Motor On Line
Notícias-

Stock Car: Casagrande é o autor da pole para Corrida de Duplas em Interlagos
Reportagem: Cleber Bernuci / Roberta Duarte
Foto: Luís França
P1 Media Relations
Campeão começa o ano como terminou: na frente. Titulares foram os responsáveis pela classificação de seus carros e o piloto da Vogel-A.Mattheis dá o pontapé inicial da temporada já somando mais dois p

"Gabriéis" na frente para a Corrida de Duplas da Stock Car, prova que abre a temporada 2022 da principal categoria do automobilismo brasileiro. Campeão de 2021, Gabriel Casagrande forma dupla com Gabriel Robe e foi o autor da pole position no início da tarde deste sábado (12) no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, ao registrar 1min40s377 no Q3, apenas 0s171 mais veloz que o segundo colocado Felipe Lapenna – que acabou desclassificado em seguida após seu carro ter itens reprovados na vistoria técnica, assim como Guilherme Salas, que havia se classificado em quarto lugar. Eles largam da penúltima e última posição. Thiago Camilo vai para a primeira fila e vai largar da segunda posição.

A prova deste domingo (13) tem a largada da primeira prova às 13h55 com os pilotos titulares na condução de seus carros; na segunda, invertem-se os dez primeiros e será realizada a troca de pilotos, além da troca de todos os quatro pneus de todos os carros. A segunda largada acontece às 14h50.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Fala, piloto!

"Quando eu entro no carro eu esqueço completamente do que aconteceu no ano anterior. Estou muito mais tranquilo agora, depois de ter conquistado o título. Á equipe sabe o caminho, sabe o que fazer, e temos de tentar repetir – que é a coisa mais difícil. No entanto, já provamos que conseguimos. Cada vez que se entra no carro é uma nova jornada, uma nova tentativa e hoje deu tudo certo: o carro estava perfeito, bem acertado, freios funcionando muito bem, e amanhã a gente vai para cima tentar a vitória".
Gabriel Casagrande, Chevrolet Cruze #83, Vogel-A.Mattheis
Autor da Pole Position

A pista de Interlagos na ótica da FRAS-LE & FREMAX

"Interlagos é o circuito mais desafiador da temporada porque traz frenagens muito fortes. Exige muito dos freios, especialmente no fim da reta dos boxes, na frenagem para o S do Senna, que é muito forte e isso eleva muito a temperatura dos discos e das pastilhas. É um circuito muito competitivo, muito conhecido de todos os pilotos, então o equipamento é levado ao limite o tempo todo".
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)

Resultado oficial – Classificação – Corrida de Duplas

1º - Gabriel Casagrande / Gabriel Robe (A.Mattheis-Vogel / Chevrolet Cruze) - 1min40s377
2º - Thiago Camilo / Dennis Dirani (Ipiranga Racing / Toyota Corolla) - 1min40s768
3º - Guilherme Salas / Raphael Reis (KTF Racing / Chevrolet Cruze) - 1min40s875
4º - Galid Osman / Enzo Elias (Shell V-Power / Chevrolet Cruze) - 1min40s888
5º - Julio Campos / Marçal Müller (Lubrax Podium / Chevrolet Cruze) - 1min41s113
6º - Daniel Serra / Augusto Farfus (Eurofarma RC / Chevrolet Cruze) - 1min40s876
7º - Gaetano di Mauro / Gabriel Bortoleto (KTF Sports / Chevrolet Cruze) - 1min40s939
8º - Marcos Gomes / Beto Cavaleiro (Cavaleiro Sports / Chevrolet Cruze) - 1min40s951
9º - Felipe Massa / Timo Glock (Lubrax Podium / Chevrolet Cruze) - 1min40s976
10º - Bruno Baptista / Alan Hellmeister (RCM Competições / Toyota Corolla) - 1min41s009
11º - Ricardo Zonta / Danilo Dirani (RCM Competições / Toyota Corolla) - 1min41s037
12º - Nelson Piquet Jr. / Pedro Piquet (Motul TMG Racing / Toyota Corolla) - 1min41s164
13º - Allam Khodair / Albert Costa (Blau Motorsport / Chevrolet Cruze) - 1min41s286
14º - Rafael Suzuki / Jeroen Bleekemolen (Full Time Bassani / Toyota Corolla) - 1min41s460
15º - Ricardo Maurício / Filipe Albuquerque (Eurofarma RC / Chevrolet Cruze) - 1min41s243
16º - Rubens Barrichello / Dudu Barrichello (Full Time Sports / Toyota Corolla) - 1min41s245
17º - Cesar Ramos / Felipe Drugovich (Ipiranga Racing / Toyota Corolla) - 1min41s305
18º - Felipe Baptista / Vitor Baptista (KTF Racing / Chevrolet Cruze) - 1min41s307
19º - Sergio Jimenez / Zezinho Muggiati (Scuderia CJ / Toyota Corolla) - 1min41s348
20º - Denis Navarro / Franco Girolami (Cavaleiro Sports / Chevrolet Cruze) - 1min41s385
21º - Rodrigo Baptista / Maxime Soulet (Crown Racing / Chevrolet Cruze) - 1min41s482
22º - Átila Abreu / Renan Guerra (Shell V-Power / Chevrolet Cruze) - 1min41s488
23º - Pedro Cardoso / Renato Braga (Crown II Racing / Chevrolet Cruze) - 1min41s572
24º - Diego Nunes / Fran Rueda (Blau Motorsport / Chevrolet Cruze) - 1min41s598
25º - Lucas Foresti / Pietro Rimbano (KTF Sport / Chevrolet Cruze) - 1min41s691
26º - Gianluca Petecof / Arthur Leist (Full Time Sports / Toyota Corolla) - 1min41s695
27º - Cacá Bueno / Felipe Fraga (Crown Racing / Chevrolet Cruze) - 1min41s697
28º - Tony Kanaan / Pietro Fittipaldi (Full Time Bassani / Toyota Corolla) - 1min41s798
29º - Beto Monteiro / Kiko Porto (Scuderia CJ / Toyota Corolla) - 1min42s135
30º - Gustavo Frigotto / Fábio Fogaça (RKL / Chevrolet Cruze) - 1min42s854
31º - Tuca Antoniazi / André Moraes Jr. (Hot Car / Chevrolet Cruze) - 1min44s151
32º - Felipe Lapenna / Sérgio Ramalho (Hot Car / Chevrolet Cruze) - desclassificado
33º - Guilherme Salas / Raphael Reis (Cruze / KTF Racing), 1min40s875 (desclassificado)

1ª Etapa – Stock Car Pro Series 2022 – Corrida de Duplas
SÃO PAULO (SP)
Autódromo Internacional José Carlos Pace
INTERLAGOS
Extensão: 4.309 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 13 (4 à direita e 9 à esquerda)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):

Abrasividade do asfalto: 4
Força lateral: 4
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro direito

Vencedores da Corrida de Duplas

2014: Felipe Fraga / Ricardo Sperafico (Vogel Motorsport) – Interlagos
2015: Ricardo Maurício / Nestor Girolami (Eurofarma-RC) – Goiânia
2016: Marcos Gomes / Antonio Pizzonia (Cimed Racing) – Curitiba
2018: Daniel Serra / João Paulo Oliveira (Eurofarma-RC) - Interlagos

Inauguração: 1940
Previsão climática: Mínima de 17ºC e Máxima de 28ºC, com 60% de possibilidade de chuvas esparsas no período da tarde.
Vencedores em 2021: Gabriel Casagrande, António Félix da Costa, Thiago Camilo e Ricardo Maurício
*O Autódromo de Interlagos recebeu duas etapas na temporada 2021 da Stock Car.

Programação da etapa:

Domingo, 13 de fevereiro
12h20:
13h15: Box Aberto Stock Car Pro Series
13h55: Corrida 1 (30min+1volta) Stock Car Pro Series
14h30: Troca de Pilotos Stock Car Pro Series
14h50: Corrida 2 (30min+1volta) Stock Car Pro Series

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

Notícias

Página inicial