Motor On Line
Notícias-

Giaffone é o mais rápido do dia na Copa Truck em Tarumã
Reportagem: Cleber Bernuci / Helen Kaipper
Foto: Vanderley Soares
P1 Media Relations
Piloto da Iveco anotou o melhor tempo do dia. Treino da tarde teve três interrupções por bandeira vermelha - uma delas com o próprio Giaffone.

O clima ensolarado, mas com ventos e 16 graus de temperatura, deu as boas-vindas à Copa Truck ao Autódromo de Tarumã para a disputa da quinta etapa da temporada. Nesta sexta-feira (13) foram realizados os dois primeiros treinos livres, que tiveram as lideranças de Wellington Cirino, de Mercedes, e de Felipe Giaffone, com a Iveco – este terminou o dia com o melhor tempo entre as duas sessões.

Com 1min21s236 anotado no segundo treino livre, Felipe Giaffone, da Usual Racing, fez o melhor tempo do dia com o truck da Iveco. Na primeira sessão, a liderança coube ao Mercedes-Benz da AM Motorsport pilotado por Wellington Cirino; o líder do campeonato registrou pela manhã a marca de 1min21s952.

Ambas as sessões foram movimentadas e na parte da tarde o treino foi interrompido por três vezes depois das batidas de Evandro Camargo, Daniel Kelemen e Felipe Giaffone em momentos distintos da sessão. Os acidentes não tiveram maiores consequências aos pilotos.

A programação deste sábado (14) prevê a classificação para definição do grid de largada às 14 horas. No domingo (15), as largadas estão marcadas para as 14h05 e 14h35 – lembrando que não há intervalo entre as duas largadas, uma vez que os caminhões invertem as oito primeiras posições no grid da segunda prova em movimento.

A Fras-le, maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e um dos líderes mundiais, é a fornecedora oficial de pastilhas de freio para a Copa Truck, proporcionando eficiência e segurança nas frenagens dos caminhões mais rápidos do planeta.

Fala, piloto!

"Foi um dia legal. O caminhão está bem acertadinho, os freios funcionando perfeitamente. Tudo em ordem. Feliz por hoje com o resultado, mas o trabalho que vale mesmo é amanhã com a classificação".
(Felipe Giaffone, Usual Racing, Iveco #4)

A pista de Tarumã na ótica da FRAS-LE

"Em uma pista que permite uma das médias mais altas de velocidade da competição, a responsabilidade do freio em caso de uma frenagem de emergência é muito maior. Porém, em uma condução normal dos pilotos, a pista de Tarumã em si traz um traçado capaz de demandar do sistema de freios em um nível similar ao da etapa anterior de Cascavel (RS) - não tão severa quanto a de Interlagos e Goiânia. Por mais que a curva 4 traga uma alta dissipação de energia e geração de calor, a alta velocidade dos demais trechos com poucos pontos fortes de frenagem traz consigo a maior refrigeração do sistema de freios e uma conservação da integridade de pastilhas e demais componentes do freio. Certamente será uma ótima experiência poder acompanhar a performance e durabilidade diante da utilização da nossa pastilha nesse desafio, agora em solo gaúcho".
(Roger Lusa dos Santos, Engenheiro de Aplicação da Fras-le)

Resultado do 1º Treino Livre (Top-10):

1. Wellington Cirino (Mercedes-Benz) – 1min21s952
2. Roberval Andrade (Volkswagen) – 1min22s576
3. André Marques (Mercedes-Benz) – 1min22s681
4. Felipe Giaffone (Iveco) – 1min22s737
5. Paulo Salustiano (Volkswagen) – 1min23s083
6. Beto Monteiro (Volkswagen) – 1min23s130
7. Valmir Benavides (Iveco) – 1min23s298
8. Regis Boessio (Volvo) – 1min23s432
9. Felipe Tozzo (Iveco) – 1min23s665
10. Evandro Camargo (Volkswagen) – 1min23s928

Resultado do 2º Treino Livre (Top-10):

1. Felipe Giaffone (Iveco) – 1min21s236
2. Wellington Cirino (Mercedes-Benz) – 1min21s274
3. Paulo Salustiano (Volkswagen) – 1min21s344
4. Roberval Andrade (Volkswagen) – 1min21s603
5. Beto Monteiro (Volkswagen) – 1min21s623
6. André Marques (Mercedes-Benz) – 1min21s625
7. Giuliano Losacco (Mercedes-Benz) – 1min22s271
8. Felipe Tozzo (Iveco) – 1min22s535
9. Pedro Paulo Fernandes (Mercedes-Benz) – 1min22s627
10. Jaidson Zini (Mercedes-Benz) – 1min22s638

5ª Etapa – Copa Truck 2021

Viamão (RS)
Autódromo Internacional de Tarumã
Extensão: 3.016 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 9 (4 à direita e 5 à esquerda)

Inauguração: 8 de novembro de 1970
Previsão climática: Tempo ensolarado; mínima de 13ºC e máxima de 22ºC
Pole positions em 2017*: Danilo Dirani (Scania), 1min20s888
Vencedores em 2017: Danilo Dirani (Scania) e Witold Ramasauskas (Volkswagen)
*Data da última prova da Copa Truck no circuito de Tarumã

Programação da etapa:

Sábado, 14 de agosto
10h10 – Treino Livre 3
14h00 – Classificatório

Domingo, 15 de agosto
08h40 – Warm-up
14h05 – Largada Corrida 1
14h35 – Largada Corrida 2

Vencedores até o momento na temporada:

Goiânia: Felipe Giaffone (Iveco) e André Marques (Mercedes)
Interlagos: Wellington Cirino (Mercedes) e Paulo Salustiano (Volkswagen)
Cascavel: André Marques (Mercedes) e Danilo Dirani (Mercedes)
Cascavel: André Marques (Mercedes) e Danilo Dirani (Mercedes)

Classificação do campeonato (Top-10 extra-oficial Copa Truck):

1. Wellington Cirino, 127 pontos
2. André Marques, 124
3. Felipe Giaffone, 103
4. Paulo Salustiano, 90
5. Roberval Andrade, 87
6. Beto Monteiro, 86
7. Valmir Benavides, 76
8. Jaidson Zini, 76
9. Luiz Lopes, 74
10. Danilo Dirani, 69

Classificação do campeonato (Top-10 extra-oficial Super Truck)*:

1. Felipe Tozzo, 139 pontos
2. Glauco Barros, 106
3. Giuliano Losacco, 94
4. Evandro Camargo, 88
5. Danilo Alamini, 86
6. José Augusto dias, 78
7. Daniel Kelemen, 74
8. Djalma Piveta, 67
10. Ricardo Alvarez, 66
10. Fábio Fogaça, 44

*A classe Super Truck é destinada a pilotos com experiência recente em corridas de caminhões

Calendário Copa Truck 2021

23/05: Goiânia (GO)
27/06: Interlagos (SP)
17 e 18/07: Cascavel (PR)
15/08: Tarumã (RS)
04 e 05/09: Curitiba (PR)
03/10: Potenza (MG)/ou outro local
05/12: Curitiba (PR)

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de 67 anos e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

A Fras-le, seja através das suas aquisições ou no desenvolvimento de materiais mais inteligentes (mais leves, eficientes e com materiais primas mais sustentáveis) tem construído uma plataforma cada vez mais diversa, de itens fricção e não fricção, estando atenta aos movimentos e necessidades do mercado global.

Notícias

Página inicial