Motor On Line
Notícias-

Stock Car: econômico Casagrande é o mais rápido do dia em Mogi Guaçu
Reportagem: Cleber Bernuci / Roberta Duarte
Foto: Cleber Bernuci
P1 Media Relations
Treinos livres para a 3ª e 4ª etapas da temporada 2021, no circuito do Velocitta, foram realizados nesta sexta-feira (18).

Com uma boa dose de equilíbrio, a Stock Car Pro Series iniciou os trabalhos para a terceira e quarta etapas da temporada 2021 com os dois primeiros treinos livres, realizados nesta sexta-feira (18) no circuito do Velocitta, em Mogi Guaçu (SP). Recuperado da Covid-19, que o obrigou a se ausentar da etapa de Interlagos, há pouco mais de um mês, Ricardo Maurício foi o mais veloz da primeira sessão. Já o econômico Gabriel Casagrande fez a volta mais rápida do segundo treino livre.

A sessão inicial foi equilibrada. Apenas 95 milésimos de segundo (0s095) separaram os três mais rápidos – Ricardo Maurício, Rubens Barrichello e Galid Osman – enquanto 24 dos 32 pilotos do grid ficaram dentro do mesmo segundo do tempo de volta em relação ao líder, que fez 1min31s679 em sua melhor passagem.

No segundo treino livre, Gabriel Casagrande desequilibrou ao marcar 1min31s219, colocando 0s307 sobre Julio Campos e 0s523 sobre Galid Osman, que repetiu o terceiro lugar da primeira sessão.

Em um final de semana de rodada dupla da Stock Car, o sábado (19) reserva a classificação às 10 horas e a primeira corrida começando às 13h10; a segunda prova larga às 13h50. No domingo (20) a quarta etapa tem a classificação programada para definir o grid às 9h10 e as provas começando a partir das 13h10. As corridas têm transmissão dos canais Band, SporTV, YouTube oficial da Stock Car, Motorsport TV e AutoVídeos.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Fala, piloto!

"A gente começou o dia com pneus bem velhos, bastante desgastados e sabíamos que ficaríamos para trás (foi 12º na primeira sessão), mas preparando o carro para reagir com pneus mais novos. Reagiu como eu esperava. Foi uma volta muito boa, do jeito que eu esperava. Só usei esse jogo de pneus para dar essa volta e já guardamos para usar em outra etapa. Foi um treino do jeito que eu esperava, e agora é torcer para o carro estar bom também amanhã para podermos brigar de novo pela pole position".
(Gabriel Casagrande, Vogel-A.Mattheis, Chevrolet Cruze #83)
1º colocado no 2º treino livre (melhor tempo do dia)

Fala, piloto!

"O dia foi positivo, lembrando que estamos sem peso e isso deve ajudar a recuperar a pontuação. Eu ainda sinto um pouco de falta de ar, não estou 100% na parte física. Estou bem, mas, gostaria de estar melhor, eu ainda fico ofegante. Vamos ver amanhã, porque será uma hora de corrida direto, mas, vou descansar, me hidratar bem e torcer para dar tudo certo".
(Ricardo Maurício, Eurofarma-RC, Chevrolet Cruze #90)
1º colocado do 1º treino livre

Resultado do 1º Treino Livre:

1 Ricardo Mauricio (Eurofarma-RC/Cruze), 1:31.679
2 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Corolla), 1:31.748 a 0.069
3 Galid Osman (Shell V-Power/Cruze), 1:31.774 a 0.095
4 Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Cruze), 1:31.827 a 0.148
5 Sergio Jimenez (MX Piquet Sports/Corolla), 1:31.903 a 0.224
6 Guilherme Salas (KTF Sports/Cruze), 1:31.950 a 0.271
7 Cacá Bueno (Crown Racing/Cruze), 1:31.955 a 0.276
8 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Corolla), 1:32.030 a 0.351
9 Lucas Foresti (KTF Sports/Cruze), 1:32.058 a 0.379
10 Daniel Serra (Eurofarma-RC/Cruze), 1:32.065 a 0.386
11 Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Cruze), 1:32.136 a 0.457
12 Gabriel Casagrande (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze), 1:32.154 a 0.475
13 Julio Campos (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze), 1:32.186 a 0.507
14 Pedro Cardoso (KTF Racing/Cruze), 1:32.261 a 0.582
15 Allam Khodair (Blau Motorsport/Cruze), 1:32.279 a 0.600
16 Matias Rossi (Full Time Sports/Corolla), 1:32.280 a 0.601
17 Átila Abreu (Shell V-Power/Cruze), 1:32.283 a 0.604
18 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Corolla), 1:32.365 a 0.686
19 Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Corolla), 1:32.409 a 0.730
20 Nelson Piquet Jr (MX Piquet Sports/Corolla), 1:32.451 a 0.772
21 Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Corolla), 1:32.481 a 0.802
22 Diego Nunes (Blau Motorsport/Cruze), 1:32.562 a 0.883
23 Felipe Lapenna (Hot Car Competições/Cruze), 1:32.592 a 0.913
24 Felipe Massa (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze), 1:32.607 a 0.928
25 Bruno Baptista (RCM Motorsport/Corolla), 1:32.707 a 1.028
26 Guga Lima (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze), 1:32.741 a 1.062
27 Gaetano di Mauro (KTF Racing/Cruze), 1:32.824 a 1.145
28 Tony Kanaan (Full Time Bassani/Corolla), 1:33.491 a 1.812
29 Christian Hahn (Blau Motorsport II/Cruze), 1:33.507 a 1.828
30 Gustavo Frigotto (RKL Competições/Cruze), 1:34.125 a 2.446
31 Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Cruze), 1:34.821 a 3.142
32 Beto Monteiro (Crown Racing/Cruze), Sem Tempo

Resultado do 2º Treino Livre:

1 Gabriel Casagrande (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze), 1:31.219
2 Julio Campos (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze), 1:31.526 a 0.307
3 Galid Osman (Shell V-Power/Cruze), 1:31.742 a 0.523
4 Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Cruze), 1:31.767 a 0.548
5 Diego Nunes (Blau Motorsport/Cruze), 1:31.874 a 0.655
6 Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Cruze), 1:31.875 a 0.656
7 Matias Rossi (Full Time Sports/Corolla), 1:31.919 a 0.700
8 Bruno Baptista (RCM Motorsport/Corolla), 1:31.961 a 0.742
9 Sergio Jimenez (MX Piquet Sports/Corolla), 1:31.965 a 0.746
10 Beto Monteiro (Crown Racing/Cruze), 1:31.980 a 0.761
11 Ricardo Mauricio (Eurofarma-RC/Cruze), 1:32.037 a 0.818
12 Guilherme Salas (KTF Sports/Cruze), 1:32.041 a 0.822
13 Nelson Piquet Jr (MX Piquet Sports/Corolla), 1:32.078 a 0.859
14 Felipe Massa (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze), 1:32.102 a 0.883
15 Allam Khodair (Blau Motorsport/Cruze), 1:32.126 a 0.907
16 Gaetano di Mauro (KTF Racing/Cruze), 1:32.136 a 0.917
17 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Corolla), 1:32.172 a 0.953
18 Cacá Bueno (Crown Racing/Cruze), 1:32.311 a 1.092
19 Felipe Lapenna (Hot Car Competições/Cruze), 1:32.316 a 1.097
20 Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Corolla), 1:32.335 a 1.116
21 Guga Lima (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze), 1:32.343 a 1.124
22 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Corolla), 1:32.343 a 1.124
23 Átila Abreu (Shell V-Power/Cruze), 1:32.360 a 1.141
24 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Corolla), 1:32.366 a 1.147
25 Daniel Serra (Eurofarma-RC/Cruze), 01:32.454 a 1.235
26 Pedro Cardoso (KTF Racing/Cruze), 1:32.464 a 1.245
27 Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Corolla), 1:32.498 a 1.279
28 Lucas Foresti (KTF Sports/Cruze), 1:32.662 a 1.443
29 Christian Hahn (Blau Motorsport II/Cruze), 1:32.882 a 1.663
30 Tony Kanaan (Full Time Bassani/Corolla), 1:33.077 a 1.858
31 Gustavo Frigotto (RKL Competições/Cruze), 1:33.999 a 2.780
32 Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Cruze), 1:34.549 a 3.330

A pista do Velocitta na ótica da FRAS-LE & FREMAX

"O Velocitta tem uma belíssima estrutura e asfalto excelente. Seu traçado com 12 curvas e um bom mix de subidas e descidas. As freadas tornam-se mais técnicas e fortes nas descidas para que o piloto mantenha a trajetória correta e não perca tempo nas curvas. E devido ao fato de ser um traçado com retas curtas, os freios são ainda mais exigidos por haver menos tempo para refrigeração durante a volta, a qual se passa quase ¼ do tempo freando".
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)

Classificação do campeonato (Top-10)

1. Daniel Serra, 71 pontos
2. Bruno Baptista, 69
3. Cesar Ramos, 60
4. Átila Abreu, 60
5. Gabriel Casagrande, 56
6. Denis Navarro, 55
7. Guilherme Salas, 47
8. Cacá Bueno, 45
9. Thiago Camilo, 45
9. Galid Osman, 42

3ª e 4ª Etapas – Stock Car Pro Series 2021

MOGI GUAÇU (SP)
Autódromo Velocitta
Extensão: 3.438 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 12 (4 à direita e 8 à esquerda)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):

Abrasividade do asfalto: 3
Força lateral: 2
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro direito

Inauguração: 16 de junho de 2012
Previsão climática: Majoritariamente ensolarado, com algumas nuvens e baixa possibilidade de chuva. Temperaturas variando entre 10 e 24ºC.
Pole positions em 2020: Julio Campos, 1min31s887
Vencedores em 2020: Julio Campos e Diego Nunes

Pilotos que já venceram em 2021

Goiânia: Daniel Serra e Ricardo Maurício
Interlagos: Gabriel Casagrande e António Félix da Costa

Programação da Stock Car no Velocitta:

Sábado, 19 de junho (3ª etapa)
Warmup: 9h25 – 9h35
Classificatório: 10h00 – 10h45
Corrida 1: 13h10
Corrida 2: 13h50

Domingo, 20 de junho (4ª etapa)
Warmup: 8h30 – 8h40
Classificatório: 9h10 – 9h55
Corrida 1: 13h10
Corrida 2: 13h50

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de 67 anos e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

A Fras-le, seja através das suas aquisições ou no desenvolvimento de materiais mais inteligentes (mais leves, eficientes e com materiais primas mais sustentáveis) tem construído uma plataforma cada vez mais diversa, de itens fricção e não fricção, estando atenta aos movimentos e necessidades do mercado global.

Notícias

Página inicial