Motor On Line
Notícias-

Stock Car: por 5 milésimos Casagrande tira presente de Khodair e faz pole
Reportagem: Cleber Bernuci / Roberta Duarte
Foto: Cleber Bernuci
P1 Media Relations
Na Stock Car, paranaense marcou sua primeira pole position no ano - a quarta da carreira - ao superar o tempo de Allam Khodair, um dos aniversariantes do dia.

Em Goiânia, na abertura da temporada 2021 da Stock Car Pro Series, Cacá Bueno marcou a pole position com um tempo de volta apenas cinco milésimos de segundo mais rápido que Daniel Serra, que largou em segundo. E na tarde deste sábado (15) no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, novamente os míseros cinco milésimos de segundo fizeram o mesmo papel, o de separar a pole position do segundo colocado.

Desta vez, a honra coube ao paranaense Gabriel Casagrande, da equipe A.Mattheis Vogel, que "roubou" o presente do aniversariante do dia, Allam Khodair, da Blau Motorsport, que completa 40 anos de idade neste sábado – assim como Sérgio Jimenez, que completa 37 anos.

Interlagos se apresentou com tempo nublado, mas o sol aos poucos foi aparecendo. Entretanto, o frio característico da região persistiu: 19 graus de temperatura ambiente e 26,8ºC no asfalto.

Depois de dois treinos livres realizados pela manhã – nos quais o piloto do Chevrolet Cruze #83 foi 20º no primeiro e sétimo na segunda sessão -, Casagrande se apresentou como um dos postulantes à pole ao marcar o melhor tempo na primeira fase da tomada de tempos. Ele repetiu a dose no Q2, que definiu os seis pilotos da parte final (junto de Khodair, Daniel Serra, Thiago Camilo, Rubens Barrichello e Diego Nunes), e no final do Q3 marcou 1min39s800, contra 1min39s805 de Allam Khodair.

Diego Nunes fez o terceiro melhor tempo, seguido por Serra, Camillo e Barrichello. Marcos Gomes, Cesar Ramos, Ricardo Zonta e Bruno Baptista completam os dez primeiros do grid de largada.

A transmissão da segunda etapa da Stock Car Pro Series acontece ao vivo a partir das 11 horas pelos canais Band, SporTV2 e pelos canais oficiais da Stock Car e AutoVídeos no YouTube.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Fala, piloto!

"Sinceramente, eu não esperava a pole. Mas depois de ter sido o mais rápido no Q1, eu comecei a acreditar mais na possibilidade. Tem um monte de gente rápida aqui. A Stock Car é uma das categorias mais competitivas do mundo. Estou muito contente com a pole, porque é até mais difícil que a vitória, já que no sábado é quando todo mundo está dando o máximo do máximo para ter o melhor tempo. Muito feliz por estar em Interlagos, já que não pude estar aqui no ano passado, então a ideia é aproveitar e amanhã trazer mais um troféu ou uma grande quantidade de pontos, que é o objetivo principal".

(Gabriel Casagrande, A.Mattheis Vogel, Chevrolet Cruze, #83)

A pista de Interlagos na ótica da FRAS-LE & FREMAX

"Com 4.309 metros de extensão e seu trajeto anti-horário, Interlagos possui alguns dos mais famosos e desafiantes traçados do automobilismo mundial, com 13 curvas e um desnível de 56 metros no ponto mais alto (curva do S do Senna) e o mais baixo na Curva do Lago ao final da Reta Oposta. Além de uma frenagem bastante forte no final da reta dos boxes entrando na curva do S do Senna".

(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)

Grid de largada – Interlagos – 2ª etapa

Q3
1 Gabriel Casagrande (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze), 1:39.800
2 Allam Khodair (Blau Motorsport/Cruze), 1:39.805 a 0.005
3 Diego Nunes (Blau Motorsport/Cruze), 1:39.999 a 0.199
4 Daniel Serra (Eurofarma-RC/Cruze), 1:40.028 a 0.228
5 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Corolla), 1:40.125 a 0.325
6 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Corolla), 1:40.157 a 0.357
Q2
7 Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Cruze), 1:40.011
8 Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Corolla), 1:40.019 a 0.396
9 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Corolla), 1:40.110 a 0.487
10 Bruno Baptista (RCM Motorsport/Corolla), 1:40.142 a 0.519
11 Beto Monteiro (Crown Racing/Cruze), 1:40.190 a 0.567
12 Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Cruze), 1:40.223 a 0.600
13 Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Corolla), 1:40.234 a 0.611
14 Átila Abreu (Shell V-Power/Cruze), 1:40.235 a 0.612
15 Cacá Bueno (Crown Racing/Cruze), 1:40.251 a 0.628
Q1
16 Galid Osman (Shell V-Power/Cruze), 1:40.165
17 Pedro Cardoso (KTF Racing/Cruze), 1:40.189 a 0.693
18 Félix da Costa (Eurofarma-RC/Cruze), 1:40.254 a 0.758
19 Guga Lima (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze), 1:40.343 a 0.847
20 Felipe Lapenna (Hot Car Competições/Cruze), 1:40.351 a 0.855
21 Christian Hahn (Blau Motorsport II/Cruze), 1:40.382 a 0.886
22 Sergio Jimenez (MX Piquet Sports/Corolla), 1:40.437 a 0.941
23 Felipe Massa (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze), 1:40.449 a 0.953
24 Matias Rossi (Full Time Sports/Corolla), 1:40.502 a 1.006
25 Julio Campos (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze), 1:40.509 a 1.013
26 Lucas Foresti (KTF Sports/Cruze), 1:40.607 a 1.111
27 Gaetano di Mauro (KTF Racing/Cruze), 1:40.634 a 1.138
28 Tony Kanaan (Full Time Bassani/Corolla), 1:40.748 a 1.252
29 Nelson Piquet Jr (MX Piquet Sports/Corolla), 1:41.009 a 1.513
30 Gustavo Frigotto (RKL Competições/Cruze), 1:41.134 a 1.638
31 Guilherme Salas (KTF Sports/Cruze), 1:42.792 a 3.296
32 Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Cruze), 1:42.866 a 3.370

2ª Etapa – Stock Car Pro Series 2021

SÃO PAULO (SP)
Autódromo Internacional José Carlos Pace
INTERLAGOS
Extensão: 4.309 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 13 (4 à direita e 9 à esquerda)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):

Abrasividade do asfalto: 4
Força lateral: 4
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro direito

Inauguração: 1940
Previsão climática: Mínima de 15ºC e Máxima de 21ºC, podendo ocorrer episódios de chuva no decorrer do dia
Vencedores em 2020: Nelsinho Piquet, Ricardo Zonta e Ricardo Maurício.
*O Autódromo de Interlagos recebeu a segunda e terceira etapa da temporada 2020 da Stock Car, mais a final.

Programação da etapa:

Domingo, 16 de maio
11h15: Stock Car (Corrida 1 – 30 minutos + 1 volta)
11h50: Stock Car (Corrida 2 – 30 minutos + 1 volta)
13h15: Stock Light (Corrida 2 – 30 minutos + 1 volta)

Vencedores até o momento na temporada:

Goiânia: Daniel Serra e Ricardo Maurício

Classificação do campeonato, após a primeira etapa (Top-10):

1. Daniel Serra – 44 pontos
2. Gaetano di Mauro - 34
3. Cesar Ramos - 32
4. Bruno Baptista - 31
5. Átila Abreu - 30
6. Thiago Camilo - 30
7. Denis Navarro - 30
8. Cacá Bueno - 29
9. Ricardo Maurício - 29
10. Gabriel Casagrande - 26

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

Notícias

Página inicial