Motor On Line
Notícias-

Stock Car: Zonta coloca a Shell em segundo lugar na sexta-feira em Interlagos
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: Gabriel Barrera
Satisfeito com o desempenho de pneus gastos, Galid Osman busca melhor acerto para o quali, enquanto Átila Abreu espera retomar o caminho do shakedown, quando foi terceiro.

Ricardo Zonta colocou a Shell com o segundo melhor tempo desta sexta-feira em Interlagos, a apenas 0.058s da melhor marca do dia.

No melhor estilo paulistano, a chuva marcou presença no primeiro treino livre da sétima etapa da Stock Car, de forma que restou apenas o segundo treino do dia para buscar o melhor ajuste para os pneus slick.

E neste cenário pesou a experiência do paranaense do Toyota Corolla #10 preparado pela equipe Shell-RCM. Zonta mostrou que não foi por acaso que venceu duas vezes a Corrida do Milhão em Interlagos e tratou de usar o shakedown pela manhã para buscar as referências necessárias para uma bela performance na última sessão do dia.

Galid Osman ficou contente com o rendimento do Chevrolet Cruze #28 da equipe Shell V-Power com pneus usados, mas apontou que há margem para melhorar o desempenho com compostos novos. É sua expectativa para avançar ao Q3 neste sábado pela terceira vez consecutiva em São Paulo. Ele fechou o segundo treino livre em vigésimo, seis posições à frente do companheiro.

Já Átila Abreu, vencedor da Grande Final da Stock Car em São Paulo na temporada 2015, observou que tanto o seu Chevrolet Cruze #51 quanto o outro carro da equipe Shell V-Power não conseguiram repetir no treino o desempenho do shakedown, quanto foram terceiro e quarto colocados.

O sorocabano antecipou uma noite de muita análise de dados com a equipe de engenharia, para buscarem retomar o rumo certeiro que a equipe apresentou na primeira passagem da Stock Car por Interlagos neste ano, bem como na temporada 2021.

Neste sábado acontece um warmup e o quali. A rodada dupla está marcada para domingo, com a primeira largada prevista para 13h10. A Band exibe as corridas ao vivo, bem como os canais Sportv, que mostram também o quali na véspera.

O que eles disseram:

“Treino foi muito importante. Foi, na prática, o único treino do dia além do shakedown, de apenas dez minutos. De manhã já foquei pois haveria a chance de chover no primeiro livre então quis buscar referências para este treino do fim da tarde, que é o último. O carro está bem equilibrado e temos ainda algumas coisinhas para ajustar. Acredito que vai ser positivo porque temos um bom balanço do carro para o fim de semana”

Ricardo Zonta

“A gente vem de um retrospect bom em Interlagos, nas últimas duas corridas avançando até o Q3 na tomada de tempo. Mas estamos com algum problema há umas três etapas deste ano: nosso carro não cresce tanto quanto os dos concorrentes quando colocamos pneus novos. Então precisamos trabalhar e analisar os dados, acredito que a gente consegue virar esse jogo para o quali, basta tentar dar uma arriscada no acerto, que vai dar certo”

Galid Osman

“De manhã o carro parecia promissor, mas é shakedown, todo mundo acamando as pastilhas de freio e sem saber as condições de pneu de cada um. A gente não fez o primeiro treino livre oficial por causa de chuva. Como a previsão é de tudo no seco, avaliamos que não valeria a pena molhar o assoalho do carro. No treino da tarde fizemos algumas modificações e o carro se comportou de uma maneira muito diferente do que havia sido de manhã. Óbvio que a pista tinha menos aderência, mas alguma coisa que nós fizemos não surtiu efeito. E os dois carros estão mal... Precisamos entender, porque o Galid andou bem aqui na primeira corrida e está sofrendo bastante. Eu tinha problema de motor na primeira, aparentemente está melhor nesta etapa, mas a gente não conseguiu transformar isso em velocidade e performance. É preocupante, mas vamos trabalhar virando a noite sobre os dados para ver o que podemos fazer”

Átila Abreu

Stock Car – Etapa 7 – Interlagos

Sábado, 30 de julho
12:45 – 12:55 – Warmup
13:10 – 13:55 – Quali

Domingo, 31 de julho
13:10 – Largada Corrida 1 (30 min + 1 volta)
13:48 – Largada Corrida 2 (30 min + 1 volta)

Sobre a Raízen:

Somos a Raízen – referência global em bioenergia com um ecossistema integrado de negócios: desde o cultivo e processamento da cana em nossos parques de bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, investimos continuamente em inovação para redefinir o futuro da energia.

Por meio de tecnologias avançadas, buscamos o protagonismo na transição energética, ampliando nosso portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a bioeletricidade e a geração de energia solar. Desta forma, a Raízen já evitou 5,2MM de ton de C02 por ano no ambiente (ref. 2020) e, até 2030, tem como meta conter o dobro deste montante.

Com um time de 40 mil funcionários, operamos 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de até 105 milhões de toneladas de cana. Na safra 20´21 produziram 2,5 bilhões de litros de etanol e 4,4 milhões de toneladas de açúcar. Contamos cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta com colheita mecanizada. Nossa capacidade instalada é de 1,3GW para geração de energia e produzimos na última safra 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de revendedores de 7.300 postos que estampam a marca Shell no Brasil e na Argentina, atendemos milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atuamos no varejo de conveniência e proximidade com as lojas Shell Select e com os mercados OXXO.

Na safra 20´21 comercializamos 29 bilhões de litros de combustíveis e 7,3 milhões de toneladas de açúcar por meio de nossa infraestrutura de 69 bases de abastecimento em aeroportos, 70 terminais de distribuição pelo país e presença em 11 portos.

Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 114,6 bilhões, na última safra, gerando emprego e renda, dinamizando a economia, e investindo em responsabilidade social via Fundação Raízen.

Projeto Time KGV - Stock Car – Ano 2, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 71000.052566/2021-06

Notícias

Página inicial