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Nova geração Sigma em Interlagos alia velocidade à segurança no Endurance
Reportagem: Glauce Schütz / Geferson Kern
Foto: Divulgação
MS2 Comunicação
Quinta versão do protótipo da equipe Sigma / Kraucher foi concebido para atingir padrões internacionais de segurança.

O último fim de semana de competições do ano terá uma novidade nas pistas do Brasil. É a estreia do Sigma P1 G5, quinta geração do protótipo que leva as cores da equipe Sigma / Kraucher. A máquina será vista em ação pela primeira vez na rodada dupla que encerra a temporada do Império Endurance Brasil, no autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). E desde sua estreia, o novo Sigma terá uma missão especial: ser não apenas o mais rápido nas pistas, em busca de vitórias em provas e campeonatos, mas também ser o carro mais seguro a atingir estes objetivos no país.

"A nova versão do Sigma foi concebida para ser o carro de corridas mais seguro do Brasil", define o diretor-geral da equipe, Jindra Kraucher. Para tanto, o time preparou um amplo pacote de upgrades, que inclui atenuador frontal de fibra de carbono de nível mundial, atenuadores laterais, placas anti-intrusão de fibra de carbono, nova célula de combustível, reforços no chassis e um novo desenho da célula de sobrevivência do piloto. "É um carro cujo nível de segurança, se não for igual, está muito perto daquela apresentada por um carro com homologação internacional da FIA", atesta Kraucher.

A preocupação com a segurança em nada afetou a busca pela performance: o novo Sigma P1 G5 possui novos desenhos na carroceria e suspensão, com mais possibilidades de setup e aerodinâmica refinada e mais eficiente. O carro, operado nas pistas pela renomada Scuderia Chiarelli, mantém o powertrain com motor Chevrolet LS3 V8 preparado pela MotorCar Racing, herdado de seu antecessor nas pistas, o Sigma P1 G4. "Queremos mostrar que é possível fabricar aqui um carro seguro e voltado ao nosso mercado, sem os custos estratosféricos dos carros importados", destacam os engenheiros responsáveis pelo projeto na Sigma P1 Engenharia, Pedro Fetter e Evandro Flesch.

"É a nossa maior realização nestes quatro anos de parceria", acrescenta Jindra. "Um carro mais leve, mais potente, mais eficiente e, sobretudo, mais seguro. Creio que nunca tivemos um carro de competição brasileiro a atingir tal nível de proteção e segurança ao piloto", continua o líder da equipe, que guiou o carro em shakedown realizado em Nova Santa Rita (RS). "Andei com o carro no Velopark e ele realmente é fantástico. Estamos orgulhosos do trabalho que fizemos e muito otimistas com o que virá pela frente", conclui.

A estreia do Sigma P1 G5 nas pistas, com Aldo Piedade Jr. e Sérgio Jimenez na pilotagem, poderá ser conferida ao vivo pela TV, no canal Bandsports, nas duas últimas etapas do Império Endurance Brasil em 2022. A sétima prova, com três horas de duração, acontece na próxima sexta-feira (16), às 9h. Já a oitava e última etapa, com quatro horas a serem percorridas, será no próximo sábado (17), a partir das 14h.

Ficha técnica - protótipo Sigma P1 G5

Chassi: Sigma P1 #04, tubular em aço cromo-molibdênio
Carroceria: Misto de fibra de carbono e fibra de vidro, crashbox em carbono e sistema DRS dianteiro e traseiro
Comprimento: 5500m
Largura: 2000mm
Entre-eixos: 2995mm
Motor: Chevrolet LS3 V8 6.9L, com preparação da MotorCar Racing
Potência estimada: 620cv
Gerenciamento eletrônico: ECU FuelTech FT600
Câmbio: XTrac P1152D LMP3 com paddle shift
Freios: Wilwood, discos de 356mm (dianteira) e 330mm (traseira), pastilhas específicas para carros com downforce elevado
Pneus: 660/300-18 (dianteira) e 705/325-18 (traseira)
Peso: 950kg (com fluídos, sem combustível e piloto)

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