Motor On Line
Notícias-

Stock Car: Átila projeta corrida de recuperação na etapa de Interlagos
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: Bruno Terena
Segundo colocado na sexta-feira, sorocabano acredita no potencial do Cruze #51 para escalar a partir do 20º lugar no grid.

Átila Abreu e a Pole Motorsport partem para uma jornada de recuperação na segunda etapa da Stock Car neste domingo em Interlagos. Após uma tomada de tempo complicada, na qual o piloto sorocabano foi prejudicado pela inversão dos grupos do Q1, o Chevrolet Cruze #51 parte em vigésimo no grid para a primeira corrida. A prova tem largada marcada para 12h10 e transmissão ao vivo da Band e Sportv.

Em sua melhor tentativa, Átila registrou 1:41.712 no Q1. Ele ficou a 0.282s do tempo necessário para avançar ao Q2.

Até a etapa de Interlagos, o Q1 era dividido em dois grupos, com os competidores mais bem classificados no campeonato abrindo a sessão. Em São Paulo a organização determinou a inversão da ordem de entrada na pista, com o treino iniciado pelos pilotos classificados a partir de 18º no campeonato. A alteração determinou um elemento extra para a Pole Motorsport administrar em São Paulo.

Como não pontuou em Goiânia, Átila e seu companheiro Rafael Suzuki teriam a vantagem teórica de ir para a pista no segundo grupo, encontrando o asfalto mais emborrachado. Mas não foi o que aconteceu e apenas três competidores do primeiro grupo conseguiram avançar ao Q2, juntos de uma dúzia de pilotos do grupo 2.

Apesar do resultado, o vice-campeão da Stock Car em 2014 está confiante para mais uma prova de recuperação em São Paulo, uma vez que encerrou a sexta-feira com o segundo melhor tempo do dia. Ele acredita que o Cruze #51 tem um setup para corrida mais eficiente que o usado nas tomadas de tempo e está se sentindo mais adaptado com a configuração aerodinâmica determinada pela categoria para a prova de Interlagos.

Após tentativa de competir com uma asa maior em Goiânia, a Stock Car determinou o retorno das asas usadas até o ano passado. Com menos “downforce” na parte traseira dos carros, eles ficaram mais ariscos com os novos pneus sul-coreanos Hankook, que passam a equipar a categoria em 2023.

O que ele disse:

“Tivemos duas situações, a inversão de regulamento anunciada no briefing nos prejudicou um pouco. Teriamos a vantagem de estar no grupo 2 e pegar a pista melhor. Estamos sofrendo em ritmo de quali e ainda ficamos fora do grupo que teve a pista melhor nos prejudicou. Nosso carro sempre piora um pouco no quali, ainda não conseguimos identificar o que acontece, o Suzuki teve o mesmo sintoma e precisamos encontrar isso para melhorar nossa posição de quali.

Agora é remar, o carro é competitivo, se o quali tivesse sido com todos os carros, não largaríamos da posição que estamos agora, mas temos potencial de conseguir uma boa corrida e uma boa escalada.”

Átila Abreu

Cronograma – Stock Car – Etapa 2 – Interlagos

Domingo, 23 de abril:
12:13 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
12:51 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)

Notícias

Página inicial