Após os treinos livres que tivemos ao longo da semana, na sexta-feira (27), os competidores foram para a pista para a tomada de tempo, para definição das posições no grid de largada. Com a marca de 49 segundos e 769 milésimos, João Francisco conseguiu o sétimo melhor tempo, abrindo a quarta fila na geral da Cadete, mas sendo o segundo melhor na Rookie.
O sábado estava reservado para as baterias válidas pela 9ª etapa do Paulista Light. Na corrida um, João Francisco conseguiu um bom ritmo, que foi suficiente para manter a mesma posição de largada na geral da Cadete e o terceiro lugar entre os pilotos estreantes. O resultado colocava o piloto na mesma colocação no grid de largada para a segunda bateria do dia.
A corrida dois foi ainda mais intensa, com cada um buscando seu espaço dentro do traçado e algumas vezes até passando do ponto na luta por posições. Com isso, João foi empurrado para a grama, desarmando o painel frontal de seu kart, o que lhe custou cinco segundos acrescidos no tempo final de prova. Assim, o piloto fechou com a décima primeira posição. Com os dois resultados somados, João Francisco ficou em décimo na geral, mas foi o quarto colocado na Rookie.
"O painel frontal desarmou quando fui jogado pra a grama, não foi por um toque no adversário da frente. Mesmo assim fui penalizado, mas vamos recuperar na última etapa. Preciso chegar na frente na minha categoria para ser campeão e vou conseguir o título na última etapa", comentou João Francisco, após o resultado.
A 10ª e última etapa da Copa São Paulo Light está marcada para o dia 9 de dezembro, quando o evento volta a ser disputado na pista do Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos. João Francisco somou 7 pontos nesta etapa e segue na liderança da categoria Cadete Rookie com 59 pontos.