Motor On Line
Notícias-

Festa completa nas 12 Horas de Tarumã Salva Craft Beer
Reportagem: Imprensa Autódromo Tarumã
Foto: Dudu e Fábio Leal
Paulo Preto e Guto Rotta venceram o maior desafio do automobilismo gaúcho.

Depois do final emocionante e inesperado, a festa tomou conta dos boxes em Tarumã. A vitória consolidada durante a madrugada pela dupla do Chevrolet Celta #3 da XTreme Motorsports e confirmada em um ato inesperado após a bandeirada final tornou a edição 40 das 12 Horas de Tarumã inesquecível.

O calor, as inúmeras bandeiras amarelas devido aos acidentes de menores ou maiores montas foram apenas alguns dos percalços enfrentados. A falta da torcida nas arquibancadas foi sentida e muito por todos. A grande audiência na transmissão ao vivo nas redes sociais provou que nosso fã é único e especial, Tarumã sentiu muita falta de vocês. Tarumã é sim vivo e orgânico, composto de inúmeros membros, os pilotos, os carros, as equipes e os mecânicos e principalmente os fãs. Um destes membros que completam Tarumã estava longe, mas presente na alma de cada um dos demais. A corrida é dedicada a todos os nossos fãs.

A emoção da noite iniciou-se pouco antes da largada, com a homenagem feita a todos os amigos que nos deixaram neste ano. A largada, feita como sempre sob o espetáculo dos fogos de artifício deu início a talvez mais dura maratona da história da corrida. Ritmo alucinante, com tempos de volta semelhantes ao classificatório foram a tônica das horas iniciais das 12 Horas de 2020 ditadas pelo time pole-position, do Celta #819 de Ike Ramos, Buneder Brothers e Fernando Doval Jr. O ritmo só foi diminuir quando o sol começou a iluminar a reta de Tarumã e as posições já se consolidavam após problemas causarem o atraso de alguns times de ponta. Após uma luta insana pela liderança com o carro #111 de Thiago Messias/ Carlos Ewig e Nicolas Dall´agnol, Preto e Rotta assumem a liderança e remavam rumo a vitória de forma relativamente tranqüila após um acidente que afastou o carro #111 da disputa. Até que a imprevisibilidade do safety car começou a definir o final quente da corrida. A vantagem que era de mais de uma volta do time sobre os carros #461 (Celta - Fabiano Cardoso/ Thiago Tambasco e Maicon Roncen) e o #7 (Onix – Gustavo Ribeiro/ Kaki Andrade e Claitão Salcedo) se reduziu a apenas alguns segundos. A pressão do 461 sobre o 3, o toque a bandeirada e a punição correta definiram a vitória de um time que em 2019 tinha sido quase perfeito e que em 2020 foi perfeito. Guto Rotta com apenas 18 anos se torna uma das lendas que venceram as 12 Horas de Tarumã, enquanto que Paulo Preto finalmente cumpre sua promessa feita em entrevistas anteriores, que 2020 seria o seu ano.

Os três primeiros, chegaram com uma diferença inferior a 3s. (excetuando a punição de 20s imposta corretamente ao carro 461). Depois de 12 Horas de corrida três carros terem uma ínfima diferença desta magnitude prova que a fórmula é acertada e qualquer um dos 32 times inscritos poderia vencer. O pódio foi completado pelo time do Celta #44 de Luiz Carlos Ribeiro/ Rodrigo Ribas/ Michel Giusti na 4ª posição e o time do Onix #56 – Mauro Weck/ Érico Sommer/ Júlio Picolli e Alexandre Hoerlle na 5ª posição, times que por detalhe não chegaram na mesma volta dos 3 primeiros.

Salva Craft Beer, ABRO Lubrificantes, Digal/ Dunlop Pneus, Viemar Automotive, Toni Racing Parts, Plus Veículos, XTreme Motorsports, Hardware, Auto Avaliar, SUECA Rolamentos, Citron Autopeças e Pedro Pneus foram os parceiros do Automóvel Clube do Rio Grande do Sul na realização da 40ª 12 Horas de Tarumã. Agradecimento especial à Secretaria Estadual de Esporte e Lazer na pessoa do secretário Sr. Francisco Vargas que acompanhou a prova pessoalmente e deu a bandeirada final; e a Savarauto – Mercedes pelo apoio e fornecimento do Safety Car.

Quer saber como foi toda essa epopéia? Gruda no canal das 12 Horas de Tarumã no Youtube e Facebook e assista toda a transmissão da corrida! São mais de 18 horas no ar!youtube.com/12horasdetaruma

Que venha 2021!

Notícias

Página inicial