Motor On Line
Notícias-

Thiago Vivacqua sobe ao pódio pela 4ª vez no DTM Trophy em Spa
Reportagem: Luis Ferrari / Guto Mauad
Foto: Divulgação
Piloto apoiado pela NHJ do Brasil, Hallen Telecom, Pombo Shop e Pombo Fibra terminou a primeira corrida do fim de semana na terceira posição.

A primeira corrida da quinta etapa do DTM Trophy, em Spa-Francorchamps, na Bélgica, terminou com a terceira posição e o quarto pódio de Thiago Vivacqua na temporada 2022 da principal categoria de acesso ao DTM. A corrida foi diretamente afetada pela chuva forte que caiu momentos antes da volta de apresentação e que forçou a direção de provas a optar por uma largada em movimento com o safety car na pista.

Vivacqua largou em quinto com seu Audi R8 e logo na primeira volta ganhou uma posição. Superado em seguida por Tim Heinemann, líder do campeonato, o carioca iniciou um belo duelo com o alemão. Após algumas voltas, o carioca se consolidou em quarto e partiu para recuperar terreno para brigar por mais um pódio.

Com uma sequência de voltas rápidas e uma boa administração do desgaste dos pneus, o carioca se aproximou do alemão Nick Hancke, com um Aston Martin. E na última volta, com uma belíssima ultrapassagem, assegurou a terceira posição na corrida deste sábado em Spa-Francorchamps.

Com o resultado, Vivacqua se manteve na quarta posição do campeonato com 92 pontos, 61 atrás do líder Tim Heinemann.

O próximo compromisso do brasileiro será neste domingo a partir das 10h15 (de Brasília). A DTM Trophy tem transmissão do canal do YouTube da DTM.

A corrida:

A pista já estava úmida momentos antes do procedimento de grid. Mas, poucos momentos antes da volta de apresentação, a chuva voltou e encharcou os 7.004 metros do Circuito de Spa-Francorchamps. Por causa disso, a largada para os 30 minutos de prova foi autorizada com o safety car na pista, em fila indiana.

Após uma volta, a largada foi autorizada. Largando em quinto, Vivacqua ganhou uma posição ao ultrapassar o Mercedes de Edouard Cauhaupet. Mas voltou para a quinta colocação após dar uma espalhada na primeira perna da Les Fagnes e ser ultrapassado pelo Toyota de Tim Heinemann, líder do campeonato.

Na quarta volta, como é tradicional em Spa-Francorchamps, o sol apareceu timidamente. E Vivacqua, em uma manobra ousada, colocou por fora na saída da La Source e superou Heinemann para recuperar a quarta posição. Só que o enredo se repetiu. E novamente na Les Fagnes, o carioca foi superado novamente pelo líder do campeonato.

O duelo entre Vivacqua e Heinemann seguia acirrado. O carioca superou o rival novamente na quinta volta para recuperar mais uma vez a quarta posição. E, desta vez, abriu uma vantagem segura, de quase meio segundo, para não ser alvo do troco do piloto alemão, que perderia a quinta posição na sequência para o Porsche do australiano Ricky Capo.

A sete minutos do fim da prova, Vivacqua começou a reduzir a vantagem do terceiro colocado, o alemão Nick Hancke, com um Aston Martin. Antes acima dos quatro segundos, o carioca já estava menos de três atrás do rival para lutar por mais um pódio na temporada 2022.

Na décima e penúltima volta, a um minuto do fim, Vivacqua reduziu a vantagem de Hancke para 1s5. Com um desempenho melhor em boa parte do circuito de Spa-Francorchamps e pneus em melhor estado, o carioca acelerava para ter ao menos uma chance de ultrapassagem antes do fim da prova. Neste momento, Vivacqua era o piloto mais rápido da pista.

Na abertura da última volta, Vivacqua reduziu a vantagem de Hancke para apenas seis décimos. E com uma bela ultrapassagem, por fora, na primeira perna da Les Fagnes, assegurou a terceira posição para garantir seu quarto pódio na temporada 2022 do DTM Trophy.

O que ele disse:

"Feliz com o resultado, sabiamos que nosso carro não era muito bom no seco, então apostamos na chuva para ver até onde poderíamos chegar e era nossa única esperança, o carro no seco era muito inferior. Corrida na chuva é sempre uma loteria, conseguimos nos manter no top5, se a pista estivesse seco não conseguiríamos.

No começo da corrida, com a pista molhada sem chuva a gente ia sofrer, protegi os pneus e consegui guardar o equipamento inteiro até o fim da prova, coisa que muita gente não conseguiu."

Thiago Vivacqua

Programação:

Domingo, 11 de setembro:
05h35 – Classificação 2
10h15 – Corrida 2

Notícias

Página inicial