Motor On Line
Notícias-

F-FEI concorre novo título nacional na 18ª Competição F-SAE Brasil / TotalEnergies
Reportagem: J. Lamas / J. Ribeiro / E. Vasconcelos
CDI Comunicação
Equipe FEIana enfrentará mais de 60 equipes nacionais, colocando à prova os carros das categorias elétrico e combustão, com chances de participação no Mundial.

A equipe Fórmula FEI, já reconhecida nacional e internacionalmente, enfrentará novos desafios nesta semana. Entre os dias 9 e 14 de agosto, os FEIanos participarão da 18ª Competição Fórmula SAE Brasil - TotalEnergies, realizada no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em São Paulo.

De acordo com a Society of Automotive Engineering (SAE) do Brasil, cerca de 63 equipes de 11 estados diferentes participarão desta etapa nacional, que envolve 50 instituições de ensino superior e disputas em duas categorias, com 52 carros a combustão e 25 elétricos.

A competição será acompanhada de perto pelos coordenadores do projeto Fórmula FEI, o professor Fábio Delatore, coordenador da categoria elétrico, e o professor Rafael Serralvo, coordenador da categoria combustão. Atualmente a equipe Fórmula FEI é composta por 35 alunos de diferentes cursos de graduação, incluindo Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Ciência da Computação, Engenharia de Produção e Engenharia de Automação e Controle.

Para professor Delatore, docente do departamento de Engenharia Elétrica da FEI, a expectativa entre os alunos é grande por cota da visibilidade dada à competição. "Participar do Fórmula FEI é uma oportunidade excepcional. A grande mensagem que sempre coloco para os ingressantes é que eles utilizem o Fórmula como 'poupança' profissional. Todo aluno que aproveita plenamente o projeto em seu desenvolvimento, construção e aplicação garante uma boa inserção no mercado. Temos diversos exemplos de ex-alunos que atuaram no Fórmula FEI e hoje estão desenvolvendo projetos em grandes montadoras no Brasil e no exterior. Sem dúvidas, é um diferencial que conseguimos agregar no currículo destes futuros profissionais", ressaltou.

As equipes que conquistarem as melhores classificações poderão representar o Brasil na competição mundial, promovida nos Estados Unidos pela SAE Internacional. Na 18ª Competição Fórmula SAE Brasil, a equipe Fórmula FEI enfrentará desafios com provas dinâmicas e técnicas, colocando para avaliação o desempenho dos carros, níveis de segurança, além de custos e desempenhos dos projetos. Especificamente no sábado (13/08), os estudantes passarão pelas provas de skid-pad e autocross, realizando testes de velocidade e equilíbrio dinâmico.

Inovação em projeto estrutural

Ainda segundo o professor Fábio Delatore, a equipe Fórmula FEI já chega com destaque pela tecnologia aplicada ao carro. O Fórmula FEI elétrico é considerado pioneiro por empregar a tecnologia de monocoque -- um projeto estrutural capaz de suportar cargas na cobertura de um objeto, similar a uma casca de ovo. Bastante utilizada em carros de Fórmula 1, as vantagens desta tecnologia é a garantia de mais leveza e, consequentemente, o ganho de velocidade para o carro.

O Fórmula FEI da categoria combustão também conta com a tecnologia de monocoque, mas a FEI é a única a competir aplicando esta tecnologia também no carro da categoria dos elétricos.

Histórico e Conquistas

O projeto Fórmula FEI é reconhecido mundialmente por conectar os estudantes com a mesma tecnologia empregada na indústria. Os alunos que integram o Fórmula são desafiados a desenvolverem um sistema de propulsão elétrica (motor elétrico, inversor de frequência e baterias) além de soluções inovadoras e criativas em outros subsistemas do veículo, a exemplo de freios, suspensão, direção, chassis e transmissão.

Na FEI, os alunos desenvolvem ações e projetos para os carros da categoria Elétrico e Combustão, participando de competições como o Fórmula SAE Brasil, passando por provas estáticas e dinâmicas, que avaliam a performance de cada veículo na pista, assim como as apresentações técnicas das equipes, as quais incluem projeto, custo e uma apresentação de marketing.

Em sua história, o projeto é sete vezes campeão nacional na categoria Combustão, além de ser também atual campeão nacional da categoria Elétrico.

Sobre a FEI

Com 81 anos de tradição, a FEI é referência entre as instituições de Ensino Superior no Brasil nas áreas de Administração, Ciência da Computação e Engenharia. Sendo referência em gestão, inovação e tecnologia, a FEI já formou mais de 60 mil profissionais e tem como propósito proporcionar conhecimento aos seus alunos por todos os meios necessários, visando à construção de uma sociedade desenvolvida, humana e justa.

Mantida pela Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros, a FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e oferece os cursos de Administração, Ciência da Computação e Engenharia -- habilitações em Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica com ênfase Automobilística; Engenharia Química e a primeira graduação em Engenharia de Robôs do País.

Acompanhando as megatendências mundiais para o futuro, a FEI participou da formulação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia e Administração, propondo ao Ministério da Educação conceitos de interdisciplinaridade e empreendedorismo, que fazem com que os alunos tenham uma formação mais ampla e alinhada com as transformações tecnológicas.

Notícias

Página inicial