Motor On Line
Notícias-

Kart: a grande virada
Reportagem: Claudio Reis
Foto: Cris Reis
PlanetKart

A deusa fortuna, definitivamente, parecia não estar sorrindo para o piloto paulista Vini Ferro (Benefício Certo / Benefício Digital / Contabilidade Filadélfia / FriendsFoods Congelados / Kartódromo de Atibaia / Lazy Kart) nesta 58ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart, que está se desenvolvendo na cidade de Vespasiano, Minas Gerais, tendo como palco o Kartódromo RBC Racing.

Sempre um dos mais velozes da categoria Junior Menos, Vini Ferro encontrava muitos problemas pelo caminho e parecia fadado a ser apenas um mero coadjuvante neste certame nacional, o mais importante do cenário brasileiro.

“Tivemos uma semana bastante difícil. Trabalhamos muito em cima do kart, desde o primeiro treino, mas não conseguíamos achar um bom set-up, ou mesmo um caminho para desenvolver os ajustes do kart. Esteve muito quente o tempo todo, com temperaturas acima de 35 graus e a pista ia mudando de um treino para o outro, mesmo dentro do mesmo dia”, detalhou o Coach da VF Racing, José Ricardo de Oliveira. “No primeiro dia apanhamos muito e não conseguimos melhorar o kart. Já no segundo dia a gente encontrou um caminho e fomos os mais rápidos, até. Mas, no dia seguinte aquele acerto não servia para nada. Partíamos do zero, descartando todo o trabalho do dia anterior, tudo em função do clima, do calor escaldante e do emborrachamento da pista”, exemplificou José Ricardo

E tudo parecia caminhar para o insucesso. Vini Ferro não conseguiu uma boa posição de largada. Apenas o décimo segundo melhor tempo de volta, que determinava partir da P12 nas duas corridas classificatórias. “Para a tomada de tempos não conseguimos o acerto ideal, mas sabíamos que tínhamos nas mãos um piloto de alto nível, talentoso e sempre muito focado e muita vontade de brigar por esse título, até porque na Copa Brasil estávamos liderando com folga a Final quando o suporte do disco de freio quebrou e tivemos de abandonar a disputa. Isso até hoje está engasgado e somente a conquista de um título nacional vai nos fazer desengasgar”, esclareceu o festejado Coach.

As duas provas classificatórias previstas no regulamento determinavam, por seus resultados, a posição de largada na prova Pré-Final. Quanto melhor os resultados, menos pontos conquistava o competidor. Dessa forma, quem fizesse menos pontos seria o pole position da Pré-Final e, de contrário, quem tivesse a bolsa recheada de pontos, partiria das posições de lanternas.

“O Vini vinha bem na primeira corrida, mas, infelizmente o motor do kart travou e abandonamos a prova”. Contou José Ricardo de Oliveira. Na segunda prova classificatória novo abandono. Desta vez não por falha mecânica, mas em razão de um acidente com o kart de outro competidor. Em razão dos dois abandonos Ferro chegou à Pré-Final trazendo na bagagem todos os pontos possíveis somados, o que determinava a última posição da grelha de partida.

Mas todo o sofrimento e frustração desapareceram na corrida Pré-Final. Os “guys” da VFR Racing encontraram o caminho para os ajustes ideais e a “barata” ficou exatamente como Vini queria para uma prova de progressão de posições. Luz verde acionada e os bólidos partiram para a decisiva corrida, aquela que determinaria o grid de largada para a corrida Final do sábado 18 / 11. Aquela que mostrarias as reais cartas daqueles com chances de se tornar o Campeão da Junior Menor em 2023. Partindo da última posição do grid, o 22º posto, Vini Ferro fez uma prova sensacional, que foi volta a volta catalisando a atenção do público presente no Kartódromo RBC Racing. Foram dezoito voltas de pura emoção, com um ritmo alucinante e nada menos que dezessete ultrapassagens no decorrer da prova.

Vini estabeleceu a volta mais rápida de prova em praticamente todas as voltas da corrida. Era mais veloz que os líderes da competição e ia superando todos que surgiam à sua frente. Útima volta e na “chequered flag” Vini Ferro cruzou a linha de chegada na quinta colocação, posto que foi recebido como uma verdadeira vitória. P5 é, agora, a nova posição de partida do jovem kartista paulista na prova que materializará o novel Campeão Brasileiro da Junior Menor de 2023.

“A Pré-Final marcou a grande virada do Vini e nossa equipe no Brasileiro de Kart de 2023. Estamos definitivamente no páreo, no “top five” da categoria e prontos para lutar pelo título da Junior Menor. Estamos exultantes”, concluiu o Coach, irmão de João Paulo de Oliveira o piloto brasileiro que coleciona títulos no automobilismo japonês.

As corridas do Campeonato Brasileiro de Kart 2023 podem ser acompanhadas ao vivo pelo canal CBA BR Kart no Youtube. O canal Sportv mostrará em VT as provas na noite da segunda-feira (20/11).

Final:

1) 008-RAPHAEL GEBARA / FAERJ (PJMK), 16:49,823
2) 006-GUILHERME MOLEIRO / FPRA (PJMK), a 1,614
3) 007-JOÃO PAULO BONADIMAN / FAEES (PJMK), a 3,745
4) 087-ALEJO CARACOCHE / FAERJ (PJMK), a 5,038
5) 086-VINICIUS FERRO / FASP (PJMK), a 7,754
6) 010-GUSTAVO BONK / FAUESC (PJMK), a 8,129
7) 106-SAMUEL SANTIAGO / FASP (PJMK), a 15,275
8) 422-DANIEL REBOUÇAS / FPARN (PJMK), a 15,386
9) 030-JOÃO PEDRO PEREIRA / FAUESC (PJMK), a 16,244
10) 307-ANTONIO LIMA / FAEES (PJMK), a 16,313
11) 105-LUIZ FELIPE QUEIROZ / FADF (PJMK), a 16,638
12) 077-CAIO ZORZETTO / FAUESC (PJMK), a 16,652
13) 042-LUIZ GOMES / FAUESC (PJMK), a 16,703
14) 091-MIGUEL GAZZINEO / FASP (PJMK), a 22,886
15) 046-BERNARDO TAMBASCO / FMA (PJMK), a 35,481
16) 081-LEONARDO RAMIRES / FASP (PJMK), a 41,911
17) 146-VALENTINO RICCIARDI / FASP (PJMK), a 1 volta
18) 125-MIGUEL DA SILVA / FASP (PJMK), a 2 voltas
19) 025-ELI PERES STEINBRUCH / FASP (PJMK), a 17 voltas
20) 044-CACA NETO / FASP (PJMK), a 17 voltas
21) 028-ENZO DONATO MACEDO / FADF (PJMK), a 17 voltas
22) 021-NICOLAS GUTH / FAUESC (PJMK), a 17 voltas
Melhor volta: VINICIUS FERRO / FASP (086), 55,335 (média 78,069 km/h), 13ª volta

Notícias

Página inicial