Motor On Line
Notícias-

Rodada dupla em Interlagos irá definir os campeões do Império Endurance Brasil
Reportagem: MS2 Comunicação
Foto: Bruno Terena
Os carros mais rápidos do Brasil encaram duas corridas de longa duração no mesmo final de semana pela primeira vez.

Interlagos irá coroar os campeões do Império Endurance Brasil 2022. Pela primeira vez, a categoria que reúne os carros mais rápidos do país irá encarar uma rodada dupla, com uma prova de três horas de duração na sexta-feira e outra, de quatro horas, no sábado. A disputa, que por si só, já prometia grandes emoções ganhou um tempero a mais: ela vale o título de quatro das seis categorias que compõe o grid. Com duas corridas a serem realizadas, 375 pontos ainda estão em jogo.

A competição está tão aberta que, matematicamente falando, pilotos que ocupam até 10ª colocação na Geral - no caso as duplas Allam Khodair e Marcelo Hahn, da McLaren GT3, Guilherme Bottura e Gaetano Di Mauricio, do protótipo Ligier que compete na categoria P1, e Fernando Ohashi, que disputou o campeonato da P1 com diferentes protótipos AJR ao longo do ano -, chegam a Interlagos com chance de título.

A disputa, entretanto, pega fogo entre a Mercedes, de Xandinho Negrão e Marcos Gomes, e o AJR, de Vicente Orige e Gustavo Kiryla. A dupla da equipe Motorcar tem apenas cinco pontos de vantagem para os pilotos da equipe Mattheis, e a última passagem do Império Endurance Brasil por Interlagos deixou os pilotos da GT3 confiantes de que podem surpreender. A prova aconteceu em maio deste ano e o pódio teve quatro Mercedes e apenas um protótipo AJR, o de Sarin Carlesso, Robbie Perez e Gustavo Martins, que apareceu na quarta colocação.

"Vamos fazer nossa corrida, buscado no manter no topo da GT3 para garantir o título da categoria, e a vitória na Geral irá depender muito do desempenho e durabilidade dos protótipos. O fato de ser uma rodada dupla vai exigir muito dos carros e os AJR, assim como todos os protótipos, tendem a se desgastar muito mais do que o GT3. Então temos que fazer nossa parte para estar na briga", diz Xandinho Negrão.

De fato, Interlagos castigou os protótipos este ano. Vários ficaram pelo caminho ao longo da prova. O de Orige e Kiryla foi um deles. Largaram na pole com o #444, que ficou na pista por apenas 53 voltas. "A equipe vem trabalhando forte na questão da durabilidade do carro e estamos confiantes de que temos um equipamento rápido e durável para as duas corridas", disse Vicente Orige.

Resistência também é palavra de ordem para que Orige e Kiryla levantem a taça na categoria P1, já que entre os protótipos quem lidera é Sarin Carlesso e Robbi Perez, justamente os vencedores entre os protótipos que estiveram em Interlagos na segunda etapa do campeonato.

"Vamos com tudo para repetir a dose e vencer mais uma vez. Estamos indo para Interlagos para conquistar o título", sentencia Robbi Perez, que também corre por fora para ser o campeão da Geral ao lado de Carlesso. Nesta disputa eles estão em terceiro, a 90 pontos de Xandinho e Gomes.

As ameaças à dupla da Mercedes não param por aí. A vitória do trio Marcel Visconde, Ricardo Maurício e Marçal Muller, em Santa Cruz do Sul, recolocou a Porsche na briga pelo título da GT3. A vantagem dos pilotos da equipe Mattheis, que já foi elástica, é agora de 135 pontos.

Já na GT4 a Porsche é favorita na briga contra a Mercedes. Jaques Quartieiro e Danilo Dirani, da equipe Stuttgart, lideram com 110 pontos de vantagem e trazem na bagagem vitória em quatro das seis etapas da temporada. Incluindo o troféu das Quatro Horas de Interlagos. Já o trio da Mercedes Marco Pisani, Leandro Ferrari e Renan Guerra, que aparece na segunda posição, não conseguiu resistir até o final na segunda etapa do ano.

Duas categorias já tem campeões definidos: Na P2, ninguém tira a taça das mãos de Fernando Poeta e Claudio Ricci. E na P2 Light, Ricardo Haag e Mário Marcondes já não podem ser alcançados.

A rodada dupla que definirá os campeões do Império Endurance Brasil em Interlagos começa na quinta-feira com treinos livres para todas as categorias a partir das 13h10. O classificatório tem início às 16h10. Na sexta os carros voltam para a pista para a primeira corrida do final de semana, que terá três horas de duração, e larga às 9h. A grande final acontece no sábado, às 14h. A prova decisiva terá quatro horas de duração. As duas disputas serão transmitidas ao vivo pelo Bandsports e pelo canal oficial da categoria no Youtube.

Notícias

Página inicial