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Stock Car: chuva só ameaça no duelo de líderes no Velocitta
Reportagem: Cleber Bernuci / Roberta Duarte
Foto: Vanderley Soares
P1 Media Relations
Briga direta entre Gabriel Casagrande e Daniel Serra na pista, vitórias de Guilherme Salas e Thiago Camilo em dia que a chuva prometeu agitar a corrida, mas só passou de raspão.

O calor de sábado (23) no Velocitta prometia altas emoções para este domingo (24) no autódromo localizado em Mogi Guaçu (SP) para a décima e antepenúltima etapa da Stock Car Pro Series. Isso porque era alta a possibilidade de chuva no horário das corridas. Acontece que a chuva veio, com muita força, mas só de madrugada e pela manhã perdeu a intensidade. Uma hora antes da largada, o asfalto dos 3.448 metros já estava completamente seco. Melhor para Guilherme Salas e Thiago Camilo, os vencedores das corridas deste domingo nublado no interior paulista.

Quando os carros saíram para a volta de apresentação antes da largada, algumas leves gotas de chuva começaram a cair sobre o circuito, levando alguns pilotos aos boxes para a troca por pneus de chuva, em uma estratégia arriscada. Mas os pingos não duraram mais do que apenas alguns minutos, e os pilotos que entraram – Guga Lima e Felipe Lapenna – acabaram desistindo da tática.

Salas venceu com a autoridade de quem largou na pole position, mesmo tendo a pressão de alguém com a experiência de Ricardo Zonta, que cruzou a linha de chegada apenas 1,4 segundo atrás do vencedor. Guilherme Salas foi o décimo vencedor diferente da temporada 2021. Cesar Ramos completou o pódio na terceira posição, tendo Diego Nunes em quarto e Daniel Serra em quinto somando bons pontos na briga contra Gabriel Casagrande, que terminou em décimo.

Mas Casagrande largou na frente com a inversão do top-10; entretanto, o líder do campeonato precisou abastecer no pit stop da segunda prova e na pista foi uma briga intensa com Daniel Serra pelo segundo lugar enquanto Thiago Camilo, oitavo na primeira prova, justamente na qual optou por abastecer no pit stop, assumia a ponta.

A pressão de Serra sobre Casagrande não funcionou e o tricampeão ainda perdeu o terceiro lugar para Allam Khodair e terminou na quarta posição, com Denis Navarro fechando os cinco primeiros. Salas terminou em oitavo invertendo posição com Ricardo Zonta, o sétimo.

No campeonato, Gabriel Casagrande sai do Velocitta como saiu de Goiânia: na liderança. Embora Daniel Serra tenha diminuído a vantagem do rival, foi por apenas três pontos e agora os ponteiros da disputa estão separados por 13 pontos, apenas – 309 a 396 -, com Rubens Barrichello em terceiro somando 251 pontos, a mesma quantidade de Ricardo Zonta, quarto colocado por ter uma vitória a menos.

A próxima etapa – a penúltima do ano – acontece em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, no dia 21 de novembro.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Fala, piloto!

"Final de semana espetacular. Pole ontem e hoje um carro rápido do começo ao fim, com volta mais rápida e tudo mais. Um sentimento incrível. Agora é agradecer e comemorar".
(Guilherme Salas, KTF Sports, Chevrolet Cruze, #85)
Vencedor da Corrida 1

Fala, piloto!

"O fato de não ter chovido ajudou na nossa estratégia. Acabou dando certo, abasteci na primeira corrida e vi que poucos fizeram isso, então eu tinha uma vantagem para a corrida 2. Ter sido oitavo e primeiro nos trouxe uma boa soma de pontos. Então vamos olhar para frente agora".
(Thiago Camilo, Ipiranga / A-Mattheis, Toyota Corolla, #21)
Vencedor da Corrida 2

Resultado Extra-Oficial da Corrida 1 (Top-10):

1 Guilherme Salas (KTF Sports/Cruze), 19 voltas em 33min45s
2 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Corolla) a 1.444
3 Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Corolla) a 2.979
4 Diego Nunes (Blau Motorsport/Cruze) a 4.753
5 Daniel Serra (Eurofarma-RC/Cruze) a 9.348
6 Allam Khodair (Blau Motorsport/Cruze) a 10.762
7 Gaetano di Mauro (KTF Racing/Cruze) a 12.642
8 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Corolla) a 13.083
9 Ricardo Mauricio (Eurofarma-RC/Cruze) a 13.707
10 Gabriel Casagrande (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze) a 14.826

Resultado Extra-Oficial da Corrida 2 (Top-10):

1 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Corolla), 18 voltas em 36min34s
2 Gabriel Casagrande (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze) a 1.476
3 Allam Khodair (Blau Motorsport/Cruze) a 1.842
4 Daniel Serra (Eurofarma-RC/Cruze) a 2.334
5 Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Cruze) a 2.859
6 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Corolla) a 3.087
7 Guilherme Salas (KTF Sports/Cruze) a 3.634
8 Gaetano di Mauro (KTF Racing/Cruze) a 5.777
9 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Corolla) a 8.018
10 Lucas Foresti (KTF Sports/Cruze) a 9.205

Classificação do campeonato (Top-10)

1º - Gabriel Casagrande – 309
2º - Daniel Serra – 296
3º - Rubens Barrichello – 251
4º - Ricardo Zonta – 251
5º - Ricardo Maurício – 243
6º - Cesar Ramos - 240
7º - Thiago Camilo – 236
8º - Átila Abreu – 213
9º - Allam Khodair – 204
10º - Diego Nunes- 194

Pilotos que já venceram em 2021

Goiânia: Daniel Serra e Ricardo Maurício
Interlagos: Gabriel Casagrande e António Félix da Costa
Velocitta: Gabriel Casagrande e Lucas Foresti
Velocitta: Rubens Barrichello e Ricardo Zonta
Cascavel: Thiago Camilo e Átila Abreu
Curitiba (misto): Ricardo Maurício e Thiago Camilo
Curitiba (externo): Rafael Suzuki e Átila Abreu
Goiânia (misto): Rubens Barrichello e Ricardo Maurício
Goiânia (externo): Ricardo Maurício em ambas
Velocitta: Guilherme Salas e Thiago Camilo

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de 67 anos e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

A Fras-le, seja através das suas aquisições ou no desenvolvimento de materiais mais inteligentes (mais leves, eficientes e com materiais primas mais sustentáveis) tem construído uma plataforma cada vez mais diversa, de itens fricção e não fricção, estando atenta aos movimentos e necessidades do mercado global.

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