Motor On Line
Notícias-

Stock Car: Ricardo Zonta em etapa recheada de incógnitas na Argentina
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: José Mario Dias
Paranaense da Shell-RCM terá apenas dois treinos para fazer a adaptação no retorno da Stock Car ao país vizinho após seis anos de ausência.

Após seis anos, a Stock Car está de volta à Argentina, um dos países mais apaixonados por automobilismo da América Latina. A maior categoria do automobilismo brasileiro não realizava sua etapa internacional desde 2017 e volta a correr no exterior neste fim de semana, no tradicional Autódromo Oscar y Juan Gálvez, que já foi palco de 20 GPs de Fórmula 1 e de quatro etapas da Stock Car entre 2005 e 2017.

Neste ano, a categoria chega a Buenos Aires recheada de incógnitas em meio a uma acirrada disputa pelo título. Ricardo Zonta, terceiro colocado no campeonato após uma espetacular arrancada iniciada na quarta etapa, acredita que será um enorme desafio para equipes e pilotos. O paranaense da equipe Shell-RCM terá apenas dois treinos livres, ambos na sexta-feira, para se adaptar ao traçado escolhido para a corrida, a variante número 8, com nove curvas, 3.380 metros e dois setores de características bem distintas: um bem travado e outro de alta velocidade, com duas longas retas.

E não é só isso: os desafios para o piloto que conta com o apoio da Shell V-Power não acabam aí. A atual geração dos carros da Stock Car, que começou a ser usada em 2020, nunca andou no Autódromo Oscar y Juan Gálvez. Além disso, o circuito acabou de ser recapeado e existem poucas informações sobre o novo asfalto. Para completar, também é a primeira vez que os novos pneus Hankook vão andar no circuito. E neste sentido, mais um desafio: a Stock Car vai dividir pista neste fim de semana com mais quatro categorias argentinas. E todas elas usam pneus de outras marcas. Ou seja: os carros da categoria brasileira terão muito pouca aderência quando estiverem na pista e nenhuma informação sobre eventuais mudanças no grip do asfalto portenho após as outras categorias andarem.

A classificação para a nona etapa da temporada 2023 da Stock Car terá transmissão ao vivo na manhã de sábado pelos canais sportv. No domingo, as duas corridas serão mostradas, também ao vivo, pela Band e pelos canais sportv.

O que ele disse:

"Correr na Argentina é sempre legal, pois eles são apaixonados por automobilismo. O traçado do Oscar y Juan Galvez também proporciona sempre boas corridas. Como faz seis anos que não tem disputa lá, não corremos ainda com esse carro, o que acaba sendo um novo desafio. A nossa meta é o topo da tabela na briga pelo título e vamos dar sequência ao grande trabalho que estamos fazendo."

Ricardo Zonta

Cronograma – Stock Car – Etapa 9 – Buenos Aires, Argentina

Sexta-feira, 6 de outubro:
08:10 – Shakedown
09:00 – Treino Livre 1
12:05 – Treino Livre 2

Sábado, 7 de outubro:
08:50 – Shakedown
09:55 – Classificação

Domingo, 8 de outubro:
10:48 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
11:26 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)

Sobre a Raízen

Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.

Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.

Com um time de cerca de 40 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 21´22, produziu 3,5 bilhões de litros de etanol, 6,2 milhões de toneladas de açúcar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de mais de 8 mil postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.400 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 21´22 comercializou 34 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 70 bases de abastecimento em aeroportos.

Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 21’22, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 196 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.Projeto Time KGV - Stock Car – Ano 2, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 71000.052566/2021-06

Notícias

Página inicial