Motor On Line
Notícias-

Dos EUA para Interlagos Elthon Charles disputará a etapa do paulista
Reportagem: Matheus Furlan
Foto: Divulgação
High Speed Brazil
Piloto comandará GM Onix #42 preparado pela equipe M1 Motors Performance.

A distância para muitos é um impeditivo, mas para Elthon Charles (Nautivest Confecções, Union Veículos e Lithium Fibras e Carbonos Especiais) não é e não será.

O experiente piloto que iniciou sua trajetória com apenas 16 anos no Rio de Janeiro é determinado, focado e tem objetivos dentro do cenário do automobilismo nacional, contudo, antes de passar a disputar o Turismo 1.4, Charles fará algumas disputas na capital paulista com o GM Onix #42 que é preparado e desenvolvido pela equipe M1 Motors Performance, equipe conhecida e reconhecida no certame estadual.

Em entrevista a Matheus Furlan do Portal e TV High Speed Brazil, o piloto falou sobre expectativas, objetivos, histórias e curiosidades, confira:

Matheus Furlan: Prazer enorme Elthon Charles e muito obrigado por atender ao Portal e TV High Speed Brazil e começo lhe perguntando, porque escolheu andar no Marcas e Pilotos?

Elthon Charles: Matheus, eu optei pela categoria para conseguir fazer alguns testes, acertar o carro, conseguir me adaptar ao equipamento e não tem lugar melhor para fazer isso que em Interlagos. Meu objetivo é disputar o Turismo 1.4 BR/RS, mas antes de ir dividir as pistas com as feras da categoria eu tenho que me preparar.

MF: Como será esse trajeto Estados Unidos – Brasil?

EC: Vivo e trabalho como motorista de caminhão aqui nos Estados Unidos a bastante tempo, mas sempre quis poder voltar a guiar. Infelizmente acabei encontrando pessoas desonestas nesse caminho de retorno e com isso esse "desejo" acabou sendo adiado. Meu trajeto (risos) será de avião e claro que tenho que programar e me preparar com antecedência para todas as etapas que iremos fazer. Convido a todos para acessar meu canal no YouTube para acompanhar minhas viagens de caminhão e todo esse trajeto, se inscreva lá: https://www.youtube.com/@elthoncharles7456

MF: Quando você diz que encontrou pessoas desonestas o que quer dizer Charles?

EC: Olha Matheus é complicado de falar isso, mas é a verdade. Mais uma vez afirmo que infelizmente acabei tendo essas pessoas no meu caminho que por falta de outro termo me passaram para trás. Eles pediam e eu comprava peças novas e na hora que ia ver as peças estavam em outros carros e o meu sempre com itens velhos, incompleto ou não estava pronto. Foram anos sofrendo com isso e posso afirmar que foi mais de uma pessoa. Não vou citar nomes porque é uma falta de ética gigantesca mas, como existem pessoas desonestas!

Para se ter uma ideia o fato de eu não ter conseguido ir para o Rio Grande do Sul disputar o Turismo 1.4 é por conta dessas desonestidades no meio do automobilismo que poderia estar bem melhor se não tivesse essas laranjas podres e falidas no meio. Esse tipo de pessoa faz com que todos os envolvidos percam, não importando seu setor de trabalho.

Enfim, faço questão de dizer que agora eu encontrei uma equipe idônea, honesta e tenho certeza que acertei, pois estou muito feliz com o trabalho que a M1 Motors Performance vem fazendo no meu carro.

MF: Que bom que agora encontrou uma boa equipe Charles...

EC: É uma grande equipe! Eles vêm fazendo um trabalho fantástico onde estão corrigindo e acertando tudo o que os "profissionais" anteriores haviam feito. Peças velhas, itens soltos, carro sem acerto. Você não imagina o quanto eu fico nervoso só de lembrar de algumas situações que aconteceram até recentemente, mas isso é passado e só tenho que agradecer ao Maurício e a toda da equipe M1 Motors Performance pelo profissionalismo e empenho.

Outro fator que me fez ter problemas com as equipes é que eu conheço muito automobilismo. Minha primeira corrida foi aos 16 para 17 anos com um Dodge V8 e fui muito bem. Passei anos andando de Dodge Stock 5000, já tive equipe de Marcas e Pilotos no Rio de Janeiro, equipe que era composta por quatro carros, então eu conheço de carro, conheço de acertos e as equipes achavam ruim que eu falava. Cara, eu conheço de equipe, conheço de carro e do preparo do equipamento e para eles eu não podia falar nada, pois gerava muita discordância.

MF: Como foi que iniciou sua trajetória no automobilismo?

EC: Meu pai me emancipou quando eu tinha 16 anos e ele veio para os Estados Unidos e deixou em casa o Dodge que ele corria. Eu peguei esse carro e fiz a minha primeira largada em 1982. Foi uma corrida onde tinha 38 carros e eu sem experiência cruzei a linha de chegada no sexto lugar. Depois disso não parei mais e andei bem, fiz grandes corridas e sempre mexendo, arrumando, trabalhando nos carros. Quando a categoria mudou para os Opalas eu tive que parar por condições financeiras e foi aí que em 1987, entristecido vim para os Estados Unidos.

Fiquei aqui até 1997/98 e voltei ao Brasil onde tive a oportunidade ao lado da minha mãe de montar meu primeiro Gol de Marcas e Pilotos. Na primeira corrida com um grid de mais de 40 carros terminei em quarto lugar e gostei da disputa. Minha mãe me apoiou e falou vamos montar o segundo carro, vamos alugar e embarcamos nesta jornada onde chegamos a ter uma equipe com quatro carros.

MF: O que houve com a equipe?

EC: O Rio de Janeiro sofreu com a destruição do autódromo e com isso pouco antes de tudo terminar por lá vendi a equipe, os carros e empacotei minhas coisas. Ainda tentei por mais um tempo trabalhar por lá como motorista bilingue, mas voltei para os Estados Unidos. Por aqui comprei meu caminhão e passei a trabalhar.

MF: Quais são as expectativas para a disputa do final de semana em Interlagos?

EC: Tenho certeza que serão corridas muito boas. Chegarei no Brasil na semana da disputa para fazer os treinos e acertar o carro juntamente com a equipe. Apesar dos horários, não será a primeira vez que andarei no período noturno em Interlagos. Eu disputei as 1000 Milhas no começo deste ano e guiei de noite. Na ocasião conquistamos o segundo lugar na nossa categoria, mas para este final de semana vamos com tudo para acertar nosso carro e fazer duas boas corridas.

Quero agradecer antes de mais nada a Deus, a minha família, esposa e filhos que sempre me apoiam muito. Agradeço também aos meus patrocinadores Nautivest Confecções, Union Veículos e Lithium Fibras e Carbonos Especiais e claro a toda equipe M1 Motors Performance. Reafirmo que estou muito feliz com todo trabalho que eles vêm fazendo no meu carro. Quero convidar a todos para assistirem às corridas e torcerem pelo GM Onix #42.

As disputas do Marcas e Pilotos acontecerão no sábado, 29, sendo que a primeira corrida tem largada prevista para às 16h55 e a segunda disputa com início previsto para às 21h30, horário de Brasília.

O Portal e TV High Speed Brazil transmitirá ambas as corridas através do seu canal no YouTube, www.youtube.com/highspeedtvbr e suas multiplataformas.

Notícias

Página inicial