Motor On Line
Notícias-

F-4 Brasil: KTF Sports fez sua estreia na categoria
Reportagem: Flávio Quick
Foto: Rodrigo Guimarães
Quick Comunicação
Time com sede na grande São Paulo estreou na competição com 4 pilotos.

No último fim de semana, entre os dias 13 e 15 de maio, um grande passo foi dado no automobilismo brasileiro. No autódromo Velocittà, em Mogi Guaçu – interior de São Paulo, a categoria Fórmula-4 Brasil teve a sua primeira competição da história.

Seguindo a determinação da FIA – Federação Internacional de Automobilismo a Fórmula-4 foi criada com o objetivo de ser o primeiro passo na carreira de jovens pilotos que saem do kart e aspiram chegar à Fórmula-1. Num momento em que foi lançado mundialmente a segunda geração dos carros da F-4 a Vicar, empresa que promove no Brasil a Stock Car Pro Series, fez um grande investimento e trouxe a classe para reinaugurar as categorias de fórmula no país.

Em um formato em que quatro equipes participam do Campeonato com quatro pilotos a KTF foi a primeira a se engajar no projeto. "Desde que fundamos a nossa equipe, ainda em 2018, o nosso objetivo era participar de uma sólida categoria de fórmula. Afinal, a sigla KTF nada mais é do que Kart, Turismo e Fórmula – nossos pilares de atuação no esporte", comentou Enzo Bortoleto – CEO da equipe.

A decisão dos pilotos que competiriam em cada equipe foi feita por sorteio e, desta forma, a KTF terá como seus pilotos em 2022 os pilotos Álvaro Cho, Luan Lopes, Richard Annunziata e Victor Backes. Seguindo as normas de idade do regulamento internacional da categoria Álvaro não pode competir nessa primeira etapa em virtude de ainda não ter completado 15 anos. De todo forma, nas sessões de treinos, o piloto andou junto à seus companheiros de equipe e já acumulou bastante quilometragem à bordo do carro #21.

Como foi a estreia?

De forma excepcional a primeira etapa teve a sua programação extra-oficial iniciada ainda na 5ª feira (12/maio) quando os pilotos foram para a pista para uma sessão de treinos extra. Nesta ocasião os pilotos tiveram o seu primeiro contato com os carros e o objetivo principal do time técnico da KTF foi o de deixar os pilotos o maior tempo possível na pista para adquirirem confiança e experiência com o equipamento.

Na sexta-feira aconteceram mais dois treinos livres. Nessas sessões, com mais informações sobre os carros, pilotos e equipe trabalharam nos melhores acertos e seguiram para a classificação. Com o tempo de 1m28s679 Richard foi o mais rápido dos pilotos da KTF garantindo a 11ª posição do grid. Victor Backes foi o 13º e Luan Lopes, o 14º.

As duas primeiras corridas foram disputadas no sábado e, a terceira, no domingo. Muito animados com a primeira experiência e sob as orientações do ex-piloto Giuliano Raucci, que respondeu também pela telemetria de todo o time, os pilotos se mostraram bastante competitivos e, sobretudo, empenhados em aprender e extrair o melhor dos equipamentos. Assim, os três pilotos, mesmo com alguns contra-tempos nas provas, conseguiram terminar as três corridas e acumular uma grande experiência para o restante da temporada.

Passadas as três primeiras de 18 etapas do Campeonato Victor Backes deixou o Velocittà na 8ª posição do Campeonato com 14 pontos. Richard é o décimo, com 10 pontos e Luan o 13º, com 5 pontos conquistados.

"Estamos muito felizes e sobretudo realizados em termos concluído com sucesso mais esta etapa na história da KTF. Devido a atrasos na entrega dos equipamentos o desafio, que já era grande, se tornou quase impossível e mesmo assim nosso time se uniu e conseguimos dar conta de finalizar tudo. Agradeço demais ao empenho de cada um nessa grande tarefa e, logicamente, à dedicação dos pilotos. Vamos para cima em busca dos melhores resultados nas próximas etapas", concluiu Bortoleto.

A segunda rodada da F-4 Brasil será disputada entre os dias 29 e 31 de julho no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Notícias

Página inicial