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Stock Car: Ricardo Zonta coloca Shell na pole-position no Velocitta
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: José Mario Dias
Átila Abreu e Galid Osman partem para corrida de recuperação no interior paulista.

Ricardo Zonta voltou a colocar a Shell na pole-position da Stock Car no Velocitta. O resultado veio quase um ano após a última pole da principal apoiadora dos esportes a motor no Brasil e no mundo, marcado pelo mesmo #10 no mesmo Velocitta. Zonta voltou a mostrar que tem intimidade com o traçado de Mogi Guaçu. Foi a quinta pole do ex-F1 na principal categoria do automobilismo nacional.

O trio de pilotos da Shell abriu o dia de atividades na pista com o segundo treino livre previsto para a etapa onde os três pilotos figuraram dentro do top20, Zonta levou o #10 para a sétima posição, Átila Abreu foi 18º com o Chevrolet Cruze #51 e Galid Osman o 19º.

No Q1 da tomada de tempo, Átila e Zonta foram para a pista no primeiro grupo, destinado aos 15 mais bem posicionados na tabela de pontos do campeonato. O Ex-F1 logo conseguiu colocar o Toyota Corolla #10 preparado pela equipe Shell-RCM nas primeiras posições e praticamente garantir sua passagem ao Q2 com o terceiro melhor tempo. Átila Abreu, que enfrentou dificuldades com o acerto de sua máquina, ficou em décimo no grupo e, posteriormente caiu para 18ª posição com a chegada dos concorrentes do grupo 2. Galid Osman, que integrou o segundo grupo, parte da 26ª colocação para a primeira prova de domingo.

Sempre figurando entre os líderes, Zonta continuou avançando no treino classificatório e marcou o quarto tempo no Q2, com desvantagem inferior a 0.5s para o líder.

O Q3 começou com um concorrente marcando a melhor marca, mas Zonta mostrou toda sua expertise no Velocitta e garantiu a pole-position com a marca de 01:31.762.

Com ameaça de chuva, as corridas da quarta etapa da Stock Car acontecem neste domingo com transmissão ao vivo da Band, Sportv e mídias sociais da Stock Car.

O que eles disseram:

“Largar na frente aqui é muito importante, ainda mais largando na linha de dentro. Ano passado perdi uma pole aqui por 0.008s... Especialmente aqui no Velocitta, largar do lado esquerdo da pista é importante demais. Estou muito feliz com o resultado, a chance de chuva é grande, mas temos bom trabalho de data para ter um carro balanceado para a chuva, caso ela venha. Até ontem estava preocupado, andamos bem aqui ano passado e esse ano não começamos tão bem. Mudamos totalmente nossa linha de trabalho para acertar o carro, vim para o quali sem ter 100% de confiança no carro, mas sabia que precisaríamos acertar a máquina pensando não só em uma volta no quali, mas em ter performance no Q1, Q2 e Q3. Acertamos o caminho e por isso garantimos a pole, é gratificante quando acertamos o trabalho assim.”

Ricardo Zonta

“Ficamos por pouco mais de um décimo para passar ao Q2, chegamos aqui pensando em uma boa classificação, nosso objetivo era largar na frente já que amanhã a previsão é de chuva para a hora da corrida, então temos a chance de correr depois de muito tempo no molhado. Desde o ano passado temos pecado muito no quali, começamos nossa jornada perto do top10 e neste ano nem ao Q2 estamos passando. O carro melhorou de corrida, mas a vulnerabilidade de largar do fundo do pelotão é enorme, você desgasta muito para avançar pouco.

No shakedown o carro pareceu muito bom, à medida que mexíamos ele piorava. No primeiro momento dos treinos o carro era bom, mas piorava com o passar do tempo. Tentamos mexer para o quali, o equilíbrio melhorou, mas não tem grip nenhum e assim não é possível aproveitar o pneu. Melhoramos para a tomada de tempo, mesmo assim estamos longe de onde gostaríamos. Algo ainda está muito errado, não podemos ter uma distância tão grande em uma categoria tão disputada.

Vamos continuar trabalhando, se vier a chuva e acertarmos na estratégia tem tudo para ser uma boa corrida, precisamos melhorar para o resto do ano nos treinos, largar mais para frente é muito mais fácil de buscar estratégias e administrar a corrida.”

Átila Abreu

“O carro com pneus velhos era sempre top3 nos treinos, com o pneu novo o carro piorou, estamos tentando entender o que aconteceu para acertar o carro para amanhã. Vamos trabalhar para pontuar o máximo possível. Se tiver a chance de chuva é importante, largando lá de trás é sempre bom essas variações climáticas.”

Galid Osman

Programação – Stock Car Etapa 4: Velocitta

Domingo – 15 de maio:
13h40 – Corrida 1 (30 minutos +1 volta)
14h18 – Corrida 2 (30 minutos +1 volta)

Sobre a Raízen:

Somos a Raízen – referência global em bioenergia com um ecossistema integrado de negócios: desde o cultivo e processamento da cana em nossos parques de bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, investimos continuamente em inovação para redefinir o futuro da energia.

Por meio de tecnologias avançadas, buscamos o protagonismo na transição energética, ampliando nosso portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a bioeletricidade e a geração de energia solar. Desta forma, a Raízen já evitou 5,2MM de ton de C02 por ano no ambiente (ref. 2020) e, até 2030, tem como meta conter o dobro deste montante.

Com um time de 40 mil funcionários, operamos 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de até 105 milhões de toneladas de cana. Na safra 20´21 produziram 2,5 bilhões de litros de etanol e 4,4 milhões de toneladas de açúcar. Contamos cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta com colheita mecanizada. Nossa capacidade instalada é de 1,3GW para geração de energia e produzimos na última safra 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de revendedores de 7.300 postos que estampam a marca Shell no Brasil e na Argentina, atendemos milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atuamos no varejo de conveniência e proximidade com as lojas Shell Select e com os mercados OXXO.

Na safra 20´21 comercializamos 29 bilhões de litros de combustíveis e 7,3 milhões de toneladas de açúcar por meio de nossa infraestrutura de 69 bases de abastecimento em aeroportos, 70 terminais de distribuição pelo país e presença em 11 portos.

Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 114,6 bilhões, na última safra, gerando emprego e renda, dinamizando a economia, e investindo em responsabilidade social via Fundação Raízen.

Projeto Time KGV - Stock Car – Ano 2, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 71000.052566/2021-06

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