sabe como vai estar o piso e se vai chover. Será um Sertões atípico."

SANDRA DIAS, piloto da Master e 3ª colocada em 2019

"Participar do Sertões para mim é sempre uma vitória. É um evento único pela energia, a química e a amizade envolvida, além da prova que no geral é sempre inovadora. Eu entendo que a concentração e a técnica sempre devem ser aprimoradas a cada prova. O Regularidade é apaixonante porque é uma prova de raciocínio rápido, precisão e equilíbrio e com essa prática levo lições para vida."

IGOR QUIRRENBACH, navegador da Master e 3º colocado em 2019

"A Sandra e eu já andamos juntos no rally de velocidade, mas o desafio de andar no metro e no décimo de segundo exigido pela planilha, ou seja, manter a perfeição, é o que nos motiva no Regularidade. O Sertões é uma competição contra nós mesmos, para superar limites físicos, de concentração e emocionais, visto que é um rally longo e é inevitável que os sentimentos mais variados venham à flor da pele. Creio que seja o maior rally de regularidade do mundo em extensão, duração e dificuldades. Um sonho de criança que vai se tornando realidade. Só quem está lá para sentir o espírito do Sertões correndo nas veias. É indescritível!"

GUSTAVO SCHMIDT, campeão de 2019 na Master

"É extremamente gratificante participar de mais um Sertões. Vamos levar esse peso nas costas de ser a dupla a ser batida pelo resultado do ano passado, mas estamos preparados e vamos fazer a nossa parte. Eu ando no rally desde os meus 10 anos, comecei navegando e hoje acredito que seja uma parte bem importante da minha vida. Eu acho que o rally de regularidade ensina as pessoas a ter uma boa noção da importância da amizade. Eu tenho amigos no rally que hoje tem 85 anos e convivem com meu irmão que está começando a navegar com 14 e são todos amigos."

ENEDIR DA SILVA JÚNIOR, navegador da Master vice-campeão de 2019

"Nós vamos procurar ser constantes durante todos os dias como fizemos ano passado, mas a concorrência é muito forte. O Sertões é uma prova única devido às distâncias percorridas. Fazer um rally de regularidade durante uma semana quase cruzando o Brasil faz com que você conheça lugares muito bonitos que poucas pessoas conhecem e talvez nunca vão conhecer porque esse nosso país é grande demais."

RODRIGO TOLEZANO, piloto da Turismo estreante no Sertões

"Estamos com uma expectativa enorme para andar pela primeira vez no maior rally das Américas. A ansiedade está a mil e já estou há algumas noites sem dormir, ainda mais que ficamos com a incumbência de organizar uma equipe inteira, sendo que não tínhamos bagagem para isso, mas com certeza será uma das maiores experiências da minha vida."

O Sertões

Um ano diferente pede um Sertões diferente. O maior rally das Américas se transforma no "Rally da Solidariedade". A 28ª edição da prova traz adaptações relevantes nas suas três dimensões: Esporte, Social e Turismo. A missão este ano é levar acesso à medicina de qualidade e fomento econômico para as comunidades remotas e carentes do Brasil. Este ano a ação social do Sertões está focada em dois pilares: 1. Saúde: a instalação de unidades de teleatendimento médico gratuito de qualidade, projeto inovador desenvolvido pelo SAS Brasil; 2. Legado econômico: Ação coordenada com o SEBRAE em apoio à campanha 'COMPRE DO PEQUENO'. Aquisição de cestas básicas de pequenos produtores locais que serão distribuídas nas regiões aos que estão sem trabalho e renda, além de todo abastecimento das Bolhas Sertões. O lado competitivo da prova foi adaptado e traz um protocolo de segurança especial com 10 medidas. A caravana ficará isolada em bolhas durante o percurso, em acampamentos fechados. Já a dimensão Turismo, que revela lugares que pouca gente conhece, foi postergada para 2021.

Notícias

Página inicial