Motor On Line
Notícias-

Conheça a Copa Joy Chevrolet
Reportagem: Matheus Furlan
Foto: Claudio Kolodziej
High Speed Brazil
Categoria encerrará sua primeira temporada com corridas na sexta-feira e no sábado (11 e 12 de dezembro), dentro da programação da Stock Car.

Quando começarem as atividades de pista, na próxima sexta-feira, 11 de dezembro, dentro da programação da rodada final do Campeonato Brasileiro de Stock Car, os pilotos da Copa Joy Chevrolet começarão a escrever a história da última rodada da temporada de estréia da categoria, que terá decididos os títulos das divisões "Super" e "Light".

Os monoblocos dos Joy chegaram à Alpie Competições no segundo semestre de 2019, com os trabalhos de adequação às competições começando imediatamente. O passo inicial foi a instalação dos Arcos de proteção (Santo-Antonio) padrão FIA e dos Cintos de Segurança de 5 pontos, a substituições dos vidros laterais originais por Policarbonato e a instalação de Extintores com 4 Kg de Pó Químico com saídas para os compartimentos dos motores e habitáculos dos pilotos.

Instalados os itens de segurança, tiveram início os trabalhos nas suspensões, que mantiveram as características originais do modelo Joy (Mc Pherson independentes na dianteira e semi-independentes na traseira), mas tiveram amortecedores e molas substituídas por itens especiais para competições, o que obviamente exigiu a recalibragem de todos os conjuntos, um passo importante para deixar os carros prontos para irem à pista apoiados sobre Rodas de Aço estampado 5,5 J X 15 de Liga Leve 6JX15 e calçados com pneus Good Year 195-60X15.

Redução do peso, trabalho nos motores, testes no Dinamômetro, e finalmente na pista

Para melhorar a performance nas competições, os Joy tiveram seus pesos originais de 1.028 reduzidos para os 960 quilos exigidos pelo Regulamento, com cada um dos motores Chevrolet 1.4 tendo passado pelas trocas dos Virabrequins e Pistões originais, o que após os ajustes necessários das Taxas de Compressão e as instalações dos Sistemas de Injeção da Pro Tune fez com que os propulsores que originalmente têm 105cv, pudessem entregar 140 Cavalos.

Feito isso, foram iniciadas as fases de testes, primeiro com a aferição de cada um dos carros no Dinamômetro de Rolo, e a seguir no traçado do Autódromo de Interlagos, onde foi dado o passo mais importante para que as unidades pudessem ter as potências equalizadas no início da temporada.

"Além de me dar a possibilidade de alterar facilmente as potências de acordo com a evolução dos alunos da Escola de Pilotagem, os Sistemas da Pro Tune permitem que os carros tenham exatamente o mesmo rendimento nas corridas", explica Emerson Piedade, o "Gordo", diretor técnico da Alpie.

Pandemia do Covid-19 atrasou a estréia

Inicialmente marcadas para fevereiro, as corridas da rodada dupla de estréia da Copa Joy Chevrolet acabaram adiadas em função da Pandemia do Covid-19, com as primeiras disputas acontecendo apenas em setembro.

No dia 11 daquele mês, dentro da programação do Campeonato Paulista de Automobilismo, foram realizadas as duas sessões de Classificação, nas quais após a mesclagem dos tempos, Alexandre Peppe e Carlos Dantas inscreveram seus nomes na história da categoria como os primeiros pole positions, respectivamente nas divisões "Super" e "Light".

No dia seguinte, Peppe não teve adversários, fazendo a melhor volta e ganhando pela divisão "Super" que teve Thiago Sala e Edgard Amaral fechando o segundo e terceiro lugares. Já na classe "Light", Carlos Dantas completou os 12 giros totais escoltado por Patrick Callmann e Marcelo Servidone.

Veio a segunda prova, no mesmo 12 de setembro, quando o grid foi formado pela inversão em "X" das posições entre os dez melhores da corrida anterior. Nessa prova, Alexandre Peppe Carlos Dantas novamente foram os vencedores, com Eber Gomes e Edgard Amaral chegando nas "P2" e "P3" pela "Super" e com Konrad Viehmann e Patrick Callmann ficando com o segundo e terceiro lugares na "Light"

Segunda rodada dupla

De novo dentro da programação do Campeonato Paulista de Automobilismo, a Copa Joy Chevrolet voltou a Interlagos nos dias 23 e 24 de outubro, com as sessões de Classificação terminando com Peppe outra vez assegurando a pole position da "Super", e Dantas outra vez assegurando a posição de honra na "Light".

Após bons "pegas", a primeira corrida de 23 de outubro terminou com Alexandre "Alê" Peppe ganhando mais uma pela "Super", seguido de Ricardo Cardosa e Edgard Amaral, enquanto na "Light", Alexandre "Xan" Canassa foi o ganhador ao receber a quadriculada à frente de Patrick Callmann e Carlos Dantas.

Na prova dois, que como previsto pelo Regulamento também começou com o grid invertido, Jefferson Gomes ganhou pela "Super" ao cruzar a linha de chegada à frente de Peppe e da dupla Thiago Sala/Aleandro Fortunato, enquanto na "Light" Patrick Callmann, Alexandre "Xan" Canassa e Gerson Lovato fecharam as três principais posições.

As chances nas decisões

Na programação deste final de semana (que incluirá a Grande Final do Brasileiro de Stock Car, e também as decisões dos títulos Stock Car Light e das Copas Truck e HD20), Alê Peppe chega como favorito ao título da "Super", divisão na qual também Edgard Amaral, Jefferson Gomes e Eber Gomes ainda têm chances, já que 40 pontos ainda estarão em jogo.

Pela "LIght", Carlos Alberto Dantas é quem reúne as maiores chances de título, mas com 40 pontos em jogo (20 pela vitória em cada uma das corridas), Patrick Calmann, Gerson Lovato, Alexandre Camassa, Allan Saleh e Marcelo Servidone completam a lista dos seis pilotos que também podem terminar 2020 como o melhor da temporada.

Programação da rodada final

Confira a programação da rodada final da primeira temporada da Copa Joy Chevrolet:

Sexta, 11 de dezembro
Das 10h30 ás 11h00 - Copa Joy - Treino único
Das 12h20 às 12h50 - Copa Joy - Classificatória
Prova 1
Às 15h15 - Abertura do Box
Às 15h25 - Fechamento do Box
Às 15h26 - Sinalização de 10 minutos
Às 15h31 - Placa de 5 Minutos Às 15h36 - Volta de Apresentação
Às 15h40 - Largada para 12 voltas ou 30 minutos (o que ocorrer primeiro)
Às 16h10 - Chegada
Às 16h15 - Pódio

Sábado, 12 de dezembro
Prova 2
Às 13h40 - Abertura do Box
Às 13h50 - Fechamento do Box
Às 13h52 - Placa de 5 Minutos
Às 13h54 - Placa de 3 Minutos
Às 13h57 - Volta de Apresentação
Às 14h00 - Largada para 12 voltas ou 30 minutos (o que ocorrer primeiro)
Às 14h30 - Chegada Às 14h35 - Pódio

A Copa Joy conta com o apoio da Chevrolet, Goodyear, YPF Lubrificantes, Hiper Freios, Pro Tune, Impacto Amortecedores, BR7 Marketing e do Portal High Speed Brazil.

Notícias

Página inicial