Motor On Line
Notícias-

Stock Car: três gerações de pernambucanos na categoria
Reportagem: Cleber Bernuci / Roberta Duarte
Foto: Luís França
P1 Media Relations
Primeira etapa da temporada 2022 acontece neste domingo (13) no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP) trazendo três pilotos representando Pernambuco na principal categoria do automobilismo brasil

A Stock Car Pro Series começa, neste domingo (13) no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), a temporada 2022. E o campeonato começa com a Corrida de Duplas, prova especial na qual os pilotos titulares trazem pilotos convidados para dividir a pilotagem de seus carros.

São 32 carros e 64 pilotos inscritos. E deste total, três pilotos pernambucanos fazem parte do grid da principal categoria do automobilismo brasileiro, representando três gerações de competidores. Eles são Beto Monteiro, Sérgio Ramalho e Kiko Porto.

Beto Monteiro, de 48 anos, é o mais experiente do trio. Com uma longa e rica história no automobilismo, o pernambucano é piloto titular da Scuderia CJ e faz sua segunda temporada completa na Stock Car. Bicampeão da antiga Fórmula Truck, o recifense também é bicampeão da Copa Truck. A larga experiência nos caminhões se aplica também aos carros, com passagens por várias categorias e até divisões da Nascar nos Estados Unidos.

"Tanto para mim como para a equipe, é o nosso segundo ano na Stock Car, então vamos seguir uma linha de evolução no desempenho. Claro que aqui na Corrida de Duplas é tudo um pouco diferente, mas o Kiko é um menino muito rápido, que se adapta muito bem, é campeão e decidi trazê-lo para formar essa dupla comigo. Achei justo. É um menino que conheço há muito tempo e estarmos em três pernambucanos aqui traz um pouco daquele ingrediente caseiro nas conversas. Pernambuco é um Estado que sempre teve muitos talentos no esporte a motor, e neste fim de semana esperamos provar este fato mais um pouco", falou o experiente piloto.

Beto traz o caçula entre os três pernambucanos. Kiko Porto, de 18 anos, faz sua estreia não só na Stock Car, mas em carros de turismo em geral. Vice-campeão da Fórmula 4 norte-americana em 2019 e campeão da Fórmula USF2000 nos Estados Unidos ano passado, Kiko tem em Monteiro um professor. Uma dupla formada por pernambucanos representando mestre e aprendiz.

"Vou correr com meu professor, e isso é muito especial para mim. Eu quase não acreditei quando o Beto me convidou para a Corrida de Duplas, e a Stock Car é uma das categorias mais competitivas do mundo. O fato de sermos três pernambucanos aqui – e ainda por cima somos vizinhos de box – torna isso tudo mais especial, porque estamos sempre nos falando aqui. Estou aproveitando muito o fim de semana em Interlagos, então estou me sentindo em casa. Espero que no futuro mais pilotos do Nordeste possam estar aqui, porque a região e também o Estado de Pernambuco merecem muito pelos talentos que têm", disse o jovem piloto.

Sérgio Ramalho é o convidado do paulista Felipe Lapenna no Chevrolet Cruze #110 da Hot Car Competições, a primeira e única equipe da Stock Car chefiada por uma mulher, Babi Rodrigues. Com 32 anos, o pernambucano também tem experiência em várias categorias, e ano passado disputou a GT Sprint Race, tendo vencido três corridas.

"Pernambuco e o Nordeste em geral sempre teve grandes pilotos, e muitos não tiveram as devidas chances no cenário nacional. Estou feliz em estrear na Stock Car como convidado de Felipe, e sobretudo orgulhoso por representar a nossa região. É uma oportunidade muito especial, e vou aproveitar o máximo e buscar sempre o melhor", afirmou.

Os treinos livres para a Corrida de Duplas acontecem nesta sexta-feira (11) e manhã de sábado (12); amanhã no início da tarde acontece a classificação para a definição do grid de largada e no domingo (13) a primeira corrida tem largada (com os pilotos titulares) às 13h55; a segunda prova, também de 30 minutos mais uma volta, larga às 14h50. As duas provas têm transmissão ao vivo por Band, SporTV e canal oficial da Stock Car no YouTube.

A pista de Interlagos na ótica da FRAS-LE & FREMAX

"Interlagos é o circuito mais desafiador da temporada porque traz frenagens muito fortes. Exige muito dos freios, especialmente no fim da reta dos boxes, na frenagem para o S do Senna, que é muito forte e isso eleva muito a temperatura dos discos e das pastilhas. É um circuito muito competitivo, muito conhecido de todos os pilotos, então o equipamento é levado ao limite o tempo todo".
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)

1ª Etapa – Stock Car Pro Series 2022 – Corrida de Duplas
SÃO PAULO (SP)
Autódromo Internacional José Carlos Pace
INTERLAGOS
Extensão: 4.309 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 13 (4 à direita e 9 à esquerda)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):

Abrasividade do asfalto: 4
Força lateral: 4
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro direito

Inauguração: 1940
Previsão climática: Mínima de 17ºC e Máxima de 28ºC, com 60% de possibilidade de chuvas esparsas no período da tarde.
Vencedores em 2021: Gabriel Casagrande, António Félix da Costa, Thiago Camilo e Ricardo Maurício
*O Autódromo de Interlagos recebeu duas etapas na temporada 2021 da Stock Car.

Programação da etapa:

Sábado, 12 de fevereiro
08h00 – 08h30: 3º Treino (Grupo 1) Stock Car Pro Series
08h40 – 09h10: 3º Treino (Grupo 2) Stock Car Pro Series
10h50 – 11h20: 4º Treino (Grupo 1) Stock Car Pro Series
11h30 – 12h00: 4º Treino (Grupo 2) Stock Car Pro Series
13h45 – 14h30: Classificação Stock Car Pro Series

Domingo, 13 de fevereiro
13h15: Box Aberto Stock Car Pro Series
13h55: Corrida 1 (30min+1volta) Stock Car Pro Series
14h30: Troca de Pilotos Stock Car Pro Series
14h50: Corrida 2 (30min+1volta) Stock Car Pro Series

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

Notícias

Página inicial