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Stock Car / Baicells e Qualcomm testam rede privativa 5G no autódromo Velocitta
Reportagem: Priscila Fernandes
Ideal H+K Strategies
Empresas utilizaram uma rede privativa 5G para garantir alta qualidade de conectividade para a principal categoria do automobilismo nacional.

A Stock Car Pro Series, principal categoria do automobilismo nacional, promoveu uma demonstração da utilização de uma rede privativa 5G no autódromo Velocitta em Mogi Guaçu, durante o grande prêmio que aconteceu nos dias 5 e 6 de agosto. A iniciativa foi da Audacetech, divisão tecnológica do Veloci Group, que controla a Vicar, empresa proprietária da Stock Car, em colaboração com a Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda e a Baicells.

Com intuito de disponibilizar casos de uso avançados e recursos como streaming 4K, vídeo de 360 graus e telemetria mais sofisticada para carros de corrida, a Stock Car Pro Series inovou com a implantação da primeira rede privativa 5G em um autódromo no Brasil, uma vez que as tecnologias atuais disponíveis fornecem uma largura de banda limitada.

Para superar essas limitações e poder demonstrar casos de uso avançados, a Audacetech implementou pela primeira vez uma rede privativa 5G no autódromo Velocitta, utilizando faixa específica no espectro n78 (3,5GHz) para redes privadas já disponibilizadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Utilizando apenas a alta capacidade da rede privativa 5G, foi possível transmitir um streaming de vídeo 360 graus em 4K gerado de dentro do carro #85 da Stock Car.

Toda a rede privativa 5G provida pela empresa Baicells com tecnologia Qualcomm®, que incluiu 3 estações rádio base 5G "All in one (RU,DU,CU)" e um core de rede 5G Stand Alone, foi implementada pela Audacetech em apenas 3 dias de instalação no autódromo. Essa agilidade na implementação é uma inovação importante para que a categoria mais famosa do automobilismo nacional possa contar com os benefícios do 5G em todos os autódromos do Brasil nos próximos anos.

A empresa Baicells e seu distribuidor no Brasil Telesys, são reconhecidas pela qualidade no fornecimento de redes privativas 4G LTE. Agora, a Baicells iniciou uma nova fase no fornecimento de redes privativas 5G indoor e outdoor no Brasil e na América Latina, possibilitando que um número maior de empresas e indústrias de todos os portes possam ter acesso a tecnologia 5G através de um Total Cost of Ownership (TCO) mais competitivo. As estações rádio base 5G da Baicells utilizam a tecnologia e o chipset Qualcomm® FSM10056. Os carros atingem mais de 200 km/h na corrida, velocidade que traz desafios exclusivos no projeto de uma rede privativa 5G. Um deles é que o tempo de handover entre as células vizinhas é pequeno. São algumas dezenas de milissegundos para evitar quedas ou falhas nos dados de áudio e vídeo, e da telemetria que são enviados do carro. Portanto, a transferência contínua precisa ser implementada para esses carros de corrida.

Além da velocidade, os carros possuem uma série de sensores que fazem medições como aceleração, velocidade, temperatura, vibração e pressão dos pneus, que podem criar interferência eletromagnética, o que pode atrapalhar a recepção e transmissão dos sinais de rádio 5G. Para superar esse problema, a Audacetech utilizou uma antena 4x4 MiMo 5G veicular montada no carro #85. O circuito de radiofrequência precisa ser projetado com alto nível de tolerância contra sinais espúrios.

Após os testes realizados no Velocitta, os dados serão analisados para entender a capacidade necessária para introdução do sistema em todos os 32 carros do Grid.

Fãs também puderam testar velocidade 5G

A Motorola forneceu smartphones compatíveis com a rede privativa 5G SA do autódromo, permitindo que os usuários pudessem experimentar o acesso à internet através da alta velocidade do 5G. Vale mencionar, que a região do autódromo em Mogi Guaçu ainda não conta com antenas e cobertura das redes 5G públicas.

O objetivo é entregar uma imersão para os fãs acompanharem em tempo real seus pilotos favoritos, ao mesmo tempo disponibilizar mais dados para as equipes e a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), facilitando na tomada de decisões durante as corridas.

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