Motor On Line
Notícias-

Gabriel Bortoleto volta ao pódio e abre 36 pontos no FIA F-3
Reportagem: Flávio Quick
Foto: James Gasperotti
Quick Comunicação
Rodada dupla na Áustria permitiu ao brasileiro ampliar em 12 pontos a liderança na tabela.

Terminou neste domingo (02) a sexta rodada do Campeonato FIA F-3 que foi disputada no Autódromo de Red Bull Ring, em Spielberg, na Áustria. Líder da competição o brasileiro Gabriel Bortoleto somou mais 19 pontos na classificação e ampliou a sua vantagem na liderança da tabela para 36 pontos.

O fim de semana de Bortoleto começou de forma extremamente positiva com a primeira posição no treino livre que teve vez na manhã de sexta-feira. Na tomada de tempos, que definiu o grid de largada das duas corridas, o piloto brasileiro se assegurou com o terceiro tempo diante de um resultado que agrupou os seis mais velozes da pista separados por apenas 90 milésimos.

Diferente das condições vistas no dia anterior a pista de Red Bull Ring amanheceu molhada e com chuva para as disputas da Sprint Race. Pela inversão dos 12 primeiros colocados na sessão classificatória Gabriel se posicionou na quinta fila do grid, na nona colocação, e seguiu para a sua corrida. Diante de um traçado muito molhado e baixíssima visibilidade os pilotos fizeram duas voltas de apresentação atrás do safety-car e, em seguida, largaram. Bortoleto conseguiu se manter no Top10 da corrida durante todo o tempo, porém, com grande dificuldade de manter o carro na pista. O piloto tentou ganhar algumas posições, mas, o carro #5 da equipe Trident não apresentava a mesma força vista com a pista seca e, nesse sentido, Gabriel se esforçou bastante e terminou a corrida na 10ª colocação garantindo, assim, a décima colocação na corrida e, principalmente, mais um ponto na classificação.

Melhor corrida do ano neste domingo

O sol voltou a brilhar em Spielberg e, neste domingo, as disputas foram realizadas com pista seca, sol e um grande público nas arquibancadas. Diante da proximidade de tempos entre os líderes na classificação a expectativa de uma corrida muito disputada se concretizou e deixou os fãs da categoria de pé durante todo o tempo.

Gabriel largou bem e se manteve na terceira colocação, porém, muito pressionado. Em um traçado que privilegia as ultrapassagens, com três áreas de abertura de asa traseira móvel, as ultrapassagens e "xis" que deram a tônica da prova e, se manter em segurança na pista foi uma difícil tarefa para os pilotos.

Bortoleto foi muito pressionado por Paul Aron nas primeiras voltas. No 11º giro, aproveitando-se de uma disputa à sua frente, Gabriel pulou para o segundo lugar enquanto o primeiro pelotão era formado pelos seis primeiros carros da disputa. Na 13ª volta, em manobra arrojada, o carro #5 assume a liderança. Duas voltas mais tarde, porém, Zak O'Sullivan supera o brasileiro e pula para a ponta, posto que o mesmo não mais perderia até a bandeirada final. Na penúltima volta Gabriel ainda tentou uma manobra para assumir a liderança, mas, sem sucesso, assegurou o segundo lugar e, principalmente, os 18 pontos que lhe renderam para o Campeonato. Outro brasileiro, Caio Collet, completou o pódio austríaco na terceira colocação.

Após a sexta etapa do Campeonato Bortoleto é mais líder que nunca com 111 pontos conquistados. No segundo lugar aparece o sueco Dino Beganovic, com 75 seguido por Zak O'Sullivan e Josep Maria Marty, ambos com 73. A sétima etapa do Campeonato será disputada já no próximo fim de semana, em Silverstone, na Inglaterra.

"Estou muito contente com o fim de semana. Nosso carro estava rápido desde o treino livre, porém, os concorrentes também estavam muito competitivos e, com isso, construímos nosso resultado em cima dos detalhes. Na corrida de ontem tínhamos um problema de ajuste o que me impediu de ganhar mais posições. Contudo, na corrida de hoje, com a pista seca, fiz o meu melhor e lutei pela vitória até a última volta. Porém, não poderia colocar em risco a minha classificação no Campeonato e, com isso, deixamos Red Bull Ring com uma diferença de 36 pontos para o segundo colocado, 12 a mais do que chegamos aqui. Dessa forma, só tenho a agradecer a toda a minha equipe, patrocinadores e seguimos, mais vivos do que nunca, na briga por este título", concluiu o brasileiro de 18 anos.

Notícias

Página inicial