Motor On Line
Notícias-

Stock Car: Camilo vence e homenageia Rodrigues e encosta em Ramos
Reportagem: Alexandre Kacelnik
Foto: Carsten Horst

O sábado da oitava etapa da Stock Car em 2020 foi perfeito para Thiago Camilo. O piloto da Ipiranga Racing fez sua 24ª pole position e venceu pela 31ª vez na categoria num espaço de pouco mais de duas horas. Por trás dos números, foi um dia de muita emoção e estratégias ousadas. A emoção ficou por conta das homenagens a Amadeu Rodrigues, dono da equipe Hot Car, falecido há uma semana num acidente rodoviário, voltando de van de uma corrida de endurance em Goiânia. Camilo subiu ao pódio com as filhas de Amadeu, Juliana e Bárbara.

E as estratégias traçadas pela Ipiranga Racing funcionaram tanto na classificação quanto na corrida. Na classificação, Camilo deu uma volta a menos que a maioria dos adversários no Q1, economizou pneus, passou para o Q2 em 9º lugar (15 passam para o Q2) e conquistou a posição de honra no grid. Na corrida, manteve a liderança da largada ao pit stop, quando foi ultrapassado por Guilherme Salas, que não reabasteceu. Na volta à pista, Camilo estava mais rápido, mas não o suficiente para retomar a posição de Salas no ponto onde os pilotos costumam acionar o botão de ultrapassagem, na reta dos boxes. O engenheiro Guilherme Gonçalves, então, traçou uma estratégia para Thiago Camilo apertar seu botão de ultrapassagem antes do ponto usual. Com essa manobra, não passou Salas, que se defendeu alguns segundos depois, mas ‘descasou’ o momento do uso do botão com o do líder, e em sua última tentativa conseguiu uma ultrapassagem difícil, na 25ª de 28 voltas, não perdendo mais a ponta. Com os 30 pontos da vitória, Thiago Camilo subiu da 5ª para a segunda posição no campeonato, ainda liderado por seu companheiro de Ipiranga Racing, Cesar Ramos.

Mesmo levando 30 quilos de lastro de sucesso no Toyota número 30, Cesinha largou em quinto lugar, muito à frente do segundo colocado no campeonato até então, Ricardo Zonta, que largou em 20º, do terceiro, Ricardo Mauricio, que largou em 9º e Rubens Barrichello, o quarto, que largou em 21º. Manteve a quinta posição na largada e na segunda volta foi tocado por Nelsinho Piquet – que foi punido com drive through pela manobra -, saiu da pista e voltou em sétimo. No pit stop, a equipe teve um problema na troca do pneu traseiro esquerdo e Cesar perdeu oito posições, voltando em 15º lugar. Ainda ganhou três posições e chegou em 12º, o suficiente para manter uma apertada liderança sobre Camilo no campeonato: 180 pontos a 178. Amanhã, na rodada dupla que tem classificação às 9 horas e largada às 11, tudo com transmissão do SporTV2, Cesinha leva 30 quilos de lastro e Camilo 25.

Thiago Camilo:

“Fico muito feliz que seja eu a vencer essa corrida em homenagem ao Amadeu Rodrigues, um dos grandes guerreiros do automobilismo. Me emocionei muito hoje ao ver a Juliana com o rádio da equipe, dando continuidade ao trabalho do Amadeu. Ele gostava muito de mim e torcia por mim, e tenho certeza que continua torcendo”.

Cesar Ramos:

“Apesar da batida no início da corrida, perdi apenas duas posições e o carro não perdeu rendimento, então ainda estava numa posição boa pensando no campeonato até o pit stop. Amanhã temos mais duas corridas e vou brigar com tudo para manter a liderança.”

Os dez primeiros no campeonato:

1º Cesar Ramos - 180 pontos
2º Thiago Camilo - 178
3º Ricardo Zonta - 167
4º Ricardo Maurício - 165
5º Rubens Barrichello - 162
6º Daniel Serra - 153
7º Allam Khodair - 145
8º Gabriel Casagrande - 140
9º Átila Abreu - 128
10º Nelsinho Piquet - 123

Notícias

Página inicial