Motor On Line
Notícias-

Marques e Dirani vencem a terceira etapa da Copa Truck em Cascavel
Reportagem: Cleber Bernuci / Helen Kaipper
Foto: Vanderley Soares
P1 Media Relations
Provas disputadas em um sábado que começou encoberto por densa neblina, mas que depois deu espaço ao céu aberto. Domingo reserva mais emoções, agora pela quarta etapa da temporada.

A Copa Truck teve um sábado bastante movimentado no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR), com a realização da terceira etapa da temporada. O circuito cascavelense recebe amanhã a etapa de número quatro. Um dia que começou com uma densa neblina que demorou a se dispersar – o que acabou inclusive adiando a sessão de definição do grid de largada -, mas que depois teve sol e temperaturas na casa dos 18 graus.

A pole position foi de Wellington Cirino com o tempo de 1min20s273, com o atual campeão Beto Monteiro largando em segundo. A vitória na primeira prova ficou com André Marques, companheiro de equipe de Cirino, que logo no começo subiu à segunda posição e nas voltas finais conseguiu uma ultrapassagem para vencer pela segunda vez na temporada e garantir uma dobradinha Mercedes-Benz. A trinca no pódio foi completada por Danilo Dirani.

Com a inversão dos oito primeiros colocados no grid da segunda corrida, foi Felipe Giaffone que largou na frente com o truck da Iveco. Resistindo bravamente aos ataques do Mercedes de Danilo Dirani, parecia que o experiente piloto conseguiria segurar o adversário, mas Dirani conseguiu a ultrapassagem para vencer pela primeira vez em três anos – a última havia sido em 2018. Giaffone terminou em segundo com Beto Monteiro fechando na terceira posição.

O domingo (18) reserva mais uma sessão de classificação, prevista para as 8h50, e a largada para a primeira das duas corridas válidas pela quarta etapa, a partir das 14h50, com transmissão ao vivo de Band, SporTV2 e YouTube oficial da Copa Truck.

A Fras-le, maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e um dos líderes mundiais, é a fornecedora oficial de pastilhas de freio para a Copa Truck, proporcionando eficiência e segurança nas frenagens dos caminhões mais rápidos do planeta.

Fala, piloto!

"É um ano em que estamos muito focados no campeonato, então toda vitória é sempre bem-vinda e nos deixa muito felizes. Larguei em segundo, fiquei atrás do Cirino e abrimos alguma vantagem para o terceiro colocado. Em dado momento, vi uma oportunidade e arrisquei a ultrapassagem na curva do Bacião e deu tudo certo. Agora é voltar amanhã para tentar tudo de novo".
(André Marques, AM Motorsport, Mercedes-Benz #77)
Vencedor da Corrida 1

Fala, piloto!

"A vitória veio! Depois de duas primeiras etapas em Goiânia e Interlagos, em que não consegui participar das provas, aqui foi o começo da temporada para mim. Ontem estudamos muito! Conseguimos um sexto lugar na classificação, onde sabíamos que tínhamos um caminhão muito competitivo para a corrida e eu acreditava em pódio, mas não em terminar entre os três a primeira e vencer a segunda. Hoje, realmente, foi para lavar a alma! Só agradecer a equipe por esse grande trabalho. Vamos concentrar para amanhã fazermos mais um grande trabalho".
(Danilo Dirani, PP Motorsport, Mercedes-Benz #28)
Vencedor da Corrida 2

A pista de Cascavel na ótica da FRAS-LE

"Em uma pista com curvas de raios longos que permitem desenvolver altíssimas velocidades, a refrigeração dos freios é mais eficiente, além das próprias características do traçado exigirem menos do sistema como um todo. Duas curvas trarão certamente grandes emoções e desafio aos pilotos durante a prova, com grande destaque a curva do Bacião, onde os pilotos buscarão o limite para realizar a frenagem em busca de boas ultrapassagens, e também a curva 8, que leva à reta principal. O grande desafio para a Fras-le é desenvolver um material de atrito capaz de adaptar-se em condições não somente de extrema exigência e altas temperaturas, mas também em condições menos exigentes e com temperaturas de trabalho mais brandas, como é o exemplo do circuito de Cascavel".
(Roger Lusa dos Santos, Engenheiro de Aplicação da Fras-le)

Copa Truck 3ª etapa - Resultado extra-oficial da Corrida 1 (Top-10):

1. 77 André Marques (Mercedes-Benz)
2. 6 Wellington Cirino (Mercedes-Benz)
3. 28 Danilo Dirani (Mercedes-Benz)
4. 15. Roberval Andrade (Volkswagen)
5. 88 Beto Monteiro (Volkswagen)
6. 55 Paulo Salustiano (Volkswagen)
7. 2 Valmir Benavides (Iveco)
8. 4 Felipe Giaffone (Iveco)
9. 99 Luiz Lopes (Iveco)
10. 90 Giuliano Losacco (Mercedes-Benz)

Resultado extra-oficial da Corrida 2 (Top-10):

1. 28 Danilo Dirani (Mercedes-Benz)
2. 4 Felipe Giaffone (Iveco)
3. 88 Beto Monteiro (Volkswagen)
4. 55 Paulo Salustiano (Volkswagen)
5. 6 Wellington Cirino (Mercedes-Benz)
6. 15 Roberval Andrade (Volkswagen)
7. 2 Valmir Benavides (Iveco)
8. 77 André Marques (Mercedes-Benz)
9. 57 Felipe Tozzo (Iveco)
10. 5 Adalberto Jardim (Protótipo)

3ª e 4ª Etapa – Copa Truck 2021

Cascavel (PR)
Autódromo Internacional Zilmar Beux
Extensão: 3.058 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 8 (2 à direita e 6 à esquerda)

Inauguração: 7 de agosto de 1970
Previsão climática: Tempo ensolarado; mínima de 2ºC e máxima de 12ºC
Pole positions em 2020: Wellington Cirino (MB) e Leandro Totti (MB)
Vencedores em 2020: Wellington Cirino (MB), Beto Monteiro (VW) e Valdeno Brito (MB)

Programação da etapa:

Domingo, 27 de junho
08h00 – Warm-up
08h50 – Classificação (4ª etapa)
14h50 – Largada Corrida 1 (4ª etapa)
15h30 – Largada Corrida 2 (4ª etapa)

Vencedores até o momento na temporada:

Goiânia: Felipe Giaffone (Iveco) e André Marques (Mercedes)
Interlagos: Wellington Cirino (Mercedes) e Paulo Salustiano (Volkswagen)
Cascavel: André Marques (Mercedes) e Danilo Dirani (Mercedes)

Calendário Copa Truck 2021

23/05: Goiânia (GO)
27/06: Interlagos (SP)
17 e 18/07: Cascavel (PR)
15/08: Tarumã (RS)
04 e 05/09: Curitiba (PR)
03/10: Potenza (MG)/ou outro local
05/12: Curitiba (PR)

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de 67 anos e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

A Fras-le, seja através das suas aquisições ou no desenvolvimento de materiais mais inteligentes (mais leves, eficientes e com materiais primas mais sustentáveis) tem construído uma plataforma cada vez mais diversa, de itens fricção e não fricção, estando atenta aos movimentos e necessidades do mercado global.

Notícias

Página inicial