Fittipaldi participou da maioria dos eventos da F1 em 2020 como piloto reserva e de testes. Aos 24 anos, o brasileiro tem no currículo o título da World Series Formula V8 3.5 conquistado em 2017, disputou provas na Indy em 2018, fez a temporada completa da DTM em 2019 e é neto de Emerson Fittipaldi, bicampeão mundial de F1 e duas vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis.
Pietro testou anteriormente os carros VF-18 e VF-19 da Haas nas temporadas 2018 e 2019, respectivamente nas pistas de Abu Dhabi, Barcelona e justamente no Bahrein. Os treinos livres desta sexta-feira vão marcar a estreia de Fittipaldi com o modelo VF-20, carro da atual temporada.
"Depois que foi decidido que a melhor coisa para Romain (Grosjean) era ficar de fora por pelo menos uma corrida, a escolha de colocar o Pietro (Fittipaldi) no carro foi bem fácil. Pietro vai pilotar o VF20 e ele está familiarizado com o fato de estar conosco na equipe nas últimas duas temporadas como piloto reserva e de testes. É a coisa certa a fazer e é, obviamente, uma boa oportunidade para ele. Ele tem sido paciente e sempre foi preparado para esta oportunidade - e agora ela chegou. É por isso que o queremos no carro e tenho certeza que ele fará um bom trabalho. É muito exigente ser chamado no último minuto, mas, como eu disse, é a coisa certa a ser feita pela Haas", afirmou o chefe da equipe Guenther Steiner.
Pietro Fittipaldi comentou sua estreia na F1. "Primeiramente, estou muito feliz pelo fato de que o Romain (Grosjean) está seguro e se recuperando muito bem. Estamos todos bem aliviados e mais tranquilos por seus ferimentos serem relativamente menores depois de um incidente tão grande. Obviamente, não é um conjunto ideal de circunstâncias para ter minha primeira oportunidade de competir na Fórmula 1, mas sou extremamente grato a Gene Haas e ao Guenther Steiner, que tiveram fé em me colocar para pilotar neste fim de semana", diz Pietro.
"Tenho trabalhado diretamente com a equipe nesta temporada, tanto auxiliando o trabalho feito na pista quanto nas sessões de treinos de simulador, então estou familiarizado com a operação da equipe e procedimentos em um final de semana de GP. Vai ser emocionante começar minha primeira corrida na Fórmula 1 – darei o meu máximo e estou ansioso para começar os treinos livres na sexta-feira aqui no Bahrein", completa o brasileiro.
A 16ª etapa da F1 2020 será o Grande Prêmio de Sakhir, utilizando um layout diferente, o do traçado externo de 3,5 km do Circuito Internacional do Bahrein pela primeira vez. Os treinos livres começam nesta sexta-feira, o classificatório será no sábado e a corrida está programada para este domingo às 14h10 (horário de Brasília).
Perfil completo de Pietro Fittipaldi:
Data de nascimento: 25/06/1996
Neto do bicampeão campeão mundial de Fórmula 1 e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis em duas oportunidades, Emerson Fittipaldi, Pietro Fittipaldi começou sua carreira nas pistas de kart dos Estados Unidos entre 2006 e 2010. Depois, fez sua estreia em carros de turismo em 2011, onde foi coroado campeão e eleito o "Novato do Ano" na NASCAR Whelen All American Series for Limited Late Models.
O pilotou subiu para a categoria Late Models em 2012 e ganhou outro título de "Novato do Ano" para o Brasil, vencendo na sequência a Pepsi 200 Fall Brawl, a maior corrida de Late Model da temporada.
Logo depois, em 2013, Pietro se mudou para a Europa, onde começou a correr de monopostos. Fittipaldi competiu na Fórmula 4 Inglesa e na Fórmula Renault. O brasileiro dominou a temporada de 2014 no Protyre Formula Renault Championship ao ser campeão com 10 vitórias em 15 corridas.
Em 2015, Pietro disputou a Fórmula 2000 da MRF Challenge, campeonato disputado com várias provas na Ásia e que teve a consagração do brasileiro com o título em janeiro de 2016, na Índia. Foram quatro vitórias e nove pódios conquistados pelo brasileiro no campeonato.
Na sequência da temporada 2016, Pietro Fittipaldi disputou a Fórmula 3 Europeia da FIA, onde conquistou três pódios. Outro título em monopostos para Pietro viria no ano seguinte, em 2017, quando o piloto triunfou na Fórmula V8 3.5, campeonato também conhecido como World Series. Foram seis vitórias, 10 pódios e o recorde histórico da categoria com 10 pole positions.
Em 2018, Pietro retornou aos Estados Unidos para competir na Indy com a equipe Dale Coyne Racing. A estreia do piloto aconteceu em abril no circuito oval de Phoenix. A sequência do piloto na categoria foi interrompida em maio por causa de um acidente durante os treinos para as 6 Horas de Spa-Francorchamps, prova do WEC em que Fittipaldi era um dos participantes. O piloto teve as duas pernas quebradas e precisou passar por cirurgias e um processo de recuperação.
Pietro retornou para os seus compromissos na Indy no final de julho no GP de Mid-Ohio. O brasileiro participou das últimas cinco corridas do ano e teve como melhor resultado o nono lugar no GP de Portland, que foi realizado em setembro.
Em 9 de novembro, na antevéspera do GP do Brasil de Fórmula 1, Pietro Fittipaldi foi anunciado oficialmente como piloto de testes da Haas para a temporada de 2019. O piloto brasileiro ainda fechou o ano de 2018, em 27 de novembro, com sua primeira experiência em um carro de Fórmula 1 nos testes oficiais da Pirelli no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, onde Pietro pilotou o carro da Haas pela primeira vez.
Em 2019, Pietro disputou a temporada completa da DTM, principal campeonato com carros de turismo do mundo. Ele realizou testes com a Haas nas pistas de Barcelona e do Bahrein na temporada, além de trabalhar no simulador da Haas. Em 2020, Pietro foi contratado como piloto reserva da Haas, viajando com a equipe para os finais de semana de corrida onde fica à disposição da equipe caso algo impeça os titulares de participar em um GP - situação que ocasionará sua estreia na F1 no próximo final de semana no GP de Sakhir.
Sobre a Haas F1 Team:
A Haas F1 Team estreou no Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA em 2016, tornando-se a primeira equipe americana de Fórmula 1 desde 1986. Fundada pelo industrial Gene Haas, a Haas F1 Team é sediada nos Estados Unidos no mesmo campus em Kannapolis, Carolina do Norte, de sua equipe vencedora da NASCAR, a Stewart-Haas Racing. Haas é o fundador da Haas Automation, o maior construtor de máquinas-ferramenta CNC na América do Norte, e ele é presidente da Haas F1 Team.