Motor On Line
Notícias-

Punição na Fórmula Regional promove Dudu Barrichello ao pódio em Spa
Reportagem: Luis Ferrari / Guto Mauad
Alijado da festa no pódio, brasileiro conquista seu primeiro troféu na Europa.

Para os brasileiros ficou uma sensação de injustiça pela aplicação da bandeira vermelha na volta final da etapa de Spa-Francorchamps da Formula Regional by Alpine nesta manhã.

E isso acabou remediado horas mais tarde.

Na abertura da volta final, o italiano Gabriele Mini, que vinha em segundo lugar, parou com seu carro danificado. Depois de largar em sétimo e vir escalando o pelotão ao longo da corrida toda, Dudu Barrichello avançou de quarto para terceiro com o carro #91 preparado pela equipe Arden.

Contudo, outro incidente com um carro atravessado em outro setor da pista determinou o acionamento da bandeira vermelha pela direção de prova.

Dudu foi direcionado para a posição de P3 ao estacionar no pitlane, mas como a regra determina que vale a ordem da volta anterior à da interrupção da prova ele não pode subir no pódio.

Então vieram as inspeções pós-prova, que identificaram inconformidades no carro de Mini. O italiano acabou desclassificado, com o competidor apoiado pela Toyota Gazoo Racing, XP e Porto recuperando o resultado que conquistara na pista.

Neste sábado o brasileiro disputa a segunda prova, às 06h40, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da FRECA.

O que ele disse:

“Que dia aqui em Spa! Que dia! Começamos com o quali, fui quarto no meu grupo, o que rendeu sétimo no geral. Largando de sétimo, saltei bem e consegui me manter na posição. Ganhei uma posição mais pra frente, então consegui outras ultrapassagens. Cheguei em terceiro, mas como a corrida acabou em bandeira vermelha, vale o resultado da volta anterior e teoricamente eu fui quarto. Me doeu muito, porque me colocaram no lugar para parar no pitlane e ir pro pódio, mas me disseram que eu não era pódio, daí voltar pro box sem ter meu pódio, champanhe nem nada... Então teve muita revisão e outras avaliações e viram que o piloto que tinha chegado em segundo tinha uma irregularidade no motor, foi desclassificado e, com isso fui promovido para terceiro. Estou muito feliz em ter conseguido meus primeiros pontos, meu primeiro pódio. Nunca eu ia imaginar que este ano ia acontecer. Tem sido uma era muito difícil para mim, mas tenho tentado manter minha cabeça sempre no lugar e controlar o que eu posso controlar. O resto foi Deus e é isso. Estou muito feliz com meu primeiro pódio e amanhã vou tentar repetir isso para realmente subir no pódio aqui em Spa.”

Dudu Barrichello

Notícias

Página inicial