"O Theo tem idade para a Cadete, mas seu peso, consequência da altura que tem, já está acima", ressalta Renato Russo, chefe da equipe Russo Racing e 'coach' de Theo Salomão. "E isto faz diferença no traçado de alta de Aldeia da Serra, principalmente na Cadete, onde a retomada de velocidade é lenta em função dos motores, que não são muito potentes", completa.
Sem conseguir "vácuo" na tomada de tempos, Theo Salomão – vencedor do Capacete de Ouro de 2020 na categoria Revelação – foi apenas o 19º colocado em um grid composto por 26 pilotos, fruto do peso do conjunto kart / piloto. Com ótima recuperação em um pelotão bastante compacto, o goiano superou nove concorrentes na primeira bateria e recebeu a bandeirada em 10º.
Na segunda prova, largando da 10ª posição, Theo Salomão novamente imprimiu um ritmo forte e decidido e chegou a liderar, mas terminou em 4º. Na soma dos pontos, o piloto da Russo Racing terminou a etapa em 7º e, pela primeira vez na temporada do Light, não subiu no pódio.
"Apesar de 2021 estar sendo um ano muito vitorioso e positivo, estamos ansiosos pela próxima temporada, quando o Theo será promovido à Júnior Menor, categoria que utiliza motores de 125cc e que será mais adequada ao seu tamanho e ao seu peso", destaca Renato Russo, um dos maiores vencedores da história do kartismo brasileiro. "Mas, enquanto isso, vamos trabalhando para que ele se mantenha competitivo e em condições de fechar a temporada luta por títulos", completa.
Mesmo sem subir no pódio e marcando poucos pontos, Theo Salomão (AJEL Materiais Elétricos) manteve a liderança da Copa São Paulo Light. A rodada decisiva, que terá a disputa de duas etapas, será no dia 13 de novembro, em uma pista ainda não definida pela organização do campeonato.