Motor On Line
Notícias-

Stock Car: fim de semana de mudanças Ricardo Maurício faz a pole em Curitiba
Reportagem: Cleber Bernuci / Roberta Duarte
Foto: Vanderley Soares
P1 Media Relations
Piloto da Eurofarma-RC marcou 1min20s515 e comandou a dobradinha da equipe tendo o líder do campeonato Daniel Serra na segunda posição.

Ricardo Maurício larga na frente na sexta etapa da temporada 2021 da Stock Car Pro Series, que acontece neste domingo (1) em Curitiba. A cidade, que amanheceu com -1ºC, teve dia ensolarado para as atividades preparatórias e a definição do grid de largada. Maurício marcou 1min20s515 e colocou 0s112 sobre seu companheiro de equipe na Eurofarma-RC e líder do campeonato, Daniel Serra.

O piloto do carro #90 se mostrou, de certa forma, aliviado depois dos obstáculos enfrentados na temporada em que defende o título de 2020. Uma punição na primeira etapa, o fato de ter perdido a corrida de Interlagos por ter sido infectado com o Covid-19 e neste sábado (31) o que ele considerou "um trabalho impecável" de sua equipe. Com os dois pontos conquistados com a pole, Ricardo Maurício soma 82 e aparece na 13ª colocação no campeonato.

No Q3, fecharam os seis primeiros Gabriel Casagrande, que sai da terceira posição, Cesar Ramos, Galid Osman e Bruno Baptista. Marcos Gomes, Julio Campos, Rubens Barrichello e Cacá Bueno completam o top-10.

As provas deste domingo (1) têm largada a partir das 13h10 e a transmissão, ao vivo, é dos canais Band, SporTV2 e no YouTube oficial da Stock Car, além do Motorsport.TV e AutoVídeos.

A Confederação Brasileira de Automobilismo anunciou nesta sexta-feira (30) duas decisões finais do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Automobilismo (STJDA). A mais importante devolveu a Lucas Foresti a vitória na Corrida 2 da terceira etapa, realizada no Velocittta. A outra decisão cancelou as punições dadas a nove pilotos por ultrapassar sob bandeira amarela na segunda prova da primeira etapa, em Goiânia.

Novo vencedor

Em sessão virtual realizada ontem (29), a Comissão Disciplinar do STJDA acolheu por unanimidade recurso de Foresti contra a punição imposta pelos comissários desportivos da CBA. O acréscimo de 20s ao tempo final tirou do piloto da equipe KTF a vitória no Velocitta devido a um suposto acionamento incorreto do push to pass. Rubens Barrichello, então segundo colocado, foi homologado como vencedor. A CBA decidiu então não recorrer da decisão, que acabou revalidando o resultado de pista.

Benefício

O STJDA também anulou as punições impostas a Guilherme Salas, Lucas Foresti, Bruno Baptista, Daniel Serra, César Ramos, Thiago Camilo, Denis Navarro, Cacá Bueno e Rafael Suzuki. A decisão foi tomada no dia 22 de julho, já em segunda instância. Apesar de os últimos cinco pilotos não terem entrado com recurso, o Relator do processo decidiu estender o benefício a todos os envolvidos.

Inversão de datas e praças

Promotora da Stock Car Pro Series, a Vicar anunciou nesta sexta-feira (30/07) a inversão de locais das etapas marcadas para os finais de semana de 19 de setembro e 21 de novembro. Mantendo as datas originais, o Autódromo de Goiânia será palco de uma rodada dupla em 18 e 19 de setembro, enquanto a pista de Santa Cruz do Sul sediará a etapa realizada em novembro.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Fala, piloto!

"Primeiro, eu queria agradecer a toda a equipe, nós vínhamos de uma jornada um pouco difícil, em Goiânia tomamos uma penalização, logo depois eu peguei Covid e fiquei fora da corrida de São Paulo, no Velocittà não fui bem, depois tive duas etapas com quebra e agora vindo a pole. Espero que seja a virada, vamos torcer para isso. Essa pole veio num momento muito bom, porque eu somo mais dois pontos no campeonato e largar na frente facilita um pouco a estratégia para amanhã. Estou feliz pela equipe, pelos mecânicos, acho que as coisas começaram a melhorar".
(Ricardo Maurício, Eurofarma-RC, Chevrolet Cruze #90)
Pole position da sexta etapa (Curitiba-PR)

A pista de Curitiba na ótica da FRAS-LE & FREMAX

"Traçado com curvas de alta velocidade, de raios longos e poucas referências visuais, o que exige uma correta dosagem dos freios para manter o carro no trajeto correto. Além disto, Curitiba possui uma das maiores retas dos circuitos brasileiros, com 980 metros, a qual exige uma frenagem muito forte (alta desaceleração, fazendo o freio atingir temperaturas bastante elevadas nestes pontos) no final da reta principal. Soma-se a isso o fato de haver pelo traçado diferentes texturas da superfície (como concreto na reta e diferentes tipos de asfalto no restante) e também algumas ondulações, o torna as frenagem ainda mais desafiadoras".
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)

Resultado extra-oficial da classificação / grid de largada

1 Ricardo Mauricio (Eurofarma-RC/Cruze), 1:20.515
2 Daniel Serra (Eurofarma-RC/Cruze), 1:20.627 a 0.112
3 Gabriel Casagrande (AMattheis/Vogel Motorsport/Cruze), 1:20.939 a 0.424
4 Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Corolla), 1:20.985 a 0.470
5 Galid Osman (Shell V-Power/Cruze), 1:21.089 a 0.574
6 Bruno Baptista (RCM Motorsport/Corolla), 1:21.210 a 0.695
Q2
7 Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Cruze), 1:20.859
8 Julio Campos (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze), 1:20.898 a 0.391
9 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Corolla), 1:20.965 a 0.458
10 Cacá Bueno (Crown Racing/Cruze), 1:21.031 a 0.524
11 Átila Abreu (Shell V-Power/Cruze), 1:21.072 a 0.565
12 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Corolla), 1:21.074 a 0.567
13 Felipe Massa (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze), 1:21.295 a 0.788
14 Christian Hahn (Blau Motorsport II/Cruze), 1:21.385 a 0.878
15 Guga Lima (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze), 1:21.402 a 0.895
Q1
16 Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Corolla), 1:21.005
17 Allam Khodair (Blau Motorsport/Cruze), 1:21.063 a 0.447
18 Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Cruze), 1:21.147 a 0.531
19 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Corolla), 1:21.159 a 0.543
20 Guilherme Salas (KTF Sports/Cruze), 1:21.194 a 0.578
21 Gaetano di Mauro (KTF Racing/Cruze), 1:21.209 a 0.593
22 Nelson Piquet Jr (MX Piquet Sports/Corolla), 1:21.276 a 0.660
23 Diego Nunes (Blau Motorsport/Cruze), 1:21.322 a 0.706
24 Sergio Jimenez (MX Piquet Sports/Corolla), 1:21.335 a 0.719
25 Matias Rossi (Full Time Sports/Corolla), 1:21.381 a 0.765
26 Tony Kanaan (Full Time Bassani/Corolla), 1:21.398 a 0.782
27 Lucas Foresti (KTF Sports/Cruze), 1:21.447 a 0.831
28 Pedro Cardoso (KTF Racing/Cruze), 1:21.634 a 1.018
29 Felipe Lapenna (Hot Car Competições/Cruze), 1:22.076 a 1.460
30 Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Cruze), 1:24.398 a 3.782
31 Beto Monteiro (Crown Racing/Cruze), Sem Tempo

Programação do evento

Domingo, dia 1º de agosto
12h25 - Resultado Fan Push
13h10 - Largada 1ª prova (30 minutos + 1 volta)
13h48 - Largada 2ª prova (30 minutos + 1 volta)

6ª Etapa – Stock Car Pro Series 2021

Pinhais (PR)
Autódromo Internacional de Curitiba
Extensão: 3.695 metros
Sentido: horário
Curvas: 8 (6 à direita e 2 à esquerda)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):

Abrasividade do asfalto: 3
Força lateral: 3
Nível de exigência dos freios: 5
Pneu mais exigido: traseiro esquerdo

Inauguração: 7 de agosto de 1970
Previsão climática: Tempo ensolarado; mínima de 7ºC e máxima de 14ºC, com 40% de probabilidade de chuva no domingo
Pole position em 2020: Thiago Camilo (1min21s219 e 1min21s548)
Vencedores em 2020: Thiago Camilo e Gabriel Casagrande

Pilotos que já venceram em 2021

Goiânia: Daniel Serra e Ricardo Maurício
Interlagos: Gabriel Casagrande e António Félix da Costa
Velocitta: Gabriel Casagrande e Lucas Foresti
Velocitta: Rubens Barrichello e Ricardo Zonta
Cascavel: Thiago Camilo e Átila Abreu

Classificação do campeonato (Top-10)

1º - Daniel Serra – 158 pontos
2º - Gabriel Casagrande – 156
3º - Cesar Ramos – 148
4º - Ricardo Zonta – 139
5º - Diego Nunes – 127
6º - Átila Abreu – 123
7º - Thiago Camilo – 119
8º - Rubens Barrichello – 117
9º - Denis Navarro – 112
10º - Bruno Baptista – 109

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de 67 anos e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

A Fras-le, seja através das suas aquisições ou no desenvolvimento de materiais mais inteligentes (mais leves, eficientes e com materiais primas mais sustentáveis) tem construído uma plataforma cada vez mais diversa, de itens fricção e não fricção, estando atenta aos movimentos e necessidades do mercado global.

Notícias

Página inicial