Motor On Line
Notícias-

Stock Car: Shell abre 1º dia com os três carros entre os 15 primeiros
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: José Mário Dias
Ricardo Zonta crava o sexto tempo a três décimos do líder, com Átila Abreu colocando a estreante Shell V-Power na 10ª posição e Galid Osman em 13º.

A espera enfim acabou.

Depois de 131 dias de motores desligados, os carros e pilotos da Shell na Stock Car puderam acelerar suas máquinas para começar a temporada de 2021.

Os pilotos não andavam desde o encerramento da temporada de 2020 e a ansiedade era grande por parte de todos os presentes em Goiânia para ver os bólidos na pista pela primeira vez.

Os três integrantes do time Shell mostraram que podem sonhar com bons desempenhos na temporada de 2021. Ao final do treino extra garantido pela organização da Stock Car, os três carros vermelhos figuravam entre os 15 mais bem colocados, sendo dois deles dentro do top10

Ricardo Zonta novamente tem o carro #10 preparado pela Shell-RCM. O vencedor de 2020 no traçado goiano começou a temporada andando próximo dos líderes. Zonta cravou o sexto melhor tempo do treino, ficando atrás do melhor piloto por apenas três décimos.

Zonta e o #10 da Shell foram o melhor dos Corolla em um treino dominado pelas máquinas da Chevrolet. Apenas três dos 15 primeiros guiavam carros da montadora japonesa.

Acelerando suas máquinas pela primeira vez na história, Átila Abreu e Galid Osman colocaram os carros da Shell V-Power Pole Motorsports, preparados pelo experiente engenheiro Joselmo Barcik, o Polenta na pista para testarem seu desempenho. Iniciando sua 14ª temporada na categoria, Átila Abreu espera dar a volta por cima depois de um 2020 apagado e já começou a nova temporada andando onde está acostumado. Abreu registrou o 10 melhor tempo no primeiro dia de atividades, andando a menos de cinco décimos da primeira posição. Galid Osman por sua vez terminou o dia de atividades colocando o #28 da Shell na 13ª posição, ainda dentro do mesmo segundo que o líder Gaetano de Mauro registrou.

Galid saiu para a pista no primeiro grupo que registrou voltas rápidas, o piloto foi o quarto melhor entre os carros que saíram junto com ele para o traçado do Autódromo Internacional de Goiânia. Zonta e Átila Abreu aceleraram em um momento em que a pista não estava tão quente, por tanto conseguiram tirar um melhor desempenho de suas máquinas no treino extra organizado pela categoria.

Os três carros voltam para a pista no sábado para treinos livres e qualificação para as corridas de domingo. O início de atividades está previsto para às 09h25 com o primeiro dos treinos livres. Os pilotos definem a ordem de largada a partir das 15h05 no horário de Brasília. A largada da primeira corrida da temporada está marcada para às 15h10 de domingo, com transmissão ao vivo pela Band e Sportv, além dos canais digitais da Stock Car.

O que eles disseram:

“Foi um dia muito positivo, os dois carros se comportaram super bem. Tirando o probleminha elétrico que tive no shakedown, que foi de fácil resolução, os dois carros se comportaram super bem na pista. Conseguimos trabalhar bem para melhorar o acerto do carro, ambos os carros andaram muito próximos e as características reportadas por mim e pelo Galid foram parecidas, o que facilita o trabalho da equipe. E falando neles, só tenho que agradecer todos os profissionais que trabalharam de forma incessante nos últimos quatro meses para podermos colocar o carro na pista. Resumindo tudo, o carro está muito bom, consegui evoluir em aspectos que o carro de 2020 não me permitia e agora vamos atrás dos ajustes finos para ter o melhor carro possível no quali e nas corridas.”

Átila Abreu

“Fui para a pista em um momento mais quente, já imaginava que isso aconteceria. Muito feliz com o resultado e com a equipe, andamos sempre na frente dentro do grupo e o carro entregou aquilo que esperávamos dele. Agora vamos sentar para entender junto com a equipe onde podemos melhorar para ter o melhor desempenho amanhã.”

Galid Osman

“Feliz em acelerar de novo o carro da Stock Car. Apesar dos treinos de kart, não é a mesma coisa que acelerar o Stock. Foi um bom treino para relembrar tudo, são quatro meses sem guiar o carro. Volto em 2021 a trabalhar com o Marcos, meu engenheiro de outras equipes onde ganhamos diversas corridas. Do ano passado para esse fizemos algumas mudanças no meu carro que foi um dos dois únicos Corolla a andar no top10 e o melhor carro da marca no treino de hoje. Me preocupa isso pela equalização dos carros, em ver tantos 12 Cruize nos 15 primeiros e apenas 3 Corolla. Tirando isso estou muito feliz com o sexto tempo no dia e animado com a volta.”

Ricardo Zonta

Confira a programação da Stock Car em Goiânia:

Sábado, 24 de abril
9h25 – Treino livre 1
12h25 – Treino livre 2
15h05 – Classificação

Domingo, 25 de abril
15h10 – Corrida 1
15h43 – Corrida 2

Sobre a Raízen:

A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, 4,2 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

Projeto Time KGV - Stock Car, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 58000.011486/2018-29

Notícias

Página inicial