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Stock Car: Átila coloca Shell na primeira fila em Santa Cruz do Sul
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: José Mario Dias
Sorocabano já venceu em no traçado gaúcho em 2018: Ricardo Zonta parte de P14 e Galid Osman em P22.

Átila Abreu e o Chevrolet Cruze #51 preparado pela equipe Shell V-Power Racing colocaram a principal patrocinadora dos esportes a motor no mundo na primeira fila do grid de largada da nona etapa da Stock Car Pro Series em Santa Cruz do Sul.

Átila, que já venceu no traçado gaúcho em 2018, foi o carro da Shell foi quem se deu melhor no repavimentado asfalto do traçado de 3.530m, cuja aderência variou bastante ao longo do dia com o aumento da temperatura entre os treinos livres da manhã e o qualificatório.

O sorocabano volta a largar na frente numa corrida 1 pela primeira vez desde 2019, no melhor resultado em tomadas de tempo conquistado pela equipe Shell V-Power desde que passou a ter os carros preparados pela Pole Motorsport no ano passado.

Ricardo Zonta, o melhor Shell no campeonato, foi outro que figurou entre as primeiras posições dos treinos. Mas acabou não conseguindo avançar ao Q3, após ter duas voltas atrapalhada no Q2, primeiro por um concorrente que saiu da pista causando bandeira amarela no setor, depois por um carro rodado que ficou atravessado na pista em sua tentativa final.

Já Galid, foi o Shell mais rápido no segundo treino livre de hoje com o quinto tempo, mas teve dificuldades com o acerto do #28 para o treino classificatório e parte para uma jornada de recuperação largando da 22ª posição para a primeira prova do domingo.

As duas corridas têm 30 minutos mais uma volta, com transmissão ao vivo de Band, Sportv e mídias sociais da categoria a partir das 14h.

O que eles disseram:

"Muito feliz, não consigo nem descrever essa sensação. Era uma posição merecida, a pista estava complicada, muito diferente do que encontramos nos treinos. Provavelmente era a condição do asfalto. Esse asfalto no calor pode perder um pouco de suas propriedades, então parecia que estávamos pilotando na pista molhada. Começamos o dia com o carro bom, andando no top10 do primeiro treino livre, no segundo deu tudo errado, mas conseguimos entender o que tinha acontecido com o carro e acertamos para o quali. Feliz com a primeira fila, uma pena que não deu a pole, mas temos que parabenizar o Ricardinho (Mauricio). Considero esse resultado como uma pole, depois de tanto tempo sofrendo com o acerto do carro tendo que largar de posições não tão boas."

Átila Abreu

"Fizemos mudanças no carro para ganhar um pouco mais de grip para ter aderência no asfalto novo. Estávamos em ponto favorável no Q1, demos poucas voltas e o pneu era melhor, o potencial do carro estava lá, mas não consegui encaixar a melhor volta."

Ricardo Zonta

"A pista começou a se deteriorar dos treinos para o quali, o asfalto novo começou a soltar e mudar muito a abordagem dos carros na pista. Uma pena, o carro estava bom nos treinos, mas temos bastante chance e boas possibilidades de estratégia pensando no desgaste dos pneus para amanhã."

Galid Osman

Stock Car – Etapa 9 – Santa Cruz do Sul

Domingo, 25 de setembro
14h10 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
14h50 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)

Sobre a Raízen:

Somos a Raízen – referência global em bioenergia com um ecossistema integrado de negócios: desde o cultivo e processamento da cana em nossos parques de bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, investimos continuamente em inovação para redefinir o futuro da energia.

Por meio de tecnologias avançadas, buscamos o protagonismo na transição energética, ampliando nosso portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a bioeletricidade e a geração de energia solar. Desta forma, a Raízen já evitou 5,2MM de ton de C02 por ano no ambiente (ref. 2020) e, até 2030, tem como meta conter o dobro deste montante.

Com um time de 40 mil funcionários, operamos 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de até 105 milhões de toneladas de cana. Na safra 20´21 produziram 2,5 bilhões de litros de etanol e 4,4 milhões de toneladas de açúcar. Contamos cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta com colheita mecanizada. Nossa capacidade instalada é de 1,3GW para geração de energia e produzimos na última safra 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de revendedores de 7.300 postos que estampam a marca Shell no Brasil e na Argentina, atendemos milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atuamos no varejo de conveniência e proximidade com as lojas Shell Select e com os mercados OXXO.

Na safra 20´21 comercializamos 29 bilhões de litros de combustíveis e 7,3 milhões de toneladas de açúcar por meio de nossa infraestrutura de 69 bases de abastecimento em aeroportos, 70 terminais de distribuição pelo país e presença em 11 portos.

Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 114,6 bilhões, na última safra, gerando emprego e renda, dinamizando a economia, e investindo em responsabilidade social via Fundação Raízen.

Projeto Time KGV - Stock Car – Ano 2, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 71000.052566/2021-06

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