Motor On Line
Notícias-

Rally: Chile / Brasil / EUA e Polônia / Can-Am briga pelo Dakar entre UTVs
Reportagem: Christian Marxen / Maira Nascimento
Carbono AG Comunicação
Etapa foi disputada ao lado de belas paisagens próximas ao Mar Vermelho, na Arábia Saudita.

O Rally Dakar, principal competição off-road do planeta, está entrando na reta final. A decisão entre os UTVs deve mesmo ficar para os últimos momentos já que as duplas favoritas seguem na disputa com seus Can-Am Maverick X3. Neste ano, as maiores chances de título estão com representantes do Chile, EUA, Brasil ou Polônia já que todas as duplas do top-5.

Na nona etapa da competição, realizada nesta terça-feira, os chilenos Francisco "Chaleco" Lopez e Juan Pablo Vinagre da equipe South Racing Can-Am levaram a melhor e voltaram a vencer e reassumiram a liderança da geral dos UTVs, na Arábia Saudita.

"Foi uma etapa com muitas pedras e muita navegação. Ganhamos a etapa, mas temos mais três dias de competição. Ainda não tem nada definido e o importante é que estamos fazendo um grande trabalho. Estou muito contente e gostaria de agradecer o apoio de todos os chilenos", diz Chaleco, que completou a especial após 5 horas, 31 minutos e 41 segundos.

A etapa foi realizada em formato de laço na região de Neom, começando e terminando na mesma cidade. Foram 465 km de especial cronometrada e mais 114 km de deslocamento. O destaque do roteiro ficou por conta das bonitas paisagens próximas ao Mar Vermelho, região histórica do Oriente Médio.

Atual vice-líder da classificação acumulada, o navegador Gustavo Gugelmin e o piloto norte-americano Austin Jones, da equipe Monster Energy Can-Am, tiveram uma especial com muitos desafios, e lutaram bastante para segurar a ponta da geral. Mas, os imprevistos deixaram a dupla 12min25seg atrás dos dos chilenos.

"Foram dois pneus furados ao mesmo tempo no km 90, e tinha mais 350 de pedra, mas muita pedra, mesmo. Essa especial foi a mais difícil do Dakar até agora. Tivemos que ir muito devagar, não tinha mais pneu, depois que consertamos os primeiros, o terceiro também furou, então foram três no total", diz Gugelmin, que terminou a etapa fechando o top-10.

Os poloneses Aron Domzala e Maciej Marton, companheiros de equipe dos vice-líderes encerraram a terça-feira com a 7ª posição na etapa, e continuam na disputa pelo título com o 3º lugar na geral, 38min03 seg atrás dos chilenos.

A dupla Reinaldo Varela e Maykel Justo, também da equipe Monster Energy Can-Am subiram para a 5ª colocação na classificação geral acumulada entre os UTVs. Os brasileiros tiveram um dia competitivo, e finalizaram a etapa como os melhores da equipe com pouco mais de 25min de diferença para os líderes.

"A trilha tinha as maiores pedras que vimos até agora. Foi um problema realmente grande. Havia momentos, em que para conseguir passar pelo trecho, a gente não sabia o que fazer. Certamente, o índice de quebras nesta terça-feira foi muito alto. Muitos competidores também tiveram muitos pneus furados. As extremidades dessas pedras funcionam como lâminas enquanto os pneus giram em alta velocidade em cima delas. Dependendo de como você passa, não tem escapatória", diz Varela, que foi campeão do Dakar em 2018.

A 10ª etapa do Dakar será disputada nesta quarta-feira com 342 km de especiais e mais 241 km de deslocamento, totalizando 583 km de percurso.

Confira a classificação preliminar na categoria UTV, do 9º dia de prova e o resultado geral acumulado do Dakar 2021:

9º dia – 12 de janeiro:
1º) Francisco "Chaleco" Lopez (Chile) / Juan Pablo Vinagre (Chile), Can-Am Maverick XRS Turbo – 5h31min41seg
2º) Khalifa Al Attiyah (Qatar) / Paolo Ceci (Itália), Can-Am XRS Turbo / + 11min34seg
3º) Marek Goczal (Polônia) / Rafal Marton (Polônia), Can-Am XRS Turbo / + 21min46seg
4º) José Antonio Hinojo Lopez (Espanha) / Diego Ortega Gil (Espanha), Can-Am Maverick X3 Turbo / + 21min55seg
5º) Reinaldo Varela (Brasil) / Maykel Justo (Brasil), Can-Am Maverick XRS Turbo / +25min36seg
6º) Wayne Matlock (EUA) / Sam Hayes (EUA), Polaris RZR Turbo / + 27min07seg
7º) Aron Domzala (Polônia) / Maciej Marton (Polônia), Can-Am Maverick X3 / + 27min23seg
8º) Michal Goczal (Polônia) / Szymon Gospodarczyk(Polônia), Can-Am Maverick XRS / + 30min45seg
9º) Kees Koolen (Holanda) / Jurgen Van Den Goorbergh (Holanda), Can-Am XRS Turbo / +31min27seg
10) Austin Jones (EUA) / Gustavo Gugelmin (Brasil), Can-Am Maverick XRS Turbo / +33min16seg

Resultado Acumulado após 9 etapas:

1º) Francisco "Chaleco" Lopez (Chile) / Juan Pablo Vinagre (Chile), Can-Am Maverick XRS Turbo - 42h05min20seg
2º) Austin Jones (EUA) / Gustavo Gugelmin (Brasil), Can-Am Maverick XRS Turbo / +12min25seg
3º) Aron Domzala (Polônia) / Maciej Marton (Polônia), Can-Am Maverick X3 / +38min03seg
4º) Michal Goczal (Polônia) / Szymon Gospodarczyk(Polônia), Can-Am Maverick XRS / + 1h03min30seg
5º) Reinaldo Varela (Brasil) / Maykel Justo (Brasil), Can-Am Maverick XRS Turbo / +1h23min40seg
6º) José Antonio Hinojo Lopez (Espanha) / Diego Ortega Gil (Espanha), Can-Am Maverick X3 Turbo / + 2h23min58seg
7º) Kees Koolen (Holanda) / Jurgen Van Den Goorbergh (Holanda), Can-Am XRS Turbo – +3h24min14seg
8º) Saleh Alsaif (Arábia Saudita) / Oriol Vidal Montijano (Espanha), Can-Am Maverick X3T3PRO Turbo / +3h50min14seg
9º) Marek Goczal (Polônia) / Rafal Marton (Polônia), Can-Am XRS Turbo / + 4h06min20seg
10º) Khalifa Al Attiyah (Qatar) / Paolo Ceci (Itália), Can-Am XRS Turbo / + 4h28min19seg

Sobre a BRP

A BRP é líder global no segmento de veículos motorizados esportivos, sistemas de propulsão e embarcações construídos em mais de 75 anos de capacidade inventiva e engenharia de ponta, e foco intensivo no consumidor. O portfólio do grupo canadense é formado por produtos e marcas líderes de mercado, o que inclui as motos de neve Ski-Doo e Lynx, as motos aquáticas Sea-Doo, os veículos on-road e off-road Can-Am, os barcos Alumacraft, Manitou, Quintrex, Stacer e Savage, e os sistemas de propulsão marítima Evinrude e Rotax, bem como os motores Rotax para karts, motocicletas e aeronaves recreativas. A BRP apresenta como apoio a sua linha de produtos o suporte completo em peças, acessórios e vestuário, para aprimorar ainda mais a experiência de condução.

Com vendas anuais de US$ 6,1 bilhões em mais de 120 países, o grupo conta com força de trabalho global composta por cerca de 12,6 mil pessoas. No Brasil, a empresa possui ampla cobertura nacional com 71 revendedores em todas as regiões, capacitados a proporcionar a melhor experiência aos clientes na venda de veículos, peças, acessórios e serviços.

Notícias

Página inicial