Motor On Line
Notícias-

Maio Amarelo / Ouro Verde estimula direção segura aos funcionários
Reportagem: C. Decresci / B. Souza / N. Campos
Máquina Cohn & Wolfe
Programa “Ação e Direção” conscientiza e reconhece os bons motoristas e já ajudou a reduzir em quase 90% o comportamento de risco no trânsito, minimizando os riscos de acidentes.

O Movimento Maio Amarelo tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A OMS estipula que a velocidade dos veículos deveria chegar a, no máximo, 50 km/h em perímetros urbanos para uma diminuição de acidentes fatais. E, para quem acha que é pouco, é importante destacar que, em rotas urbanas, ultrapassar os limites de velocidade interfere minimamente no tempo do trajeto. Vale fazer a experiência. Além disso, a multa pela infração é grave ou gravíssima e expõe motoristas e pedestres a riscos de acidentes fatais.

Em uma iniciativa de responsabilidade social e cidadania, a Ouro Verde mantém o programa “Ação e Direção” – destinado a engajar e conscientizar seus profissionais a serem motoristas ainda mais responsáveis. Em um ano de atuação, a iniciativa já conta com 200 participantes. Desde o início, a nota média de condução dos participantes cresceu 25%, com uma redução de cerca de 90% no comportamento de risco, o que minimiza as chances de um acidente de trânsito.

Isso é possível a partir de um programa que analisa o perfil de condução dos funcionários que utilizam veículos da frota própria, com tecnologias de telemetria e engenharia de dados. Os padrões de aceleração, velocidade, frenagem, curvas e rotação são registrados e mostram a probabilidade de um motorista se envolver em um acidente. A partir daí, cada motorista recebe uma nota que representa seu comportamento ao volante, acompanhada de sugestões de práticas para melhorar o padrão de condução. Os motoristas com as melhores notas são periodicamente premiados pela Ouro Verde.

Ao criar uma métrica de avaliação para os motoristas, acompanhado de reconhecimentos, a ideia é garantir um trânsito mais seguro a todos e, consequentemente, proporcionar uma melhora no padrão de condução, uma vez que os participantes buscam um desempenho cada vez melhor.

“Nosso papel é conscientizar os profissionais sobre a direção segura, lembrando que a boa condução é um hábito que deve ser colocado em prática. Ao eliminarmos um único fator de risco, podemos reduzir consideravelmente o número de acidentes”, destaca Luiz Ricardo Guareschi, gerente responsável pelo programa Ação e Direção.

Como funciona

No Ação e Direção, a Ouro Verde avalia a condução de seus colaboradores por meio de um sistema de pontuações, em uma escala de 0 a 100, e oferece premiações trimestrais e semestrais, além de um certificado pelo bom desempenho.

Para Rodrigo Caetano, colaborador premiado o maior número de vezes em um ano como melhor condutor da empresa, a iniciativa incentiva todos a serem mais cuidadosos no trânsito. “Criamos uma competitividade saudável entre os colaboradores da Ouro Verde, isso nos engaja e estimula a sermos sempre melhores condutores. A ação reflete também em atitudes positivas em minha vida, pois, além de contribuir para uma cidade mais segura, permite que eu replique essas lições no dia a dia”, destaca.

Sobre a Ouro Verde

Há 48 anos no mercado, a Ouro Verde é especialista em gestão e terceirização de frotas de automóveis, caminhões, máquinas e equipamentos pesados. Reconhecida pelo selo Pró-Ética 2020 / 2021 e signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Empresarial e Movimento Empresarial pela Integridade e Contra Corrupção, a companhia, controlada pela Brookfield desde 2019, oferece o serviço de gestão de frota de forma integrada, contando com uma plataforma completa de serviços agregados que incluem soluções tecnológicas, manutenção e operações de ativos. A empresa está entre as líderes do segmento em todas as suas linhas de negócio. A companhia também conta com parcerias estratégicas com os maiores fabricantes de veículos, máquinas e equipamentos, além de uma rede credenciada nacional de prestadores de serviços que possibilitam oferecer uma proposta de valor atraente para seus clientes. A Ouro Verde está entre as melhores empresas para se trabalhar do Paraná de acordo com o GPTW.

Notícias

Página inicial